Agency and Subjectivity in Pandemic (Neoliberal) Times: A Duoethnografic Study / Agência e subjetividade em tempos (neoliberais) de pandemia: um estudo duoetnográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortes, Livia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferrari, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17291
Resumo: ABSTRACT: This duoethnographic study addresses some of the conflicts that two academics in a public Brazilian University have experienced during pandemic times. As they engage in conversations prompted by their own narratives exchanged online during the first weeks of quarantine, they start theorizing on some emerging topics that, for them, needed to be critically examined and, eventually, ressignified. In this sense, this article discusses the role of agency in their academic and personal lives and how it was engendered during such complex and unpredictable times, drawing special attention to questions of collectivity and diversity. Furthermore, the present work examines questions of identity and the neoliberal subjectivities that also emerged through this extremely rich collaborative experience, leading, therefore to risky and truthful subjectification processes on the part of the authors.KEYWORDS: duoethnography; agency; neoliberalism; subjectification.RESUMO: Este estudo duoetnográfico aborda alguns dos conflitos que duas docentes em uma Universidade federal brasileira vivenciaram durante a pandemia. Ao se engajarem em conversas induzidas por narrativas trocadas virtualmente durante as primeiras semanas da quarentena, as autoras iniciam teorizações acerca de temas emergentes que, para elas, careciam de análises críticas e posterior ressignificação. Nesse sentido, o presente artigo discute o papel da agência em suas vidas pessoais e profissionais e como ela foi engendrada durante tempos tão complexos e imprevistos, voltando-se para questões de coletividade e diversidade. Ademais, este trata de questões identitárias e de subjetividades neoliberais que também emergiram durante esta rica experiência colaborativa, levando, portanto, a processos subjetificadores arriscados e verdadeiros por parte de suas autoras.PALAVRAS-CHAVE: duoetnografia; agência; neoliberalismo; subjetificação.
id UFMG-7_c3b6ac8d34a40947af458331749fd3fb
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/17291
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Agency and Subjectivity in Pandemic (Neoliberal) Times: A Duoethnografic Study / Agência e subjetividade em tempos (neoliberais) de pandemia: um estudo duoetnográficoduoethnography; agency; neoliberalism; subjectification; duoetnografia; agência; neoliberalismo; subjetificação.ABSTRACT: This duoethnographic study addresses some of the conflicts that two academics in a public Brazilian University have experienced during pandemic times. As they engage in conversations prompted by their own narratives exchanged online during the first weeks of quarantine, they start theorizing on some emerging topics that, for them, needed to be critically examined and, eventually, ressignified. In this sense, this article discusses the role of agency in their academic and personal lives and how it was engendered during such complex and unpredictable times, drawing special attention to questions of collectivity and diversity. Furthermore, the present work examines questions of identity and the neoliberal subjectivities that also emerged through this extremely rich collaborative experience, leading, therefore to risky and truthful subjectification processes on the part of the authors.KEYWORDS: duoethnography; agency; neoliberalism; subjectification.RESUMO: Este estudo duoetnográfico aborda alguns dos conflitos que duas docentes em uma Universidade federal brasileira vivenciaram durante a pandemia. Ao se engajarem em conversas induzidas por narrativas trocadas virtualmente durante as primeiras semanas da quarentena, as autoras iniciam teorizações acerca de temas emergentes que, para elas, careciam de análises críticas e posterior ressignificação. Nesse sentido, o presente artigo discute o papel da agência em suas vidas pessoais e profissionais e como ela foi engendrada durante tempos tão complexos e imprevistos, voltando-se para questões de coletividade e diversidade. Ademais, este trata de questões identitárias e de subjetividades neoliberais que também emergiram durante esta rica experiência colaborativa, levando, portanto, a processos subjetificadores arriscados e verdadeiros por parte de suas autoras.PALAVRAS-CHAVE: duoetnografia; agência; neoliberalismo; subjetificação.