Correção de textos e concepções de língua e variação: relações nem sempre aparentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Maria Auxiliadora
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Queiroz, Anne Karine, Tabosa, Mariana Queiroga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/714
Resumo: Os objetivos deste trabalho são identificar conceitos de língua e de variação lingüística subjacentes à correção de textos escolares realizada por professores de língua materna e explicitar a relação entre esses conceitos e a correção/avaliação feita. Para isso, foram analisadas duas redações corrigidas e avaliadas por um grupo de professores em formação continuada, tendo-lhe sido solicitada a justificativa para a nota a elas atribuída. A análise foi baseada em princípios teóricos relativos à formação de professor, correção/avaliação e concepções de linguagem. Os resultados indicam que os professores corrigem, sobretudo, seguindo normas do código, embora ao justificarem suas notas lancem mão de informações discursivo-textuais, demonstrando terem se apropriado de um discurso teórico moderno sobreposto a práticas tradicionais.
id UFMG-7_bd55a196d5dd2e74f77f45e002c88372
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/714
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Correção de textos e concepções de língua e variação: relações nem sempre aparentesOs objetivos deste trabalho são identificar conceitos de língua e de variação lingüística subjacentes à correção de textos escolares realizada por professores de língua materna e explicitar a relação entre esses conceitos e a correção/avaliação feita. Para isso, foram analisadas duas redações corrigidas e avaliadas por um grupo de professores em formação continuada, tendo-lhe sido solicitada a justificativa para a nota a elas atribuída. A análise foi baseada em princípios teóricos relativos à formação de professor, correção/avaliação e concepções de linguagem. Os resultados indicam que os professores corrigem, sobretudo, seguindo normas do código, embora ao justificarem suas notas lancem mão de informações discursivo-textuais, demonstrando terem se apropriado de um discurso teórico moderno sobreposto a práticas tradicionais.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisBezerra, Maria AuxiliadoraQueiroz, Anne KarineTabosa, Mariana Queiroga2012-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/714Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 1 (2004)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 1 (2004)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 1 (2004)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/714/802info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-14T14:12:27Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/714Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-14T14:12:27Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Correção de textos e concepções de língua e variação: relações nem sempre aparentes
title Correção de textos e concepções de língua e variação: relações nem sempre aparentes
spellingShingle Correção de textos e concepções de língua e variação: relações nem sempre aparentes
Bezerra, Maria Auxiliadora
title_short Correção de textos e concepções de língua e variação: relações nem sempre aparentes
title_full Correção de textos e concepções de língua e variação: relações nem sempre aparentes
title_fullStr Correção de textos e concepções de língua e variação: relações nem sempre aparentes
title_full_unstemmed Correção de textos e concepções de língua e variação: relações nem sempre aparentes
title_sort Correção de textos e concepções de língua e variação: relações nem sempre aparentes
author Bezerra, Maria Auxiliadora
author_facet Bezerra, Maria Auxiliadora
Queiroz, Anne Karine
Tabosa, Mariana Queiroga
author_role author
author2 Queiroz, Anne Karine
Tabosa, Mariana Queiroga
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Maria Auxiliadora
Queiroz, Anne Karine
Tabosa, Mariana Queiroga
description Os objetivos deste trabalho são identificar conceitos de língua e de variação lingüística subjacentes à correção de textos escolares realizada por professores de língua materna e explicitar a relação entre esses conceitos e a correção/avaliação feita. Para isso, foram analisadas duas redações corrigidas e avaliadas por um grupo de professores em formação continuada, tendo-lhe sido solicitada a justificativa para a nota a elas atribuída. A análise foi baseada em princípios teóricos relativos à formação de professor, correção/avaliação e concepções de linguagem. Os resultados indicam que os professores corrigem, sobretudo, seguindo normas do código, embora ao justificarem suas notas lancem mão de informações discursivo-textuais, demonstrando terem se apropriado de um discurso teórico moderno sobreposto a práticas tradicionais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-10
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/714
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/714/802
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 1 (2004)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 1 (2004)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 1 (2004)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711099776401408