Teletandem and Performativity

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Telles, João Antonio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5536
Resumo: ABSTRACTTeletandem is a virtual autonomous webcam-based context (image, voice and text), where two students help each other learn their native (or other) language through intercultural and linguistic collaboration. Performative Theory can shed light into the constitution of these students’ subjectivities, as they engage into linguistic performances of highlighting and discussing differences between their countries during teletandem. Based on critical approaches to discourse and intercultural communication, my analysis shows that this online intercultural contact opens innovative possibilities for foreign language teachers to promote intercultural contact with “the different”. However, without teacher mediation, teletandem interactions may fall into shallow performances of sedimented and pre-given representations of self and other. I conclude with a discussion of relevant points to foreign language teachers.Key-words: teletandem, tandem, telecollaboration, performativity, foreign languageRESUMOTeletandem é um contexto virtual e autônomo que utiliza webcam (imagem, voz e texto) e no qual dois aprendizes ajudam um ao outro a aprender sua língua materna (ou língua de proficiência), por meio da colaboração intercultural e linguística. A Teoria da Performatividade pode lançar luz sobre a constituição de identidades desses alunos já que, durante as interações em teletandem, eles percebem, marcam e discutem as diferenças entre os dois países. Com base em abordagens críticas ao discurso e a comunicação intercultural, minha análise busca mostrar que esse contato intercultural on-line abre possibilidades inovadoras para professores de línguas estrangeiras para promover o contato intercultural com o "diferente". No entanto, sem a mediação do professor, as interações de teletandem podem resultar em performances superficiais de representações sedimentadas e pré-determinadas de si e do outro. Por fim, o artigo levanta questões acerca da comunicação intercultural mediada pela tecnologia que podem ser relevantes para professores de línguas estrangeiras. Palavras-chave: teletandem, tandem, telecolaboração, performatividade, ensino de língua estrangeira. 
id UFMG-7_fe29a497c77c3b9774fe21533e3aa8f4
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/5536
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Teletandem and PerformativityABSTRACTTeletandem is a virtual autonomous webcam-based context (image, voice and text), where two students help each other learn their native (or other) language through intercultural and linguistic collaboration. Performative Theory can shed light into the constitution of these students’ subjectivities, as they engage into linguistic performances of highlighting and discussing differences between their countries during teletandem. Based on critical approaches to discourse and intercultural communication, my analysis shows that this online intercultural contact opens innovative possibilities for foreign language teachers to promote intercultural contact with “the different”. However, without teacher mediation, teletandem interactions may fall into shallow performances of sedimented and pre-given representations of self and other. I conclude with a discussion of relevant points to foreign language teachers.Key-words: teletandem, tandem, telecollaboration, performativity, foreign languageRESUMOTeletandem é um contexto virtual e autônomo que utiliza webcam (imagem, voz e texto) e no qual dois aprendizes ajudam um ao outro a aprender sua língua materna (ou língua de proficiência), por meio da colaboração intercultural e linguística. A Teoria da Performatividade pode lançar luz sobre a constituição de identidades desses alunos já que, durante as interações em teletandem, eles percebem, marcam e discutem as diferenças entre os dois países. Com base em abordagens críticas ao discurso e a comunicação intercultural, minha análise busca mostrar que esse contato intercultural on-line abre possibilidades inovadoras para professores de línguas estrangeiras para promover o contato intercultural com o "diferente". No entanto, sem a mediação do professor, as interações de teletandem podem resultar em performances superficiais de representações sedimentadas e pré-determinadas de si e do outro. Por fim, o artigo levanta questões acerca da comunicação intercultural mediada pela tecnologia que podem ser relevantes para professores de línguas estrangeiras. Palavras-chave: teletandem, tandem, telecolaboração, performatividade, ensino de língua estrangeira. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisFAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São PauloTelles, João Antonio2015-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5536Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5536/6747http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5536/293info:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-20T13:16:37Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/5536Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2015-02-20T13:16:37Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Teletandem and Performativity
title Teletandem and Performativity
spellingShingle Teletandem and Performativity
Telles, João Antonio
title_short Teletandem and Performativity
title_full Teletandem and Performativity
title_fullStr Teletandem and Performativity
title_full_unstemmed Teletandem and Performativity
title_sort Teletandem and Performativity
author Telles, João Antonio
author_facet Telles, João Antonio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Telles, João Antonio
description ABSTRACTTeletandem is a virtual autonomous webcam-based context (image, voice and text), where two students help each other learn their native (or other) language through intercultural and linguistic collaboration. Performative Theory can shed light into the constitution of these students’ subjectivities, as they engage into linguistic performances of highlighting and discussing differences between their countries during teletandem. Based on critical approaches to discourse and intercultural communication, my analysis shows that this online intercultural contact opens innovative possibilities for foreign language teachers to promote intercultural contact with “the different”. However, without teacher mediation, teletandem interactions may fall into shallow performances of sedimented and pre-given representations of self and other. I conclude with a discussion of relevant points to foreign language teachers.Key-words: teletandem, tandem, telecollaboration, performativity, foreign languageRESUMOTeletandem é um contexto virtual e autônomo que utiliza webcam (imagem, voz e texto) e no qual dois aprendizes ajudam um ao outro a aprender sua língua materna (ou língua de proficiência), por meio da colaboração intercultural e linguística. A Teoria da Performatividade pode lançar luz sobre a constituição de identidades desses alunos já que, durante as interações em teletandem, eles percebem, marcam e discutem as diferenças entre os dois países. Com base em abordagens críticas ao discurso e a comunicação intercultural, minha análise busca mostrar que esse contato intercultural on-line abre possibilidades inovadoras para professores de línguas estrangeiras para promover o contato intercultural com o "diferente". No entanto, sem a mediação do professor, as interações de teletandem podem resultar em performances superficiais de representações sedimentadas e pré-determinadas de si e do outro. Por fim, o artigo levanta questões acerca da comunicação intercultural mediada pela tecnologia que podem ser relevantes para professores de línguas estrangeiras. Palavras-chave: teletandem, tandem, telecolaboração, performatividade, ensino de língua estrangeira. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-20
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5536
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5536/6747
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5536/293
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711100454830080