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisFortes, LiviaFerrari, Luciana2021-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17291Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 2 (2021): Número Temático - Literacies in Times of Crisis (Lançamento em 2021)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 2 (2021): Número Temático - Literacies in Times of Crisis (Lançamento em 2021)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 2 (2021): Número Temático - Literacies in Times of Crisis (Lançamento em 2021)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGenghttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17291/1125614055http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/17291/2785/*ref*/ARENDT, H. A condição humana. Trad. Roberto Raposo, revisão de Adriano Correia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014./*ref*/BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014./*ref*/BHABHA, H. On Being Unprepared (For Our Own Times). Oxford: The Oxford Research Center in the Humanities, 2020. Available at: https://torch.ox.ac.uk/event/live-event-in-conversation-with-homi-bhabha. Accessed on: March 7, 2020./*ref*/BIESTA, G. J. J. Good Education in an Age of Measurement; Ethics, Politics, Democracy. Boulder, CO: Paradigm Publishers, 2010./*ref*/BIESTA, G. J. J. The Beautiful Risk of Education. London: Paradigm Publishers, 2013./*ref*/BIESTA, G. J. J. Cultivating Humanity or Educating the Human? Two Options for Education in the Knowledge Age. Asia Pacific Education Review, Seoul, v. 15, p. 13-19, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/s12564-013-9292-7/*ref*/BOURDIEU, P. A Economia das Trocas Linguísticas: o que falar quer dizer. São Paulo: Edusp, 1996./*ref*/BOURDIEU, P. A Economia das trocas simbólicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004./*ref*/BROWN, W. Undoing the Demos: Neoliberalism’s Stealth Revolution. Cambridge, MA: MIT Press, 2015. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctt17kk9p8/*ref*/CASTELLS, M. A Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999./*ref*/CHUN, C. The “Neoliberal Citizen”: Resemiotizing Globalized Identities in EAP Materials. In: GRAY, J. (ed.). Critical Perspectives on Language Teaching Materials. Hampshire, England: Palgrave Publishers, 2013. DOI: https://doi.org/10.1057/9781137384263_4/*ref*/COPE, B.; KALANTZIS, M. (ed.). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. London: Routledge, 2000./*ref*/DARDOT, P.; LAVAL, C. The New Way of the World: On Neoliberal Society. New York: Verso, 2013./*ref*/ERICKSON, F. Qualitative Methods in Research on Teaching. In: WITTROCK, M. C. (ed.). Handbook of Research on Teaching. London: McMillan Publishing Company, 1986./*ref*/FAIRCLOUGH, N. Discourse and Social Change. Cambridge, MA: Polity, 1992./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987./*ref*/FORTES, L. “Ser ou não ser”: questões sobre subjetividade e o ensino de inglês na escola pública. 2017. 233f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017./*ref*/FORTES, L. Ressignificando o ensino (descontextualizado) de língua inglesa na escola pública: letramentos, engajamento e subjetificação. PERcursos Linguísticos, Vitória, v. 8, n. 20, p. 132-152, 2018./*ref*/GEE, J. P. Social Linguistics and Literacies: Ideologies in Discourses. 4. ed. London, UK: Routledge, 2012./*ref*/HALL, S. A identidade cultural na Pós-Modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2011./*ref*/HALL, S. Quem precisa de identidade? In: SILVA, T. T. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012./*ref*/HILGERS, M. The Three Anthropological Approaches to Neoliberalism. UNESCO. Malden, Massachusetts, USA: Blackwell Publishing, 2011./*ref*/KRESS, G. Literacy in the New Media Age. London: Routledge, 2003. