Uma leitura crítica do processo didático-pedagógico encaminhado durante a pandemia da Covid-19 na rede pública estadual de ensino em Santa Catarina/ A critical reading of the didactic-pedagogical process carried out during the Covid-19 pandemic in the state public school system in Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17868 |
Resumo: | RESUMO: Este artigo tem como foco o processo de implementação de atividades não presenciais na rede estadual de ensino de Santa Catarina, com uma análise das orientações didático-pedagógicas encaminhadas pela Secretaria de Educação do estado (SED) aos docentes durante a pandemia da Covid-19, no ano de 2020. Para o estudo dessa problemática, com base no método dialético, organizamos os objetos culturais em análise no que nomeamos de Eventos Integrados. O estudo, fundamentado em discussões sobre educação humana integral em uma perspectiva histórico-cultural, tomando como base os estudos vigotskianos e bakhtinianos, revela uma dinâmica pautada no esvaziamento dos sentidos da educação, em se tratando do papel do professor e das relações de ensino e de aprendizagem, conflituando com um projeto de educação e de sociedade crítico e democrático.PALAVRAS-CHAVE: educação; linguagem; atividades não presenciais; TICs; Covid-19ABSTRACT: This article focuses on the process of implementing non-classroom activities in the state school system in Santa Catarina, with an analysis of the didactic-pedagogical guidelines sent by the State Department of Education (SED) to teachers during the Covid-19 pandemic, in the year 2020. For the study of this problem, based on the dialectical method, we organized the cultural objects under analysis in what we call Integrated Events. The study, based on discussions about integral human education in a historical-cultural perspective, based on Vygotskian and Bakhtinian studies, reveals a dynamic based on the emptying of the meanings of education, in terms of the role of the teacher and the teaching and learning relationships, conflicting with a critical and democratic education and society project.KEYWORDS: education; language; non-classroom activities; TICs; Covid-19. |
id |
UFMG-7_efbe8af32190339126ba52c82fa5935c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/17868 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma leitura crítica do processo didático-pedagógico encaminhado durante a pandemia da Covid-19 na rede pública estadual de ensino em Santa Catarina/ A critical reading of the didactic-pedagogical process carried out during the Covid-19 pandemic in the state public school system in Santa Catarinaeducação; linguagem; atividades não presenciais; TICs; Covid-19, education; language; non-classroom activities; TICs; Covid-19.RESUMO: Este artigo tem como foco o processo de implementação de atividades não presenciais na rede estadual de ensino de Santa Catarina, com uma análise das orientações didático-pedagógicas encaminhadas pela Secretaria de Educação do estado (SED) aos docentes durante a pandemia da Covid-19, no ano de 2020. Para o estudo dessa problemática, com base no método dialético, organizamos os objetos culturais em análise no que nomeamos de Eventos Integrados. O estudo, fundamentado em discussões sobre educação humana integral em uma perspectiva histórico-cultural, tomando como base os estudos vigotskianos e bakhtinianos, revela uma dinâmica pautada no esvaziamento dos sentidos da educação, em se tratando do papel do professor e das relações de ensino e de aprendizagem, conflituando com um projeto de educação e de sociedade crítico e democrático.PALAVRAS-CHAVE: educação; linguagem; atividades não presenciais; TICs; Covid-19ABSTRACT: This article focuses on the process of implementing non-classroom activities in the state school system in Santa Catarina, with an analysis of the didactic-pedagogical guidelines sent by the State Department of Education (SED) to teachers during the Covid-19 pandemic, in the year 2020. For the study of this problem, based on the dialectical method, we organized the cultural objects under analysis in what we call Integrated Events. The study, based on discussions about integral human education in a historical-cultural perspective, based on Vygotskian and Bakhtinian studies, reveals a dynamic based on the emptying of the meanings of education, in terms of the role of the teacher and the teaching and learning relationships, conflicting with a critical and democratic education and society project.KEYWORDS: education; language; non-classroom activities; TICs; Covid-19. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisMossmann, Suziane da SilvaDaga, Aline CassolGoulart, Anderson Jair2022-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17868Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 4 (2021): Número Temático - Language and Technology in Pandemics Times (Lançamento em 2021)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 4 (2021): Número Temático - Language and Technology in Pandemics Times (Lançamento em 2021)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 4 (2021): Número Temático - Language and Technology in Pandemics Times (Lançamento em 2021)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/17868/2878/*ref*/XXX, 2019/*ref*/XXX, 2016/*ref*/XXX, 2011/*ref*/BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. Trad. Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010 [1920-24]. 155 p./*ref*/BAKHTIN, M. M. Gêneros do Discurso. In: BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2010 [1952-53]. p. 261-307./*ref*/BAKHTIN, M. M. O problema do texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas. In: BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010 [1959-61]. p. 307-335./*ref*/BORGES, M. K. Educação e cibercultura: perspectivas para a emergência de novos paradigmas educacionais. In: VALLEJO, A. P.; ZWIREWICZ, M. (orgs.). Sociedade da informação, educação digital e inclusão. Florianópolis: Insular, 2007. p. 53-86./*ref*/BRASIL. Medida Provisória 934, de 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública [...]. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1 abr. 2020, seção 1 - extra, p. 1. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em: 06 abr. 2020./*ref*/BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 mar. 2020, seção 1, p. 39. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 20 mar. 2020./*ref*/BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 maio 2020./*ref*/BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 6 out. 2020./*ref*/BRITTO, L. P. L. Inquietudes e desacordos: a leitura além do óbvio. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2012. 144 p./*ref*/CERUTTI-RIZZATTI, M. E.; PEREIRA, H. M. Por uma dimensão também conceitual da Educação em Linguagem. Fórum Linguístico, v. 13, n. 4, p. 1587-1598, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1984-8412.2016v13n4p1587. Acesso em: 15 abr. 2020./*ref*/CORREIA, K. A convalidação de diretrizes de análise para o estudo da educação em linguagem. In: XXX; XXX (orgs.). Educação e linguagem na perspectiva histórico-cultural. São Carlos: Pedro & João, 2021. No prelo./*ref*/CORREIA, K. Diretrizes para análise da escritura: uma abordagem histórico-cultural. Florianópolis, SC. 290 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, 2017./*ref*/DUARTE, N. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-cultural da formação do indivíduo. 3. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013 [1993]. 253p./*ref*/FREITAS, L. C. de. EaD, tecnologias e finalidades da educação. Avaliação educacional - Blog do Freitas. 17 abr. 2020. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.com/2020/04/17/ead-tecnologias-e-finalidades-da-educacao/. Acesso em: 17 nov. 2020./*ref*/FREITAS, L. et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. 87 p./*ref*/GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010. 208 p./*ref*/KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003. 157 p./*ref*/LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia y personalidad. Cerrada de San Antonio: Editorial Cartago de México S.A., 1978. 234 p./*ref*/LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1999. 288p./*ref*/MARTINS, L. M. Desenvolvimento do pensamento e educação escolar: etapas da formação de conceitos à luz de Leontiev e Vigotski. Fórum Linguístico, v. 13, n. 4, p. 1572-1586, out./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2016v13n4p1572. Acesso em: 02 dez. 2020./*ref*/MARTINS, L. M. A formação social do professor: um enfoque vigotskiano. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2015. 141p./*ref*/MARTINS, A. S.; PINA, L. D. Mercantilização da educação, escola pública e trabalho educativo: uma análise a partir da pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. 1-21, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8657754. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8657754. Acesso em: 27 nov. 2020./*ref*/PETERS, O. Didática do ensino a distância: experiências e estágio da discussão numa visão internacional. São Leopoldo: Unisinos, 2001. 