Corpo-texto, texto-corpo: apontamentos sobre literatura e performance na contação de história em língua de sinais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11324 |
Resumo: | O presente artigo se propõe a uma discussão teórica e a um relato de experiência com base no conceito de performance aliado à leitura das narrativas literárias em um contexto de alunos surdos, usuários da língua de sinais. Para isso, estruturamos o estudo da seguinte forma: inicialmente, uma apresentação das especificidades do contexto estudado, após uma reflexão acerca do conceito de performance ligado à leitura literária e, posteriormente, a descrição e análise de uma atividade de literatura realizada com os alunos surdos adultos de turma de Educação Básica. Assim, ressaltamos a contribuição de atividades que envolvam o trânsito entre línguas e linguagens para um contato mais produtivo com os textos narrativos ficcionais por esses sujeitos. |
id |
UFMG-7_edf50eb19aba24bc2454734c9b9b7652 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/11324 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Corpo-texto, texto-corpo: apontamentos sobre literatura e performance na contação de história em língua de sinais.Surdez; performance; LibrasO presente artigo se propõe a uma discussão teórica e a um relato de experiência com base no conceito de performance aliado à leitura das narrativas literárias em um contexto de alunos surdos, usuários da língua de sinais. Para isso, estruturamos o estudo da seguinte forma: inicialmente, uma apresentação das especificidades do contexto estudado, após uma reflexão acerca do conceito de performance ligado à leitura literária e, posteriormente, a descrição e análise de uma atividade de literatura realizada com os alunos surdos adultos de turma de Educação Básica. Assim, ressaltamos a contribuição de atividades que envolvam o trânsito entre línguas e linguagens para um contato mais produtivo com os textos narrativos ficcionais por esses sujeitos.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisPuc -RJCNPqSilva, Alessandra Gomes2018-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11324Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 4 (2017)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 4 (2017)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 4 (2017)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGCopyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-01-12T16:53:44Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/11324Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2018-01-12T16:53:44Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corpo-texto, texto-corpo: apontamentos sobre literatura e performance na contação de história em língua de sinais. |
title |
Corpo-texto, texto-corpo: apontamentos sobre literatura e performance na contação de história em língua de sinais. |
spellingShingle |
Corpo-texto, texto-corpo: apontamentos sobre literatura e performance na contação de história em língua de sinais. Silva, Alessandra Gomes Surdez; performance; Libras |
title_short |
Corpo-texto, texto-corpo: apontamentos sobre literatura e performance na contação de história em língua de sinais. |
title_full |
Corpo-texto, texto-corpo: apontamentos sobre literatura e performance na contação de história em língua de sinais. |
title_fullStr |
Corpo-texto, texto-corpo: apontamentos sobre literatura e performance na contação de história em língua de sinais. |
title_full_unstemmed |
Corpo-texto, texto-corpo: apontamentos sobre literatura e performance na contação de história em língua de sinais. |
title_sort |
Corpo-texto, texto-corpo: apontamentos sobre literatura e performance na contação de história em língua de sinais. |
author |
Silva, Alessandra Gomes |
author_facet |
Silva, Alessandra Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Puc -RJ CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Alessandra Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdez; performance; Libras |
topic |
Surdez; performance; Libras |
description |
O presente artigo se propõe a uma discussão teórica e a um relato de experiência com base no conceito de performance aliado à leitura das narrativas literárias em um contexto de alunos surdos, usuários da língua de sinais. Para isso, estruturamos o estudo da seguinte forma: inicialmente, uma apresentação das especificidades do contexto estudado, após uma reflexão acerca do conceito de performance ligado à leitura literária e, posteriormente, a descrição e análise de uma atividade de literatura realizada com os alunos surdos adultos de turma de Educação Básica. Assim, ressaltamos a contribuição de atividades que envolvam o trânsito entre línguas e linguagens para um contato mais produtivo com os textos narrativos ficcionais por esses sujeitos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11324 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11324 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 4 (2017) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 4 (2017) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 4 (2017) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711101589389312 |