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203299234/*ref*/LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Critical Literacy and Active Citizenship. In: MUSPRATT, S.; LUKE, A.; FREEBODY, P. (ed.). Constructing Critical Literacies. New Jersey: Hampton Press, 1997./*ref*/LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. New Literacies: Changing Knowledge and Classroom Learning. New York: Open University Press, 2003./*ref*/LOWE, R.; KICZKOWIAK, M. Native-Speakerism and the Complexity of Personal Experience: A Duoethnographic Study. Cogent Education, [S.l.], v. 3, n. 1, Art. 1264171, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/2331186X.2016.1264171/*ref*/MENEZES DE SOUZA, L. M. Para uma redefinição de Letramento Crítico: conflito e produção de significação. In: MACIEL, R. F; ARAÚJO, V. A. (org.). Formação de Professores de Línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, 2011./*ref*/MENEZES DE SOUZA, L. M. T. et al. Parceria acadêmica e esperança equilibrista: uma conversa com Lynn Mario Trindade Menezes de Souza. Pensares em Revista, São Gonçalo-RJ, n. 15, p. 162-172, 2019. DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2019.41967/*ref*/MORGAN, B.; MARTIN, I.; MACIEL, R. F. The Walkyria Effect: Inspiring Transnational Language Teacher Education. Pensares em Revista, São Gonçalo-RJ, n. 15, p. 8-21, 2019. DOI: https://doi.org.10.12957/pr.2019.41188/*ref*/NORTON, B. Identity and Language Learning: Extending the Conversation. 2. ed. Bristol: Multilingual Matters, 2013. DOI: https://doi.org/10.21832/9781783090563/*ref*/ROSE, H.; MONTAKANTIWONG, A. A Tale of Two Teachers: A Duoethnography of the Realistic and Idealistic Successes and Failures of Teaching English as An International Language. RELC Journal, [S.l.], v. 49, n. 1, p. 88-101, 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/0033688217746206. Available at: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0033688217746206. Accessed: Jun. 26, 2020./*ref*/SAWYER, R. D.; LIGGETT, T. Shifting Positionalities: A Critical Discussion of a Duoethnographic Inquiry of a Personal Curriculum of Post/Colonialism. International Journal of Qualitative Methods, [S.l.], v. 11, n. 5, p. 628-651, Dec., 2012. DOI: https://doi.org/10.1177/160940691201100507./*ref*/SOUSA SANTOS, B. Para além do pensamento abyssal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010./*ref*/WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes. 2012.Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Linguística Aplicadahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-05T12:03:32Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/17291Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2021-05-05T12:03:32Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Agency and Subjectivity in Pandemic (Neoliberal) Times: A Duoethnografic Study / Agência e subjetividade em tempos (neoliberais) de pandemia: um estudo duoetnográfico
title Agency and Subjectivity in Pandemic (Neoliberal) Times: A Duoethnografic Study / Agência e subjetividade em tempos (neoliberais) de pandemia: um estudo duoetnográfico
spellingShingle Agency and Subjectivity in Pandemic (Neoliberal) Times: A Duoethnografic Study / Agência e subjetividade em tempos (neoliberais) de pandemia: um estudo duoetnográfico
Fortes, Livia
duoethnography; agency; neoliberalism; subjectification; duoetnografia; agência; neoliberalismo; subjetificação.
title_short Agency and Subjectivity in Pandemic (Neoliberal) Times: A Duoethnografic Study / Agência e subjetividade em tempos (neoliberais) de pandemia: um estudo duoetnográfico
title_full Agency and Subjectivity in Pandemic (Neoliberal) Times: A Duoethnografic Study / Agência e subjetividade em tempos (neoliberais) de pandemia: um estudo duoetnográfico
title_fullStr Agency and Subjectivity in Pandemic (Neoliberal) Times: A Duoethnografic Study / Agência e subjetividade em tempos (neoliberais) de pandemia: um estudo duoetnográfico
title_full_unstemmed Agency and Subjectivity in Pandemic (Neoliberal) Times: A Duoethnografic Study / Agência e subjetividade em tempos (neoliberais) de pandemia: um estudo duoetnográfico
title_sort Agency and Subjectivity in Pandemic (Neoliberal) Times: A Duoethnografic Study / Agência e subjetividade em tempos (neoliberais) de pandemia: um estudo duoetnográfico
author Fortes, Livia
author_facet Fortes, Livia
Ferrari, Luciana
author_role author
author2 Ferrari, Luciana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortes, Livia
Ferrari, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv duoethnography; agency; neoliberalism; subjectification; duoetnografia; agência; neoliberalismo; subjetificação.
