Corpo-texto, texto-corpo: apontamentos sobre literatura e performance na contação de história em língua de sinais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alessandra Gomes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11324
Resumo: O presente artigo se propõe a uma discussão teórica e a um relato de experiência com base no conceito de performance aliado à leitura das narrativas literárias em um contexto de alunos surdos, usuários da língua de sinais. Para isso, estruturamos o estudo da seguinte forma: inicialmente, uma apresentação das especificidades do contexto estudado, após uma reflexão acerca do conceito de performance ligado à leitura literária e, posteriormente, a descrição e análise de uma atividade de literatura realizada com os alunos surdos adultos de turma de Educação Básica. Assim, ressaltamos a contribuição de atividades que envolvam o trânsito entre línguas e linguagens para um contato mais produtivo com os textos narrativos ficcionais por esses sujeitos.
id UFMG-7_edf50eb19aba24bc2454734c9b9b7652
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/11324
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Corpo-texto, texto-corpo: apontamentos sobre literatura e performance na contação de história em língua de sinais.Surdez; performance; LibrasO presente artigo se propõe a uma discussão teórica e a um relato de experiência com base no conceito de performance aliado à leitura das narrativas literárias em um contexto de alunos surdos, usuários da língua de sinais. Para isso, estruturamos o estudo da seguinte forma: inicialmente, uma apresentação das especificidades do contexto estudado, após uma reflexão acerca do conceito de performance ligado à leitura literária e, posteriormente, a descrição e análise de uma atividade de literatura realizada com os alunos surdos adultos de turma de Educação Básica. Assim, ressaltamos a contribuição de atividades que envolvam o trânsito entre línguas e linguagens para um contato mais produtivo com os textos narrativos ficcionais por esses sujeitos.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisPuc -RJCNPqSilva, Alessandra Gomes2018-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11324Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 4 (2017)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 4 (2017)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 4 (2017)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGCopyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-01-12T16:53:44Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/11324Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2018-01-12T16:53:44Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpo-texto, texto-corpo: apontamentos sobre literatura e performance na contação de história em língua de sinais.
title Corpo-texto, texto-corpo: apontamentos sobre literatura e performance na contação de história em língua de sinais.
spellingShingle Corpo-texto, texto-corpo: apontamentos sobre literatura e performance na contação de história em língua de sinais.
Silva, Alessandra Gomes
Surdez; performance; Libras
title_short Corpo-texto, texto-corpo: apontamentos sobre literatura e performance na contação de história em língua de sinais.
title_full Corpo-texto, texto-corpo: apontamentos sobre literatura e performance na contação de história em língua de sinais.
title_fullStr Corpo-texto, texto-corpo: apontamentos sobre literatura e performance na contação de história em língua de sinais.
title_full_unstemmed Corpo-texto, texto-corpo: apontamentos sobre literatura e performance na contação de história em língua de sinais.
title_sort Corpo-texto, texto-corpo: apontamentos sobre literatura e performance na contação de história em língua de sinais.
author Silva, Alessandra Gomes
author_facet Silva, Alessandra Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Puc -RJ
CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alessandra Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez; performance; Libras
topic Surdez; performance; Libras
description O presente artigo se propõe a uma discussão teórica e a um relato de experiência com base no conceito de performance aliado à leitura das narrativas literárias em um contexto de alunos surdos, usuários da língua de sinais. Para isso, estruturamos o estudo da seguinte forma: inicialmente, uma apresentação das especificidades do contexto estudado, após uma reflexão acerca do conceito de performance ligado à leitura literária e, posteriormente, a descrição e análise de uma atividade de literatura realizada com os alunos surdos adultos de turma de Educação Básica. Assim, ressaltamos a contribuição de atividades que envolvam o trânsito entre línguas e linguagens para um contato mais produtivo com os textos narrativos ficcionais por esses sujeitos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-12
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11324
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 4 (2017)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 4 (2017)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 4 (2017)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711101589389312