402 p./*ref*/SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Diretoria de Ensino. Orientações sobre Avaliação da Aprendizagem. [2020a]./*ref*/SANTA CATARINA. Portaria nº 1433, de 22 de julho de 2020. Diário Oficial do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 22 jul. 2020b, n. 21.315, p. 6-7. Disponível em: http://dados.sc.gov.br/dataset/0a43e611-003a-48c8-a9d4-882abcde8caa/resource/08179d87-f053-4444-9382-12752ade7dba/download/portaria-sed-n-1433-de-22.07.2020.pdf. Acesso em: 18 ago. 2020./*ref*/SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Diretoria de Ensino. Ofício Circular nº 110, de 07 de maio de 2020c./*ref*/SANTA CATARINA. Portaria nº 924, de 23 de abril de 2020. Diário Oficial do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 24 abr. 2020d, n. 21.255, p. 2. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/principais-consultas/legislacao/30586-legislacao-periodo-do-covid-19. Acesso em: 03 maio 2020./*ref*/SANTA CATARINA. Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina. Parecer CEE/SC nº 179, de 14 de abril de 2020e. Orientações para o cumprimento da carga horária mínima anual, prevista na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020 [...]. Florianópolis, 14 abr. 2020. Disponível em: http://www.cee.sc.gov.br/index.php/downloads/documentos-diversos/normas-de-enfrentamento-ao-covid-19/1834-parecer-2019-179-cee-sc/file. Acesso em: 17 abr. 2020./*ref*/SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Plano de Atividades, de 30 de março de 2020f./*ref*/SANTA CATARINA. Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina. Resolução CEE/SC 009, de 19 de março de 2020g. Dispõe sobre o regime especial de atividades escolares não presenciais no Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina, para fins de cumprimento do calendário letivo do ano de 2020 [...]. Florianópolis, 19 mar. 2020. Disponível em: http://www.cee.sc.gov.br/index.php/acordo-de-cooperacao/1808-resolucao-009-1/file. Acesso em: 25 mar. 2020./*ref*/SANTA CATARINA. Decreto nº 509, de 17 de março de 2020. Dá continuidade à adoção progressiva de medidas de prevenção e combate ao contágio pelo coronavírus (COVID 19) [...]. Diário Oficial do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 17 mar. 2020h, n. 21, 223A. Disponível em: http://dados.sc.gov.br/dataset/149a36ac-19c6-47b3-b873-9c0512f7a4db/resource/183dd81f-ea4e-41b6-b8d3-8c8bde639b64/download/decreto_509-17.03.2020.pdf. Acesso em: 27 abr. 2020./*ref*/SANTA CATARINA. SC em formação. 2020i. Disponível em: https://sites.google.com/sed.sc.gov.br/scemformacao/in%C3%ADcio?authuser=0. Acesso em: 4 dez. 2020./*ref*/SANTA CATARINA, Governo do Estado. Secretaria do Estado da Educação. Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na Educação Básica. [s.l.]. 2014. Disponível em: http://www.propostacurricular.sed.sc.gov.br/site/?p=arquivo. Acesso em: 23 mar. 2020./*ref*/SANTA CATARINA. Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina. Resolução nº 075, de 22 de novembro de 2005. Aprova o Regimento Interno do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC). Disponível em: http://www.cee.sc.gov.br/index.php/regimentos/1578-regimento-interno-do-conselho-estadual-de-educacao-de-santa-catarina/file. Acesso em: 03 dez. 2020./*ref*/SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos, e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 143-155, jan./abr. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf. Acesso em: 02 dez. 2020./*ref*/SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 6. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1997. 137 p./*ref*/SAVIANI, D. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. Campinas, SP: Autores Associados, 1983. 93 p./*ref*/VOLÓCHINOV, V. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 1. ed. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Améroco. São Paulo: Editora 34, 2017 [1929]. 276 p./*ref*/VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas: problemas del desarollo de la psique. Tomo III. Madri: Machado Nuevo Aprendizaje, 2012 [1931]. 383 p./*ref*/VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas: problemas de Psicología General. Tomo II. Madri: Visor, 1982 [1934]. 484 p.Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Linguística Aplicadahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-05-11T18:40:49Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/17868Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2022-05-11T18:40:49Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma leitura crítica do processo didático-pedagógico encaminhado durante a pandemia da Covid-19 na rede pública estadual de ensino em Santa Catarina/ A critical reading of the didactic-pedagogical process carried out during the Covid-19 pandemic in the state public school system in Santa Catarina |