topic duoethnography; agency; neoliberalism; subjectification; duoetnografia; agência; neoliberalismo; subjetificação.
description ABSTRACT: This duoethnographic study addresses some of the conflicts that two academics in a public Brazilian University have experienced during pandemic times. As they engage in conversations prompted by their own narratives exchanged online during the first weeks of quarantine, they start theorizing on some emerging topics that, for them, needed to be critically examined and, eventually, ressignified. In this sense, this article discusses the role of agency in their academic and personal lives and how it was engendered during such complex and unpredictable times, drawing special attention to questions of collectivity and diversity. Furthermore, the present work examines questions of identity and the neoliberal subjectivities that also emerged through this extremely rich collaborative experience, leading, therefore to risky and truthful subjectification processes on the part of the authors.KEYWORDS: duoethnography; agency; neoliberalism; subjectification.RESUMO: Este estudo duoetnográfico aborda alguns dos conflitos que duas docentes em uma Universidade federal brasileira vivenciaram durante a pandemia. Ao se engajarem em conversas induzidas por narrativas trocadas virtualmente durante as primeiras semanas da quarentena, as autoras iniciam teorizações acerca de temas emergentes que, para elas, careciam de análises críticas e posterior ressignificação. Nesse sentido, o presente artigo discute o papel da agência em suas vidas pessoais e profissionais e como ela foi engendrada durante tempos tão complexos e imprevistos, voltando-se para questões de coletividade e diversidade. Ademais, este trata de questões identitárias e de subjetividades neoliberais que também emergiram durante esta rica experiência colaborativa, levando, portanto, a processos subjetificadores arriscados e verdadeiros por parte de suas autoras.PALAVRAS-CHAVE: duoetnografia; agência; neoliberalismo; subjetificação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-05
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17291
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17291
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17291/1125614055
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/17291/2785
/*ref*/ARENDT, H. A condição humana. Trad. Roberto Raposo, revisão de Adriano Correia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
/*ref*/BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
/*ref*/BHABHA, H. On Being Unprepared (For Our Own Times). Oxford: The Oxford Research Center in the Humanities, 2020. Available at: https://torch.ox.ac.uk/event/live-event-in-conversation-with-homi-bhabha. Accessed on: March 7, 2020.
/*ref*/BIESTA, G. J. J. Good Education in an Age of Measurement; Ethics, Politics, Democracy. Boulder, CO: Paradigm Publishers, 2010.
/*ref*/BIESTA, G. J. J. The Beautiful Risk of Education. London: Paradigm Publishers, 2013.
/*ref*/BIESTA, G. J. J. Cultivating Humanity or Educating the Human? Two Options for Education in the Knowledge Age. Asia Pacific Education Review, Seoul, v. 15, p. 13-19, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/s12564-013-9292-7
/*ref*/BOURDIEU, P. A Economia das Trocas Linguísticas: o que falar quer dizer. São Paulo: Edusp, 1996.
/*ref*/BOURDIEU, P. A Economia das trocas simbólicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.
/*ref*/BROWN, W. Undoing the Demos: Neoliberalism’s Stealth Revolution. Cambridge, MA: MIT Press, 2015. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctt17kk9p8
/*ref*/CASTELLS, M. A Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
/*ref*/CHUN, C. The “Neoliberal Citizen”: Resemiotizing Globalized Identities in EAP Materials. In: GRAY, J. (ed.). Critical Perspectives on Language Teaching Materials. Hampshire, England: Palgrave Publishers, 2013. DOI: https://doi.org/10.1057/9781137384263_4
/*ref*/COPE, B.; KALANTZIS, M. (ed.). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. London: Routledge, 2000.
/*ref*/DARDOT, P.; LAVAL, C. The New Way of the World: On Neoliberal Society. New York: Verso, 2013.
/*ref*/ERICKSON, F. Qualitative Methods in Research on Teaching. In: WITTROCK, M. C. (ed.). Handbook of Research on Teaching. London: McMillan Publishing Company, 1986.
