PERGUNTAS DE LEITURA NA PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE APOIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5397 |
Resumo: | Neste artigo, aborda-se a construção de perguntas de leitura na prática docente em uma Sala de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa (SAALP) – 6º ano do Ensino Fundamental, na região Centro-Sul do Estado do Paraná. A partir dos conceitos relacionados ao dialogismo do Círculo de Bakhtin e das contribuições da Linguística Aplicada, buscou-se orientar e acompanhar a prática de um professor de SAALP na elaboração de perguntas de leitura. A coleta de dados deu-se anterior e posteriormente a intervenções teórico-metodológicas de modo colaborativas com o docente, propiciando-lhe aportes teóricos e discussões orientadas a respeito das concepções e das etapas do processo de leitura e suas implicações no ensino e na aprendizagem da língua materna. Os resultados apontam a necessidade de se fornecer ao professor de SAALP subsídios teórico-metodológicos a respeito do processo da leitura, bem como acompanhar e orientar a sua prática pedagógica, na elaboração de perguntas de leitura nesse contexto de ensino específico. |
id |
UFMG-7_ce5162c96a45682d9563f53861cedc24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/5397 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERGUNTAS DE LEITURA NA PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE APOIONeste artigo, aborda-se a construção de perguntas de leitura na prática docente em uma Sala de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa (SAALP) – 6º ano do Ensino Fundamental, na região Centro-Sul do Estado do Paraná. A partir dos conceitos relacionados ao dialogismo do Círculo de Bakhtin e das contribuições da Linguística Aplicada, buscou-se orientar e acompanhar a prática de um professor de SAALP na elaboração de perguntas de leitura. A coleta de dados deu-se anterior e posteriormente a intervenções teórico-metodológicas de modo colaborativas com o docente, propiciando-lhe aportes teóricos e discussões orientadas a respeito das concepções e das etapas do processo de leitura e suas implicações no ensino e na aprendizagem da língua materna. Os resultados apontam a necessidade de se fornecer ao professor de SAALP subsídios teórico-metodológicos a respeito do processo da leitura, bem como acompanhar e orientar a sua prática pedagógica, na elaboração de perguntas de leitura nesse contexto de ensino específico. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisFundação Araucária do ParanáAngelo, Cristiane Malinoski PianaroMenegassi, Renilson José2014-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5397Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 3 (2014)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 3 (2014)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 3 (2014)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5397/5291http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5397/266http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5397/267info:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-01T14:28:42Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/5397Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2014-08-01T14:28:42Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERGUNTAS DE LEITURA NA PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE APOIO |
title |
PERGUNTAS DE LEITURA NA PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE APOIO |
spellingShingle |
PERGUNTAS DE LEITURA NA PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE APOIO Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro |
title_short |
PERGUNTAS DE LEITURA NA PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE APOIO |
title_full |
PERGUNTAS DE LEITURA NA PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE APOIO |
title_fullStr |
PERGUNTAS DE LEITURA NA PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE APOIO |
title_full_unstemmed |
PERGUNTAS DE LEITURA NA PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE APOIO |
title_sort |
PERGUNTAS DE LEITURA NA PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE APOIO |
author |
Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro |
author_facet |
Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro Menegassi, Renilson José |
author_role |
author |
author2 |
Menegassi, Renilson José |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação Araucária do Paraná |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro Menegassi, Renilson José |
description |
Neste artigo, aborda-se a construção de perguntas de leitura na prática docente em uma Sala de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa (SAALP) – 6º ano do Ensino Fundamental, na região Centro-Sul do Estado do Paraná. A partir dos conceitos relacionados ao dialogismo do Círculo de Bakhtin e das contribuições da Linguística Aplicada, buscou-se orientar e acompanhar a prática de um professor de SAALP na elaboração de perguntas de leitura. A coleta de dados deu-se anterior e posteriormente a intervenções teórico-metodológicas de modo colaborativas com o docente, propiciando-lhe aportes teóricos e discussões orientadas a respeito das concepções e das etapas do processo de leitura e suas implicações no ensino e na aprendizagem da língua materna. Os resultados apontam a necessidade de se fornecer ao professor de SAALP subsídios teórico-metodológicos a respeito do processo da leitura, bem como acompanhar e orientar a sua prática pedagógica, na elaboração de perguntas de leitura nesse contexto de ensino específico. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5397 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5397/5291 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5397/266 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5397/267 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 3 (2014) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 3 (2014) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 3 (2014) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711102095851520 |