Emoções e ações de professores ao falar inglês no WhatsApp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragão, Rodrigo Camargo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/10396
Resumo: Este trabalho objetiva compreender o papel das emoções na experiência de professores em exercício sobre suas interações orais em inglês, durante um curso de formação continuada com foco em mobilidade digital, mediado por aplicativo de tecnologia móvel, o WhatsApp. As perguntas norteadoras são: Como os professores se sentem ao usar o recurso de áudio para falar inglês no WhatsApp? O fato de as mensagens de áudio serem feitas via WhatsApp os deixou mais à vontade do que em um encontro presencial? A metodologia é de base qualitativa com uso de questionário, entrevista e representações visuais das emoções. Os resultados indicam que parte dos participantes se sentiram mais confiantes e mais dispostos a se comunicar no WhatsApp, se comparado com contextos face a face. Por outro lado, outro grupo se sentiu mais inseguro para falar inglês com os recursos de gravação de áudio. Os resultados serão discutidos à luz da literatura revisada assim como as potencialidades desta tecnologia móvel para o desenvolvimento de habilidades orais na formação de professores de inglês.
id UFMG-7_f19f632268c77cc1f7b51796954dca35
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/10396
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Emoções e ações de professores ao falar inglês no WhatsApphabilidades orais; inglês; aprendizagem móvel.Este trabalho objetiva compreender o papel das emoções na experiência de professores em exercício sobre suas interações orais em inglês, durante um curso de formação continuada com foco em mobilidade digital, mediado por aplicativo de tecnologia móvel, o WhatsApp. As perguntas norteadoras são: Como os professores se sentem ao usar o recurso de áudio para falar inglês no WhatsApp? O fato de as mensagens de áudio serem feitas via WhatsApp os deixou mais à vontade do que em um encontro presencial? A metodologia é de base qualitativa com uso de questionário, entrevista e representações visuais das emoções. Os resultados indicam que parte dos participantes se sentiram mais confiantes e mais dispostos a se comunicar no WhatsApp, se comparado com contextos face a face. Por outro lado, outro grupo se sentiu mais inseguro para falar inglês com os recursos de gravação de áudio. Os resultados serão discutidos à luz da literatura revisada assim como as potencialidades desta tecnologia móvel para o desenvolvimento de habilidades orais na formação de professores de inglês.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Aragão, Rodrigo Camargo2017-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/10396Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 1 (2017)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 1 (2017)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 1 (2017)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/10396/1194Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-03-03T18:45:29Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/10396Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2017-03-03T18:45:29Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Emoções e ações de professores ao falar inglês no WhatsApp
title Emoções e ações de professores ao falar inglês no WhatsApp
spellingShingle Emoções e ações de professores ao falar inglês no WhatsApp
Aragão, Rodrigo Camargo
habilidades orais; inglês; aprendizagem móvel.
title_short Emoções e ações de professores ao falar inglês no WhatsApp
title_full Emoções e ações de professores ao falar inglês no WhatsApp
title_fullStr Emoções e ações de professores ao falar inglês no WhatsApp
title_full_unstemmed Emoções e ações de professores ao falar inglês no WhatsApp
title_sort Emoções e ações de professores ao falar inglês no WhatsApp
author Aragão, Rodrigo Camargo
author_facet Aragão, Rodrigo Camargo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragão, Rodrigo Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv habilidades orais; inglês; aprendizagem móvel.
topic habilidades orais; inglês; aprendizagem móvel.
description Este trabalho objetiva compreender o papel das emoções na experiência de professores em exercício sobre suas interações orais em inglês, durante um curso de formação continuada com foco em mobilidade digital, mediado por aplicativo de tecnologia móvel, o WhatsApp. As perguntas norteadoras são: Como os professores se sentem ao usar o recurso de áudio para falar inglês no WhatsApp? O fato de as mensagens de áudio serem feitas via WhatsApp os deixou mais à vontade do que em um encontro presencial? A metodologia é de base qualitativa com uso de questionário, entrevista e representações visuais das emoções. Os resultados indicam que parte dos participantes se sentiram mais confiantes e mais dispostos a se comunicar no WhatsApp, se comparado com contextos face a face. Por outro lado, outro grupo se sentiu mais inseguro para falar inglês com os recursos de gravação de áudio. Os resultados serão discutidos à luz da literatura revisada assim como as potencialidades desta tecnologia móvel para o desenvolvimento de habilidades orais na formação de professores de inglês.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-03
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/10396
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/10396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/10396/1194
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 1 (2017)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 1 (2017)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 1 (2017)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711099272036352