Emoções e ações de professores ao falar inglês no WhatsApp
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/10396 |
Resumo: | Este trabalho objetiva compreender o papel das emoções na experiência de professores em exercício sobre suas interações orais em inglês, durante um curso de formação continuada com foco em mobilidade digital, mediado por aplicativo de tecnologia móvel, o WhatsApp. As perguntas norteadoras são: Como os professores se sentem ao usar o recurso de áudio para falar inglês no WhatsApp? O fato de as mensagens de áudio serem feitas via WhatsApp os deixou mais à vontade do que em um encontro presencial? A metodologia é de base qualitativa com uso de questionário, entrevista e representações visuais das emoções. Os resultados indicam que parte dos participantes se sentiram mais confiantes e mais dispostos a se comunicar no WhatsApp, se comparado com contextos face a face. Por outro lado, outro grupo se sentiu mais inseguro para falar inglês com os recursos de gravação de áudio. Os resultados serão discutidos à luz da literatura revisada assim como as potencialidades desta tecnologia móvel para o desenvolvimento de habilidades orais na formação de professores de inglês. |
id |
UFMG-7_f19f632268c77cc1f7b51796954dca35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/10396 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Emoções e ações de professores ao falar inglês no WhatsApphabilidades orais; inglês; aprendizagem móvel.Este trabalho objetiva compreender o papel das emoções na experiência de professores em exercício sobre suas interações orais em inglês, durante um curso de formação continuada com foco em mobilidade digital, mediado por aplicativo de tecnologia móvel, o WhatsApp. As perguntas norteadoras são: Como os professores se sentem ao usar o recurso de áudio para falar inglês no WhatsApp? O fato de as mensagens de áudio serem feitas via WhatsApp os deixou mais à vontade do que em um encontro presencial? A metodologia é de base qualitativa com uso de questionário, entrevista e representações visuais das emoções. Os resultados indicam que parte dos participantes se sentiram mais confiantes e mais dispostos a se comunicar no WhatsApp, se comparado com contextos face a face. Por outro lado, outro grupo se sentiu mais inseguro para falar inglês com os recursos de gravação de áudio. Os resultados serão discutidos à luz da literatura revisada assim como as potencialidades desta tecnologia móvel para o desenvolvimento de habilidades orais na formação de professores de inglês.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Aragão, Rodrigo Camargo2017-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/10396Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 1 (2017)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 1 (2017)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 1 (2017)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/10396/1194Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-03-03T18:45:29Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/10396Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2017-03-03T18:45:29Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Emoções e ações de professores ao falar inglês no WhatsApp |
title |
Emoções e ações de professores ao falar inglês no WhatsApp |
spellingShingle |
Emoções e ações de professores ao falar inglês no WhatsApp Aragão, Rodrigo Camargo habilidades orais; inglês; aprendizagem móvel. |
title_short |
Emoções e ações de professores ao falar inglês no WhatsApp |
title_full |
Emoções e ações de professores ao falar inglês no WhatsApp |
title_fullStr |
Emoções e ações de professores ao falar inglês no WhatsApp |
title_full_unstemmed |
Emoções e ações de professores ao falar inglês no WhatsApp |
title_sort |
Emoções e ações de professores ao falar inglês no WhatsApp |
author |
Aragão, Rodrigo Camargo |
author_facet |
Aragão, Rodrigo Camargo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aragão, Rodrigo Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
habilidades orais; inglês; aprendizagem móvel. |
topic |
habilidades orais; inglês; aprendizagem móvel. |
description |
Este trabalho objetiva compreender o papel das emoções na experiência de professores em exercício sobre suas interações orais em inglês, durante um curso de formação continuada com foco em mobilidade digital, mediado por aplicativo de tecnologia móvel, o WhatsApp. As perguntas norteadoras são: Como os professores se sentem ao usar o recurso de áudio para falar inglês no WhatsApp? O fato de as mensagens de áudio serem feitas via WhatsApp os deixou mais à vontade do que em um encontro presencial? A metodologia é de base qualitativa com uso de questionário, entrevista e representações visuais das emoções. Os resultados indicam que parte dos participantes se sentiram mais confiantes e mais dispostos a se comunicar no WhatsApp, se comparado com contextos face a face. Por outro lado, outro grupo se sentiu mais inseguro para falar inglês com os recursos de gravação de áudio. Os resultados serão discutidos à luz da literatura revisada assim como as potencialidades desta tecnologia móvel para o desenvolvimento de habilidades orais na formação de professores de inglês. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/10396 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/10396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/10396/1194 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Linguística Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 1 (2017) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 1 (2017) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 1 (2017) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711099272036352 |