O desenvolvimento de habilidades de leitura no estágio docente em Português na Sala de Recursos Multifuncionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Menegassi, Renilson José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1282
Resumo: Fundamentado nos pressupostos da teoria histórico-cultural (VYGOTSKY, 1994), da legislação a respeito da educação inclusiva no Brasil (BRASIL, 2012; PARANÁ, 2016), dos estudos da Linguística Aplicada sobre processos e habilidades de leitura pelo viés interacionista (MENEGASSI, 2010), este artigo relata e discute pesquisa conduzida em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) com aluna estagiária de Licenciatura em Letras-Português e os alunos participantes, tendo por objetivos: a) discutir o desenvolvimento das habilidades de leitura junto a alunos com necessidades educacionais especiais, a partir das experiências dessa aluna estagiária, durante o estágio curricular docente em uma SRM, descritas no relatório de estágio; b) refletir sobre o trabalho do professor formador nessa situação específica. As análises efetuadas, com base no relatório de estágio, demonstraram que a estagiária promoveu nos alunos o desenvolvimento de habilidades leitoras relacionadas à decodificação e à compreensão do texto, não indo além. Para tanto, foram fundamentais as atuações mediadoras do professor formador, as quais contribuíram para que a estagiária, professora em formação, produzisse conhecimentos e formas de ação na realidade da sala de aula, numa perspectiva inclusiva, a partir do trabalho interacionista com a linguagem.
id UFC-9_63584d18182d4ce5ca8de004bfc271bb
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1282
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling O desenvolvimento de habilidades de leitura no estágio docente em Português na Sala de Recursos MultifuncionaisHabilidades de leitura. Sala de Recursos Multifuncionais. Estágio Docente.Fundamentado nos pressupostos da teoria histórico-cultural (VYGOTSKY, 1994), da legislação a respeito da educação inclusiva no Brasil (BRASIL, 2012; PARANÁ, 2016), dos estudos da Linguística Aplicada sobre processos e habilidades de leitura pelo viés interacionista (MENEGASSI, 2010), este artigo relata e discute pesquisa conduzida em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) com aluna estagiária de Licenciatura em Letras-Português e os alunos participantes, tendo por objetivos: a) discutir o desenvolvimento das habilidades de leitura junto a alunos com necessidades educacionais especiais, a partir das experiências dessa aluna estagiária, durante o estágio curricular docente em uma SRM, descritas no relatório de estágio; b) refletir sobre o trabalho do professor formador nessa situação específica. As análises efetuadas, com base no relatório de estágio, demonstraram que a estagiária promoveu nos alunos o desenvolvimento de habilidades leitoras relacionadas à decodificação e à compreensão do texto, não indo além. Para tanto, foram fundamentais as atuações mediadoras do professor formador, as quais contribuíram para que a estagiária, professora em formação, produzisse conhecimentos e formas de ação na realidade da sala de aula, numa perspectiva inclusiva, a partir do trabalho interacionista com a linguagem.Universidade Federal do CearáAngelo, Cristiane Malinoski PianaroMenegassi, Renilson José2018-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/128210.22168/2237-6321-31282Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 103-125Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 103-125Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 103-125Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 103-125Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 103-1252237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1282/555Direitos autorais 2018 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-30T21:01:20Zoai:ojs.localhost:article/1282Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2019-04-30T21:01:20Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento de habilidades de leitura no estágio docente em Português na Sala de Recursos Multifuncionais
title O desenvolvimento de habilidades de leitura no estágio docente em Português na Sala de Recursos Multifuncionais
spellingShingle O desenvolvimento de habilidades de leitura no estágio docente em Português na Sala de Recursos Multifuncionais
Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro
Habilidades de leitura. Sala de Recursos Multifuncionais. Estágio Docente.
title_short O desenvolvimento de habilidades de leitura no estágio docente em Português na Sala de Recursos Multifuncionais
title_full O desenvolvimento de habilidades de leitura no estágio docente em Português na Sala de Recursos Multifuncionais
title_fullStr O desenvolvimento de habilidades de leitura no estágio docente em Português na Sala de Recursos Multifuncionais
title_full_unstemmed O desenvolvimento de habilidades de leitura no estágio docente em Português na Sala de Recursos Multifuncionais
title_sort O desenvolvimento de habilidades de leitura no estágio docente em Português na Sala de Recursos Multifuncionais
author Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro
author_facet Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro
Menegassi, Renilson José
author_role author
author2 Menegassi, Renilson José
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro
Menegassi, Renilson José
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades de leitura. Sala de Recursos Multifuncionais. Estágio Docente.
topic Habilidades de leitura. Sala de Recursos Multifuncionais. Estágio Docente.
description Fundamentado nos pressupostos da teoria histórico-cultural (VYGOTSKY, 1994), da legislação a respeito da educação inclusiva no Brasil (BRASIL, 2012; PARANÁ, 2016), dos estudos da Linguística Aplicada sobre processos e habilidades de leitura pelo viés interacionista (MENEGASSI, 2010), este artigo relata e discute pesquisa conduzida em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) com aluna estagiária de Licenciatura em Letras-Português e os alunos participantes, tendo por objetivos: a) discutir o desenvolvimento das habilidades de leitura junto a alunos com necessidades educacionais especiais, a partir das experiências dessa aluna estagiária, durante o estágio curricular docente em uma SRM, descritas no relatório de estágio; b) refletir sobre o trabalho do professor formador nessa situação específica. As análises efetuadas, com base no relatório de estágio, demonstraram que a estagiária promoveu nos alunos o desenvolvimento de habilidades leitoras relacionadas à decodificação e à compreensão do texto, não indo além. Para tanto, foram fundamentais as atuações mediadoras do professor formador, as quais contribuíram para que a estagiária, professora em formação, produzisse conhecimentos e formas de ação na realidade da sala de aula, numa perspectiva inclusiva, a partir do trabalho interacionista com a linguagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1282
10.22168/2237-6321-31282
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1282
identifier_str_mv 10.22168/2237-6321-31282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1282/555
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Entrepalavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Entrepalavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 103-125
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 103-125
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 103-125
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 103-125
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 103-125
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1798329730177433600