title |
Uma leitura crítica do processo didático-pedagógico encaminhado durante a pandemia da Covid-19 na rede pública estadual de ensino em Santa Catarina/ A critical reading of the didactic-pedagogical process carried out during the Covid-19 pandemic in the state public school system in Santa Catarina |
spellingShingle |
Uma leitura crítica do processo didático-pedagógico encaminhado durante a pandemia da Covid-19 na rede pública estadual de ensino em Santa Catarina/ A critical reading of the didactic-pedagogical process carried out during the Covid-19 pandemic in the state public school system in Santa Catarina Mossmann, Suziane da Silva educação; linguagem; atividades não presenciais; TICs; Covid-19, education; language; non-classroom activities; TICs; Covid-19. |
title_short |
Uma leitura crítica do processo didático-pedagógico encaminhado durante a pandemia da Covid-19 na rede pública estadual de ensino em Santa Catarina/ A critical reading of the didactic-pedagogical process carried out during the Covid-19 pandemic in the state public school system in Santa Catarina |
title_full |
Uma leitura crítica do processo didático-pedagógico encaminhado durante a pandemia da Covid-19 na rede pública estadual de ensino em Santa Catarina/ A critical reading of the didactic-pedagogical process carried out during the Covid-19 pandemic in the state public school system in Santa Catarina |
title_fullStr |
Uma leitura crítica do processo didático-pedagógico encaminhado durante a pandemia da Covid-19 na rede pública estadual de ensino em Santa Catarina/ A critical reading of the didactic-pedagogical process carried out during the Covid-19 pandemic in the state public school system in Santa Catarina |
title_full_unstemmed |
Uma leitura crítica do processo didático-pedagógico encaminhado durante a pandemia da Covid-19 na rede pública estadual de ensino em Santa Catarina/ A critical reading of the didactic-pedagogical process carried out during the Covid-19 pandemic in the state public school system in Santa Catarina |
title_sort |
Uma leitura crítica do processo didático-pedagógico encaminhado durante a pandemia da Covid-19 na rede pública estadual de ensino em Santa Catarina/ A critical reading of the didactic-pedagogical process carried out during the Covid-19 pandemic in the state public school system in Santa Catarina |
author |
Mossmann, Suziane da Silva |
author_facet |
Mossmann, Suziane da Silva Daga, Aline Cassol Goulart, Anderson Jair |
author_role |
author |
author2 |
Daga, Aline Cassol Goulart, Anderson Jair |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mossmann, Suziane da Silva Daga, Aline Cassol Goulart, Anderson Jair |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação; linguagem; atividades não presenciais; TICs; Covid-19, education; language; non-classroom activities; TICs; Covid-19. |
topic |
educação; linguagem; atividades não presenciais; TICs; Covid-19, education; language; non-classroom activities; TICs; Covid-19. |
description |
RESUMO: Este artigo tem como foco o processo de implementação de atividades não presenciais na rede estadual de ensino de Santa Catarina, com uma análise das orientações didático-pedagógicas encaminhadas pela Secretaria de Educação do estado (SED) aos docentes durante a pandemia da Covid-19, no ano de 2020. Para o estudo dessa problemática, com base no método dialético, organizamos os objetos culturais em análise no que nomeamos de Eventos Integrados. O estudo, fundamentado em discussões sobre educação humana integral em uma perspectiva histórico-cultural, tomando como base os estudos vigotskianos e bakhtinianos, revela uma dinâmica pautada no esvaziamento dos sentidos da educação, em se tratando do papel do professor e das relações de ensino e de aprendizagem, conflituando com um projeto de educação e de sociedade crítico e democrático.PALAVRAS-CHAVE: educação; linguagem; atividades não presenciais; TICs; Covid-19ABSTRACT: This article focuses on the process of implementing non-classroom activities in the state school system in Santa Catarina, with an analysis of the didactic-pedagogical guidelines sent by the State Department of Education (SED) to teachers during the Covid-19 pandemic, in the year 2020. For the study of this problem, based on the dialectical method, we organized the cultural objects under analysis in what we call Integrated Events. The study, based on discussions about integral human education in a historical-cultural perspective, based on Vygotskian and Bakhtinian studies, reveals a dynamic based on the emptying of the meanings of education, in terms of the role of the teacher and the teaching and learning relationships, conflicting with a critical and democratic education and society project.KEYWORDS: education; language; non-classroom activities; TICs; Covid-19. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17868 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/17868/2878 /*ref*/XXX, 2019 /*ref*/XXX, 2016 /*ref*/XXX, 2011 /*ref*/BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. Trad. Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010 [1920-24]. 155 p. /*ref*/BAKHTIN, M. M. Gêneros do Discurso. In: BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2010 [1952-53]. p. 261-307. /*ref*/BAKHTIN, M. M. O problema do texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas. In: BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010 [1959-61]. p. 307-335. /*ref*/BORGES, M. K. Educação e cibercultura: perspectivas para a emergência de novos paradigmas educacionais. In: VALLEJO, A. P.; ZWIREWICZ, M. (orgs.). Sociedade da informação, educação digital e inclusão. Florianópolis: Insular, 2007. p. 53-86. /*ref*/BRASIL. Medida Provisória 934, de 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública [...]. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1 abr. 2020, seção 1 - extra, p. 1. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em: 06 abr. 2020. /*ref*/BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 mar. 2020, seção 1, p. 39. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 20 mar. 2020. /*ref*/BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 maio 2020. /*ref*/BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 6 out. 2020. /*ref*/BRITTO, L. P. L. Inquietudes e desacordos: a leitura além do óbvio. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2012. 144 p. /*ref*/CERUTTI-RIZZATTI, M. E.; PEREIRA, H. M. Por uma dimensão também conceitual da Educação em Linguagem. Fórum Linguístico, v. 13, n. 4, p. 1587-1598, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1984-8412.2016v13n4p1587. Acesso em: 15 abr. 2020. /*ref*/CORREIA, K. A convalidação de diretrizes de análise para o estudo da educação em linguagem. In: XXX; XXX (orgs.). Educação e linguagem na perspectiva histórico-cultural. São Carlos: Pedro & João, 2021. No prelo. /*ref*/CORREIA, K. Diretrizes para análise da escritura: uma abordagem histórico-cultural. Florianópolis, SC. 290 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. /*ref*/DUARTE, N. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-cultural da formação do indivíduo. 3. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013 [1993]. 253p. /*ref*/FREITAS, L. C. de. EaD, tecnologias e finalidades da educação. Avaliação educacional - Blog do Freitas. 17 abr. 2020. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.com/2020/04/17/ead-tecnologias-e-finalidades-da-educacao/. Acesso em: 17 nov. 2020. /*ref*/FREITAS, L. et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. 87 p. /*ref*/GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010. 208 p. /*ref*/KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003. 157 p. /*ref*/LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia y personalidad. Cerrada de San Antonio: Editorial Cartago de México S.A., 1978. 234 p. /*ref*/LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1999. 288p. /*ref*/MARTINS, L. M. Desenvolvimento do pensamento e educação escolar: etapas da formação de conceitos à luz de Leontiev e Vigotski. Fórum Linguístico, v. 13, n. 4, p. 1572-1586, out./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2016v13n4p1572. Acesso em: 02 dez. 2020. /*ref*/MARTINS, L. M. A formação social do professor: um enfoque vigotskiano. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2015. 141p. /*ref*/MARTINS, A. S.; PINA, L. D. Mercantilização da educação, escola pública e trabalho educativo: uma análise a partir da pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. 1-21, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8657754. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8657754. Acesso em: 27 nov. 2020. /*ref*/PETERS, O. Didática do ensino a distância: experiências e estágio da discussão numa visão internacional. São Leopoldo: Unisinos, 2001. 