/*ref*/FAIRCLOUGH, N. Discourse and Social Change. Cambridge, MA: Polity, 1992.
/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
/*ref*/FORTES, L. “Ser ou não ser”: questões sobre subjetividade e o ensino de inglês na escola pública. 2017. 233f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
/*ref*/FORTES, L. Ressignificando o ensino (descontextualizado) de língua inglesa na escola pública: letramentos, engajamento e subjetificação. PERcursos Linguísticos, Vitória, v. 8, n. 20, p. 132-152, 2018.
/*ref*/GEE, J. P. Social Linguistics and Literacies: Ideologies in Discourses. 4. ed. London, UK: Routledge, 2012.
/*ref*/HALL, S. A identidade cultural na Pós-Modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2011.
/*ref*/HALL, S. Quem precisa de identidade? In: SILVA, T. T. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
/*ref*/HILGERS, M. The Three Anthropological Approaches to Neoliberalism. UNESCO. Malden, Massachusetts, USA: Blackwell Publishing, 2011.
/*ref*/KRESS, G. Literacy in the New Media Age. London: Routledge, 2003. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203299234
/*ref*/LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Critical Literacy and Active Citizenship. In: MUSPRATT, S.; LUKE, A.; FREEBODY, P. (ed.). Constructing Critical Literacies. New Jersey: Hampton Press, 1997.
/*ref*/LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. New Literacies: Changing Knowledge and Classroom Learning. New York: Open University Press, 2003.
/*ref*/LOWE, R.; KICZKOWIAK, M. Native-Speakerism and the Complexity of Personal Experience: A Duoethnographic Study. Cogent Education, [S.l.], v. 3, n. 1, Art. 1264171, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/2331186X.2016.1264171
/*ref*/MENEZES DE SOUZA, L. M. Para uma redefinição de Letramento Crítico: conflito e produção de significação. In: MACIEL, R. F; ARAÚJO, V. A. (org.). Formação de Professores de Línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.
/*ref*/MENEZES DE SOUZA, L. M. T. et al. Parceria acadêmica e esperança equilibrista: uma conversa com Lynn Mario Trindade Menezes de Souza. Pensares em Revista, São Gonçalo-RJ, n. 15, p. 162-172, 2019. DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2019.41967
/*ref*/MORGAN, B.; MARTIN, I.; MACIEL, R. F. The Walkyria Effect: Inspiring Transnational Language Teacher Education. Pensares em Revista, São Gonçalo-RJ, n. 15, p. 8-21, 2019. DOI: https://doi.org.10.12957/pr.2019.41188
/*ref*/NORTON, B. Identity and Language Learning: Extending the Conversation. 2. ed. Bristol: Multilingual Matters, 2013. DOI: https://doi.org/10.21832/9781783090563
/*ref*/ROSE, H.; MONTAKANTIWONG, A. A Tale of Two Teachers: A Duoethnography of the Realistic and Idealistic Successes and Failures of Teaching English as An International Language. RELC Journal, [S.l.], v. 49, n. 1, p. 88-101, 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/0033688217746206. Available at: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0033688217746206. Accessed: Jun. 26, 2020.
/*ref*/SAWYER, R. D.; LIGGETT, T. Shifting Positionalities: A Critical Discussion of a Duoethnographic Inquiry of a Personal Curriculum of Post/Colonialism. International Journal of Qualitative Methods, [S.l.], v. 11, n. 5, p. 628-651, Dec., 2012. DOI: https://doi.org/10.1177/160940691201100507.
/*ref*/SOUSA SANTOS, B. Para além do pensamento abyssal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
/*ref*/WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes. 2012.
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 2 (2021): Número Temático - Literacies in Times of Crisis (Lançamento em 2021)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 2 (2021): Número Temático - Literacies in Times of Crisis (Lançamento em 2021)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 2 (2021): Número Temático - Literacies in Times of Crisis (Lançamento em 2021)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711100490481664