PERGUNTAS DE LEITURA NA PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE APOIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Menegassi, Renilson José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5397
Resumo: Neste artigo, aborda-se a construção de perguntas de leitura na prática docente em uma Sala de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa (SAALP) – 6º ano do Ensino Fundamental, na região Centro-Sul do Estado do Paraná. A partir dos conceitos relacionados ao dialogismo do Círculo de Bakhtin e das contribuições da Linguística Aplicada, buscou-se orientar e acompanhar a prática de um professor de SAALP na elaboração de perguntas de leitura. A coleta de dados deu-se anterior e posteriormente a intervenções teórico-metodológicas de modo colaborativas com o docente, propiciando-lhe aportes teóricos e discussões orientadas a respeito das concepções e das etapas do processo de leitura e suas implicações no ensino e na aprendizagem da língua materna. Os resultados apontam a necessidade de se fornecer ao professor de SAALP subsídios teórico-metodológicos a respeito do processo da leitura, bem como acompanhar e orientar a sua prática pedagógica, na elaboração de perguntas de leitura nesse contexto de ensino específico.
id UFMG-7_ce5162c96a45682d9563f53861cedc24
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/5397
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling PERGUNTAS DE LEITURA NA PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE APOIONeste artigo, aborda-se a construção de perguntas de leitura na prática docente em uma Sala de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa (SAALP) – 6º ano do Ensino Fundamental, na região Centro-Sul do Estado do Paraná. A partir dos conceitos relacionados ao dialogismo do Círculo de Bakhtin e das contribuições da Linguística Aplicada, buscou-se orientar e acompanhar a prática de um professor de SAALP na elaboração de perguntas de leitura. A coleta de dados deu-se anterior e posteriormente a intervenções teórico-metodológicas de modo colaborativas com o docente, propiciando-lhe aportes teóricos e discussões orientadas a respeito das concepções e das etapas do processo de leitura e suas implicações no ensino e na aprendizagem da língua materna. Os resultados apontam a necessidade de se fornecer ao professor de SAALP subsídios teórico-metodológicos a respeito do processo da leitura, bem como acompanhar e orientar a sua prática pedagógica, na elaboração de perguntas de leitura nesse contexto de ensino específico. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisFundação Araucária do ParanáAngelo, Cristiane Malinoski PianaroMenegassi, Renilson José2014-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5397Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 3 (2014)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 3 (2014)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 3 (2014)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5397/5291http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5397/266http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5397/267info:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-01T14:28:42Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/5397Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2014-08-01T14:28:42Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv PERGUNTAS DE LEITURA NA PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE APOIO
title PERGUNTAS DE LEITURA NA PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE APOIO
spellingShingle PERGUNTAS DE LEITURA NA PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE APOIO
Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro
title_short PERGUNTAS DE LEITURA NA PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE APOIO
title_full PERGUNTAS DE LEITURA NA PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE APOIO
title_fullStr PERGUNTAS DE LEITURA NA PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE APOIO
title_full_unstemmed PERGUNTAS DE LEITURA NA PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE APOIO
title_sort PERGUNTAS DE LEITURA NA PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE APOIO
author Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro
author_facet Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro
Menegassi, Renilson José
author_role author
author2 Menegassi, Renilson José
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação Araucária do Paraná
dc.contributor.author.fl_str_mv Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro
Menegassi, Renilson José
description Neste artigo, aborda-se a construção de perguntas de leitura na prática docente em uma Sala de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa (SAALP) – 6º ano do Ensino Fundamental, na região Centro-Sul do Estado do Paraná. A partir dos conceitos relacionados ao dialogismo do Círculo de Bakhtin e das contribuições da Linguística Aplicada, buscou-se orientar e acompanhar a prática de um professor de SAALP na elaboração de perguntas de leitura. A coleta de dados deu-se anterior e posteriormente a intervenções teórico-metodológicas de modo colaborativas com o docente, propiciando-lhe aportes teóricos e discussões orientadas a respeito das concepções e das etapas do processo de leitura e suas implicações no ensino e na aprendizagem da língua materna. Os resultados apontam a necessidade de se fornecer ao professor de SAALP subsídios teórico-metodológicos a respeito do processo da leitura, bem como acompanhar e orientar a sua prática pedagógica, na elaboração de perguntas de leitura nesse contexto de ensino específico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5397
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5397/5291
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5397/266
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5397/267
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 3 (2014)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 3 (2014)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 3 (2014)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711102095851520