Cognição e aprendizagem de L2: o que nos diz a pesquisa nos paradigmas simbólico e conexionista
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/743 |
Resumo: | Este artigo apresenta os principais aspectos teóricos de dois paradigmas de investigação da cognição humana – o simbólico e o conexionista – e discute como a pesquisa em cada paradigma tem fomentado os estudos sobre aprendizagem de L2. O paradigma simbólico postula a existência de representações mentais através de regras lógicas e símbolos para explicar a aquisição e a utilização do conhecimento. O paradigma conexionista parte da premissa de que o processamento cognitivo está relacionado à maneira pela qual os neurônios se interconectam no cérebro. A partir dessas duas abordagens, o artigo examina como construtos tais como tipos de conhecimento, tipos de memória, processamento do insumo e atenção são apresentados nas duas teorias e como vêm sendo utilizados na pesquisa em L2. |
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Cognição e aprendizagem de L2: o que nos diz a pesquisa nos paradigmas simbólico e conexionistaEste artigo apresenta os principais aspectos teóricos de dois paradigmas de investigação da cognição humana – o simbólico e o conexionista – e discute como a pesquisa em cada paradigma tem fomentado os estudos sobre aprendizagem de L2. O paradigma simbólico postula a existência de representações mentais através de regras lógicas e símbolos para explicar a aquisição e a utilização do conhecimento. O paradigma conexionista parte da premissa de que o processamento cognitivo está relacionado à maneira pela qual os neurônios se interconectam no cérebro. A partir dessas duas abordagens, o artigo examina como construtos tais como tipos de conhecimento, tipos de memória, processamento do insumo e atenção são apresentados nas duas teorias e como vêm sendo utilizados na pesquisa em L2. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisMota, MailceZimmer, Márcia Cristina2012-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/743Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 5, No 2 (2005)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 5, No 2 (2005)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 5, No 2 (2005)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/743/839info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-13T21:34:56Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/743Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-13T21:34:56Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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