Teletandem and Performativity
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5536 |
Resumo: | ABSTRACTTeletandem is a virtual autonomous webcam-based context (image, voice and text), where two students help each other learn their native (or other) language through intercultural and linguistic collaboration. Performative Theory can shed light into the constitution of these students’ subjectivities, as they engage into linguistic performances of highlighting and discussing differences between their countries during teletandem. Based on critical approaches to discourse and intercultural communication, my analysis shows that this online intercultural contact opens innovative possibilities for foreign language teachers to promote intercultural contact with “the different”. However, without teacher mediation, teletandem interactions may fall into shallow performances of sedimented and pre-given representations of self and other. I conclude with a discussion of relevant points to foreign language teachers.Key-words: teletandem, tandem, telecollaboration, performativity, foreign languageRESUMOTeletandem é um contexto virtual e autônomo que utiliza webcam (imagem, voz e texto) e no qual dois aprendizes ajudam um ao outro a aprender sua língua materna (ou língua de proficiência), por meio da colaboração intercultural e linguística. A Teoria da Performatividade pode lançar luz sobre a constituição de identidades desses alunos já que, durante as interações em teletandem, eles percebem, marcam e discutem as diferenças entre os dois países. Com base em abordagens críticas ao discurso e a comunicação intercultural, minha análise busca mostrar que esse contato intercultural on-line abre possibilidades inovadoras para professores de línguas estrangeiras para promover o contato intercultural com o "diferente". No entanto, sem a mediação do professor, as interações de teletandem podem resultar em performances superficiais de representações sedimentadas e pré-determinadas de si e do outro. Por fim, o artigo levanta questões acerca da comunicação intercultural mediada pela tecnologia que podem ser relevantes para professores de línguas estrangeiras. Palavras-chave: teletandem, tandem, telecolaboração, performatividade, ensino de língua estrangeira. |
id |
UFMG-7_fe29a497c77c3b9774fe21533e3aa8f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/5536 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Teletandem and PerformativityABSTRACTTeletandem is a virtual autonomous webcam-based context (image, voice and text), where two students help each other learn their native (or other) language through intercultural and linguistic collaboration. Performative Theory can shed light into the constitution of these students’ subjectivities, as they engage into linguistic performances of highlighting and discussing differences between their countries during teletandem. Based on critical approaches to discourse and intercultural communication, my analysis shows that this online intercultural contact opens innovative possibilities for foreign language teachers to promote intercultural contact with “the different”. However, without teacher mediation, teletandem interactions may fall into shallow performances of sedimented and pre-given representations of self and other. I conclude with a discussion of relevant points to foreign language teachers.Key-words: teletandem, tandem, telecollaboration, performativity, foreign languageRESUMOTeletandem é um contexto virtual e autônomo que utiliza webcam (imagem, voz e texto) e no qual dois aprendizes ajudam um ao outro a aprender sua língua materna (ou língua de proficiência), por meio da colaboração intercultural e linguística. A Teoria da Performatividade pode lançar luz sobre a constituição de identidades desses alunos já que, durante as interações em teletandem, eles percebem, marcam e discutem as diferenças entre os dois países. Com base em abordagens críticas ao discurso e a comunicação intercultural, minha análise busca mostrar que esse contato intercultural on-line abre possibilidades inovadoras para professores de línguas estrangeiras para promover o contato intercultural com o "diferente". No entanto, sem a mediação do professor, as interações de teletandem podem resultar em performances superficiais de representações sedimentadas e pré-determinadas de si e do outro. Por fim, o artigo levanta questões acerca da comunicação intercultural mediada pela tecnologia que podem ser relevantes para professores de línguas estrangeiras. Palavras-chave: teletandem, tandem, telecolaboração, performatividade, ensino de língua estrangeira. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisFAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São PauloTelles, João Antonio2015-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5536Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5536/6747http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5536/293info:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-20T13:16:37Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/5536Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2015-02-20T13:16:37Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teletandem and Performativity |
title |
Teletandem and Performativity |
spellingShingle |
Teletandem and Performativity Telles, João Antonio |
title_short |
Teletandem and Performativity |
title_full |
Teletandem and Performativity |
title_fullStr |
Teletandem and Performativity |
title_full_unstemmed |
Teletandem and Performativity |
title_sort |
Teletandem and Performativity |
author |
Telles, João Antonio |
author_facet |
Telles, João Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Telles, João Antonio |
description |
ABSTRACTTeletandem is a virtual autonomous webcam-based context (image, voice and text), where two students help each other learn their native (or other) language through intercultural and linguistic collaboration. Performative Theory can shed light into the constitution of these students’ subjectivities, as they engage into linguistic performances of highlighting and discussing differences between their countries during teletandem. Based on critical approaches to discourse and intercultural communication, my analysis shows that this online intercultural contact opens innovative possibilities for foreign language teachers to promote intercultural contact with “the different”. However, without teacher mediation, teletandem interactions may fall into shallow performances of sedimented and pre-given representations of self and other. I conclude with a discussion of relevant points to foreign language teachers.Key-words: teletandem, tandem, telecollaboration, performativity, foreign languageRESUMOTeletandem é um contexto virtual e autônomo que utiliza webcam (imagem, voz e texto) e no qual dois aprendizes ajudam um ao outro a aprender sua língua materna (ou língua de proficiência), por meio da colaboração intercultural e linguística. A Teoria da Performatividade pode lançar luz sobre a constituição de identidades desses alunos já que, durante as interações em teletandem, eles percebem, marcam e discutem as diferenças entre os dois países. Com base em abordagens críticas ao discurso e a comunicação intercultural, minha análise busca mostrar que esse contato intercultural on-line abre possibilidades inovadoras para professores de línguas estrangeiras para promover o contato intercultural com o "diferente". No entanto, sem a mediação do professor, as interações de teletandem podem resultar em performances superficiais de representações sedimentadas e pré-determinadas de si e do outro. Por fim, o artigo levanta questões acerca da comunicação intercultural mediada pela tecnologia que podem ser relevantes para professores de línguas estrangeiras. Palavras-chave: teletandem, tandem, telecolaboração, performatividade, ensino de língua estrangeira. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5536 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5536/6747 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5536/293 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711100454830080 |