Escrita e poder: uma leitura do referencial curricular nacional para escolas indígenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Jaçanã
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/784
Resumo: O objetivo deste trabalho é problematizar, dialogar com um ponto crucial da proposta do Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI): discutir alguns aspectos das propostas de práticas de escrita e leitura sob o prisma da relação escrita-poder. Procuro partir do posicionamento de alguns autores dos estudos de letramento e estudos de gêneros e tipos de textos para, no plano dialógico da constituição do discurso, refletir sobre “pontos de fuga” da interpretação do documento que estão diretamente relacionados ao que se tem discutido como dicotomia evolução / aculturação do sujeito aluno índio. Proponho, assim, uma leitura que incide teoricamente não só sobre a proposta de práticas escritas para as escolas indígenas, mas que pretende dizer algo sobre o fracasso de nossa escola.
id UFMG-7_e79b7e41fb11ce86592205b70c7b709c
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/784
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Escrita e poder: uma leitura do referencial curricular nacional para escolas indígenasO objetivo deste trabalho é problematizar, dialogar com um ponto crucial da proposta do Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI): discutir alguns aspectos das propostas de práticas de escrita e leitura sob o prisma da relação escrita-poder. Procuro partir do posicionamento de alguns autores dos estudos de letramento e estudos de gêneros e tipos de textos para, no plano dialógico da constituição do discurso, refletir sobre “pontos de fuga” da interpretação do documento que estão diretamente relacionados ao que se tem discutido como dicotomia evolução / aculturação do sujeito aluno índio. Proponho, assim, uma leitura que incide teoricamente não só sobre a proposta de práticas escritas para as escolas indígenas, mas que pretende dizer algo sobre o fracasso de nossa escola. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisRibeiro, Jaçanã2012-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/784Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 2 (2007)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 2 (2007)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 2 (2007)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/784/886info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-13T22:13:21Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/784Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-13T22:13:21Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Escrita e poder: uma leitura do referencial curricular nacional para escolas indígenas
title Escrita e poder: uma leitura do referencial curricular nacional para escolas indígenas
spellingShingle Escrita e poder: uma leitura do referencial curricular nacional para escolas indígenas
Ribeiro, Jaçanã
title_short Escrita e poder: uma leitura do referencial curricular nacional para escolas indígenas
title_full Escrita e poder: uma leitura do referencial curricular nacional para escolas indígenas
title_fullStr Escrita e poder: uma leitura do referencial curricular nacional para escolas indígenas
title_full_unstemmed Escrita e poder: uma leitura do referencial curricular nacional para escolas indígenas
title_sort Escrita e poder: uma leitura do referencial curricular nacional para escolas indígenas
author Ribeiro, Jaçanã
author_facet Ribeiro, Jaçanã
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Jaçanã
description O objetivo deste trabalho é problematizar, dialogar com um ponto crucial da proposta do Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI): discutir alguns aspectos das propostas de práticas de escrita e leitura sob o prisma da relação escrita-poder. Procuro partir do posicionamento de alguns autores dos estudos de letramento e estudos de gêneros e tipos de textos para, no plano dialógico da constituição do discurso, refletir sobre “pontos de fuga” da interpretação do documento que estão diretamente relacionados ao que se tem discutido como dicotomia evolução / aculturação do sujeito aluno índio. Proponho, assim, uma leitura que incide teoricamente não só sobre a proposta de práticas escritas para as escolas indígenas, mas que pretende dizer algo sobre o fracasso de nossa escola.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/784
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/784/886
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 2 (2007)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 2 (2007)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 2 (2007)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711101063004160