402 p. /*ref*/SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Diretoria de Ensino. Orientações sobre Avaliação da Aprendizagem. [2020a]. /*ref*/SANTA CATARINA. Portaria nº 1433, de 22 de julho de 2020. Diário Oficial do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 22 jul. 2020b, n. 21.315, p. 6-7. Disponível em: http://dados.sc.gov.br/dataset/0a43e611-003a-48c8-a9d4-882abcde8caa/resource/08179d87-f053-4444-9382-12752ade7dba/download/portaria-sed-n-1433-de-22.07.2020.pdf. Acesso em: 18 ago. 2020. /*ref*/SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Diretoria de Ensino. Ofício Circular nº 110, de 07 de maio de 2020c. /*ref*/SANTA CATARINA. Portaria nº 924, de 23 de abril de 2020. Diário Oficial do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 24 abr. 2020d, n. 21.255, p. 2. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/principais-consultas/legislacao/30586-legislacao-periodo-do-covid-19. Acesso em: 03 maio 2020. /*ref*/SANTA CATARINA. Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina. Parecer CEE/SC nº 179, de 14 de abril de 2020e. Orientações para o cumprimento da carga horária mínima anual, prevista na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020 [...]. Florianópolis, 14 abr. 2020. Disponível em: http://www.cee.sc.gov.br/index.php/downloads/documentos-diversos/normas-de-enfrentamento-ao-covid-19/1834-parecer-2019-179-cee-sc/file. Acesso em: 17 abr. 2020. /*ref*/SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Plano de Atividades, de 30 de março de 2020f. /*ref*/SANTA CATARINA. Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina. Resolução CEE/SC 009, de 19 de março de 2020g. Dispõe sobre o regime especial de atividades escolares não presenciais no Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina, para fins de cumprimento do calendário letivo do ano de 2020 [...]. Florianópolis, 19 mar. 2020. Disponível em: http://www.cee.sc.gov.br/index.php/acordo-de-cooperacao/1808-resolucao-009-1/file. Acesso em: 25 mar. 2020. /*ref*/SANTA CATARINA. Decreto nº 509, de 17 de março de 2020. Dá continuidade à adoção progressiva de medidas de prevenção e combate ao contágio pelo coronavírus (COVID 19) [...]. Diário Oficial do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 17 mar. 2020h, n. 21, 223A. Disponível em: http://dados.sc.gov.br/dataset/149a36ac-19c6-47b3-b873-9c0512f7a4db/resource/183dd81f-ea4e-41b6-b8d3-8c8bde639b64/download/decreto_509-17.03.2020.pdf. Acesso em: 27 abr. 2020. /*ref*/SANTA CATARINA. SC em formação. 2020i. Disponível em: https://sites.google.com/sed.sc.gov.br/scemformacao/in%C3%ADcio?authuser=0. Acesso em: 4 dez. 2020. /*ref*/SANTA CATARINA, Governo do Estado. Secretaria do Estado da Educação. Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na Educação Básica. [s.l.]. 2014. Disponível em: http://www.propostacurricular.sed.sc.gov.br/site/?p=arquivo. Acesso em: 23 mar. 2020. /*ref*/SANTA CATARINA. Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina. Resolução nº 075, de 22 de novembro de 2005. Aprova o Regimento Interno do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC). Disponível em: http://www.cee.sc.gov.br/index.php/regimentos/1578-regimento-interno-do-conselho-estadual-de-educacao-de-santa-catarina/file. Acesso em: 03 dez. 2020. /*ref*/SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos, e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 143-155, jan./abr. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf. Acesso em: 02 dez. 2020. /*ref*/SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 6. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1997. 137 p. /*ref*/SAVIANI, D. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. Campinas, SP: Autores Associados, 1983. 93 p. /*ref*/VOLÓCHINOV, V. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 1. ed. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Améroco. São Paulo: Editora 34, 2017 [1929]. 276 p. /*ref*/VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas: problemas del desarollo de la psique. Tomo III. Madri: Machado Nuevo Aprendizaje, 2012 [1931]. 383 p. /*ref*/VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas: problemas de Psicología General. Tomo II. Madri: Visor, 1982 [1934]. 484 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Linguística Aplicada http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Linguística Aplicada http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 4 (2021): Número Temático - Language and Technology in Pandemics Times (Lançamento em 2021) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 4 (2021): Número Temático - Language and Technology in Pandemics Times (Lançamento em 2021) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 4 (2021): Número Temático - Language and Technology in Pandemics Times (Lançamento em 2021) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711100344729600 |