O Letramento Acadêmico de estudantes “não tradicionais” em Cursos Superiores Tecnológicos: avaliando uma experiência de mediação pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12983 |
Resumo: | Este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla que avalia uma experiência de mediação pedagógica para o Letramento Acadêmico de alunos considerados “não tradicionais” dos Cursos Superiores Tecnológicos dos Institutos Federais. Neste recorte, apresentamos os resultados obtidos por meio de testes de compreensão leitora, protocolos interacionais, diários dialogados e questionário final. Nosso objetivo é mostrar que uma mediação, baseada nos conceitos de metacognição defendidos por Flavell (1979) e Brown (1987), pode ajudar a remediar problemas de leitura desses alunos, evitando a evasão nesses cursos. |
id |
UFMG-7_d39201288b1d01cea10b9f79f54d821b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12983 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Letramento Acadêmico de estudantes “não tradicionais” em Cursos Superiores Tecnológicos: avaliando uma experiência de mediação pedagógicaLetramento Acadêmico; cursos superiores tecnológicos; alunos não tradicionais; metacogniçãoEste trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla que avalia uma experiência de mediação pedagógica para o Letramento Acadêmico de alunos considerados “não tradicionais” dos Cursos Superiores Tecnológicos dos Institutos Federais. Neste recorte, apresentamos os resultados obtidos por meio de testes de compreensão leitora, protocolos interacionais, diários dialogados e questionário final. Nosso objetivo é mostrar que uma mediação, baseada nos conceitos de metacognição defendidos por Flavell (1979) e Brown (1987), pode ajudar a remediar problemas de leitura desses alunos, evitando a evasão nesses cursos.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCAPESIFALEgito, Niedja Balbino doSilveira, Maria Inez Matoso2019-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12983Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12983/1125612059Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-30T19:47:12Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12983Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2019-01-30T19:47:12Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Letramento Acadêmico de estudantes “não tradicionais” em Cursos Superiores Tecnológicos: avaliando uma experiência de mediação pedagógica |
title |
O Letramento Acadêmico de estudantes “não tradicionais” em Cursos Superiores Tecnológicos: avaliando uma experiência de mediação pedagógica |
spellingShingle |
O Letramento Acadêmico de estudantes “não tradicionais” em Cursos Superiores Tecnológicos: avaliando uma experiência de mediação pedagógica Egito, Niedja Balbino do Letramento Acadêmico; cursos superiores tecnológicos; alunos não tradicionais; metacognição |
title_short |
O Letramento Acadêmico de estudantes “não tradicionais” em Cursos Superiores Tecnológicos: avaliando uma experiência de mediação pedagógica |
title_full |
O Letramento Acadêmico de estudantes “não tradicionais” em Cursos Superiores Tecnológicos: avaliando uma experiência de mediação pedagógica |
title_fullStr |
O Letramento Acadêmico de estudantes “não tradicionais” em Cursos Superiores Tecnológicos: avaliando uma experiência de mediação pedagógica |
title_full_unstemmed |
O Letramento Acadêmico de estudantes “não tradicionais” em Cursos Superiores Tecnológicos: avaliando uma experiência de mediação pedagógica |
title_sort |
O Letramento Acadêmico de estudantes “não tradicionais” em Cursos Superiores Tecnológicos: avaliando uma experiência de mediação pedagógica |
author |
Egito, Niedja Balbino do |
author_facet |
Egito, Niedja Balbino do Silveira, Maria Inez Matoso |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Maria Inez Matoso |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES IFAL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Egito, Niedja Balbino do Silveira, Maria Inez Matoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Acadêmico; cursos superiores tecnológicos; alunos não tradicionais; metacognição |
topic |
Letramento Acadêmico; cursos superiores tecnológicos; alunos não tradicionais; metacognição |
description |
Este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla que avalia uma experiência de mediação pedagógica para o Letramento Acadêmico de alunos considerados “não tradicionais” dos Cursos Superiores Tecnológicos dos Institutos Federais. Neste recorte, apresentamos os resultados obtidos por meio de testes de compreensão leitora, protocolos interacionais, diários dialogados e questionário final. Nosso objetivo é mostrar que uma mediação, baseada nos conceitos de metacognição defendidos por Flavell (1979) e Brown (1987), pode ajudar a remediar problemas de leitura desses alunos, evitando a evasão nesses cursos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12983 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12983/1125612059 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711102200709120 |