O USO DE FILMES LEGENDADOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: AQUISIÇÃO VOCABULAR EM LÍNGUA INGLESA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, BILL BOB ADONIS ARINOS LIMA E
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11772
Resumo: Este artigo trata de uma rotina pedagógica, que chamamos aqui de sequência didática (SD) (ZABALA 1998), orientada para uso em sala de aula de língua estrangeira (LE). Essa SD envolve o trabalho com filmes legendados (DÍAZ CINTAS 2004; 2005; 2008; GAMBIER 2006; DÍAZ CINTAS; REMAEL 2014) e tradução escrita, na vertente funcional (VERMEER 2004; REISS 2004; NORD 2001; 2005; 2006a; 2006b; 2009; 2010; 2012), e tem como foco a promoção da aquisição vocabular em LE. Para investigar a efetividade da SD, foi conduzida uma pesquisa (Parecer: 1.322.500 – CEP/UFC) com uma turma de Ensino Médio em uma escola pública de Fortaleza, no Ceará. A pesquisa mediu a aquisição vocabular em língua inglesa (LI) dos participantes que atingiu a média percentual de 56,48% quando considerada a partir da carência vocabular encontrada no pré-teste. 
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spelling O USO DE FILMES LEGENDADOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: AQUISIÇÃO VOCABULAR EM LÍNGUA INGLESAPalavras-chave: Ensino. Língua estrangeira. Filme legendado. Aquisição vocabular. Tradução.Este artigo trata de uma rotina pedagógica, que chamamos aqui de sequência didática (SD) (ZABALA 1998), orientada para uso em sala de aula de língua estrangeira (LE). Essa SD envolve o trabalho com filmes legendados (DÍAZ CINTAS 2004; 2005; 2008; GAMBIER 2006; DÍAZ CINTAS; REMAEL 2014) e tradução escrita, na vertente funcional (VERMEER 2004; REISS 2004; NORD 2001; 2005; 2006a; 2006b; 2009; 2010; 2012), e tem como foco a promoção da aquisição vocabular em LE. Para investigar a efetividade da SD, foi conduzida uma pesquisa (Parecer: 1.322.500 – CEP/UFC) com uma turma de Ensino Médio em uma escola pública de Fortaleza, no Ceará. A pesquisa mediu a aquisição vocabular em língua inglesa (LI) dos participantes que atingiu a média percentual de 56,48% quando considerada a partir da carência vocabular encontrada no pré-teste. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisUniversidade Federal do CearáSOUSA, BILL BOB ADONIS ARINOS LIMA E2018-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11772Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/11772/1125611283Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-18T13:33:50Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/11772Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2018-04-18T13:33:50Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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