O Letramento Acadêmico de estudantes “não tradicionais” em Cursos Superiores Tecnológicos: avaliando uma experiência de mediação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Egito, Niedja Balbino do
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silveira, Maria Inez Matoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12983
Resumo: Este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla que avalia uma experiência de mediação pedagógica para o Letramento Acadêmico de alunos considerados “não tradicionais” dos Cursos Superiores Tecnológicos dos Institutos Federais. Neste recorte, apresentamos os resultados obtidos por meio de testes de compreensão leitora, protocolos interacionais, diários dialogados e questionário final. Nosso objetivo é mostrar que uma mediação, baseada nos conceitos de metacognição defendidos por Flavell (1979) e Brown (1987), pode ajudar a remediar problemas de leitura desses alunos, evitando a evasão nesses cursos.
id UFMG-7_d39201288b1d01cea10b9f79f54d821b
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12983
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling O Letramento Acadêmico de estudantes “não tradicionais” em Cursos Superiores Tecnológicos: avaliando uma experiência de mediação pedagógicaLetramento Acadêmico; cursos superiores tecnológicos; alunos não tradicionais; metacogniçãoEste trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla que avalia uma experiência de mediação pedagógica para o Letramento Acadêmico de alunos considerados “não tradicionais” dos Cursos Superiores Tecnológicos dos Institutos Federais. Neste recorte, apresentamos os resultados obtidos por meio de testes de compreensão leitora, protocolos interacionais, diários dialogados e questionário final. Nosso objetivo é mostrar que uma mediação, baseada nos conceitos de metacognição defendidos por Flavell (1979) e Brown (1987), pode ajudar a remediar problemas de leitura desses alunos, evitando a evasão nesses cursos.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCAPESIFALEgito, Niedja Balbino doSilveira, Maria Inez Matoso2019-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12983Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12983/1125612059Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-30T19:47:12Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12983Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2019-01-30T19:47:12Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O Letramento Acadêmico de estudantes “não tradicionais” em Cursos Superiores Tecnológicos: avaliando uma experiência de mediação pedagógica
title O Letramento Acadêmico de estudantes “não tradicionais” em Cursos Superiores Tecnológicos: avaliando uma experiência de mediação pedagógica
spellingShingle O Letramento Acadêmico de estudantes “não tradicionais” em Cursos Superiores Tecnológicos: avaliando uma experiência de mediação pedagógica
Egito, Niedja Balbino do
Letramento Acadêmico; cursos superiores tecnológicos; alunos não tradicionais; metacognição
title_short O Letramento Acadêmico de estudantes “não tradicionais” em Cursos Superiores Tecnológicos: avaliando uma experiência de mediação pedagógica
title_full O Letramento Acadêmico de estudantes “não tradicionais” em Cursos Superiores Tecnológicos: avaliando uma experiência de mediação pedagógica
title_fullStr O Letramento Acadêmico de estudantes “não tradicionais” em Cursos Superiores Tecnológicos: avaliando uma experiência de mediação pedagógica
title_full_unstemmed O Letramento Acadêmico de estudantes “não tradicionais” em Cursos Superiores Tecnológicos: avaliando uma experiência de mediação pedagógica
title_sort O Letramento Acadêmico de estudantes “não tradicionais” em Cursos Superiores Tecnológicos: avaliando uma experiência de mediação pedagógica
author Egito, Niedja Balbino do
author_facet Egito, Niedja Balbino do
Silveira, Maria Inez Matoso
author_role author
author2 Silveira, Maria Inez Matoso
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
IFAL
dc.contributor.author.fl_str_mv Egito, Niedja Balbino do
Silveira, Maria Inez Matoso
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento Acadêmico; cursos superiores tecnológicos; alunos não tradicionais; metacognição
topic Letramento Acadêmico; cursos superiores tecnológicos; alunos não tradicionais; metacognição
description Este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla que avalia uma experiência de mediação pedagógica para o Letramento Acadêmico de alunos considerados “não tradicionais” dos Cursos Superiores Tecnológicos dos Institutos Federais. Neste recorte, apresentamos os resultados obtidos por meio de testes de compreensão leitora, protocolos interacionais, diários dialogados e questionário final. Nosso objetivo é mostrar que uma mediação, baseada nos conceitos de metacognição defendidos por Flavell (1979) e Brown (1987), pode ajudar a remediar problemas de leitura desses alunos, evitando a evasão nesses cursos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12983
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12983/1125612059
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711102200709120