Uso de plasma rico em plaquetas em úlceras de córnea em cães

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Merlini,N.B.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fonzar,J.F., Perches,C.S., Sereno,M.G., Souza,V.L., Estanislau,C.A., Rodas,N.R., Ranzani,J J.T., Maia,L., Padovani,C.R., Brandão,C. V. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352014000601742
Resumo: Este trabalho teve por objetivo avaliar, clínica e macroscopicamente, o tratamento adjuvante com plasma rico em plaquetas na forma de colírio ou tampão, em úlceras de córnea de cães atendidos no Serviço de Oftalmologia Veterinária. Foram analisados 20 olhos com diagnóstico de ceratite ulcerativa, distribuídos em dois grupos experimentais. O grupo colírio (GC) foi constituído por olhos tratados topicamente com colírio autólogo de plasma rico em plaquetas (PRP), e o grupo tampão (GT) por olhos submetidos ao tratamento à base de tampão sólido de PRP, associado ao recobrimento com terceira pálpebra para retenção deste. Os grupos foram avaliados, por meio de avaliação clínica, macroscópica e análise da redução do defeito epitelial, em diferentes momentos, aos três, cinco, dez, 15 e 30 dias, com exceção do terceiro dia no GT. O recobrimento da terceira pálpebra foi removido no quinto dia no GT. Em ambos os grupos, houve redução dos sinais de inflamação, melhora na sensibilidade ocular e adequada reparação do defeito epitelial. Todos os olhos do GT apresentaram completa cicatrização no quinto dia e 70% no GC, atingindo a totalidade no 10º dia. O PRP na forma de colírio ou tampão é uma excelente terapia adjuvante a ser instituída no tratamento clínico da úlcera de córnea em cães, pois atua na diminuição dos sinais inflamatórios, da dor ocular e auxilia potencialmente na cicatrização do defeito epitelial.
id UFMG-8_20a2d61b5b8c409b03aa0a269af8dc13
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-09352014000601742
network_acronym_str UFMG-8
network_name_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Uso de plasma rico em plaquetas em úlceras de córnea em cãesc ãodefeito epitelialfatores de crescimentoPRPEste trabalho teve por objetivo avaliar, clínica e macroscopicamente, o tratamento adjuvante com plasma rico em plaquetas na forma de colírio ou tampão, em úlceras de córnea de cães atendidos no Serviço de Oftalmologia Veterinária. Foram analisados 20 olhos com diagnóstico de ceratite ulcerativa, distribuídos em dois grupos experimentais. O grupo colírio (GC) foi constituído por olhos tratados topicamente com colírio autólogo de plasma rico em plaquetas (PRP), e o grupo tampão (GT) por olhos submetidos ao tratamento à base de tampão sólido de PRP, associado ao recobrimento com terceira pálpebra para retenção deste. Os grupos foram avaliados, por meio de avaliação clínica, macroscópica e análise da redução do defeito epitelial, em diferentes momentos, aos três, cinco, dez, 15 e 30 dias, com exceção do terceiro dia no GT. O recobrimento da terceira pálpebra foi removido no quinto dia no GT. Em ambos os grupos, houve redução dos sinais de inflamação, melhora na sensibilidade ocular e adequada reparação do defeito epitelial. Todos os olhos do GT apresentaram completa cicatrização no quinto dia e 70% no GC, atingindo a totalidade no 10º dia. O PRP na forma de colírio ou tampão é uma excelente terapia adjuvante a ser instituída no tratamento clínico da úlcera de córnea em cães, pois atua na diminuição dos sinais inflamatórios, da dor ocular e auxilia potencialmente na cicatrização do defeito epitelial.Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352014000601742Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.66 n.6 2014reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/1678-6906info:eu-repo/semantics/openAccessMerlini,N.B.Fonzar,J.F.Perches,C.S.Sereno,M.G.Souza,V.L.Estanislau,C.A.Rodas,N.R.Ranzani,J J.T.Maia,L.Padovani,C.R.Brandão,C. V. S.por2015-10-27T00:00:00Zoai:scielo:S0102-09352014000601742Revistahttps://www.scielo.br/j/abmvz/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjournal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br1678-41620102-0935opendoar:2015-10-27T00:00Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de plasma rico em plaquetas em úlceras de córnea em cães
title Uso de plasma rico em plaquetas em úlceras de córnea em cães
spellingShingle Uso de plasma rico em plaquetas em úlceras de córnea em cães
Merlini,N.B.
c ão
defeito epitelial
fatores de crescimento
PRP
title_short Uso de plasma rico em plaquetas em úlceras de córnea em cães
title_full Uso de plasma rico em plaquetas em úlceras de córnea em cães
title_fullStr Uso de plasma rico em plaquetas em úlceras de córnea em cães
title_full_unstemmed Uso de plasma rico em plaquetas em úlceras de córnea em cães
title_sort Uso de plasma rico em plaquetas em úlceras de córnea em cães
author Merlini,N.B.
author_facet Merlini,N.B.
Fonzar,J.F.
Perches,C.S.
Sereno,M.G.
Souza,V.L.
Estanislau,C.A.
Rodas,N.R.
Ranzani,J J.T.
Maia,L.
Padovani,C.R.
Brandão,C. V. S.
author_role author
author2 Fonzar,J.F.
Perches,C.S.
Sereno,M.G.
Souza,V.L.
Estanislau,C.A.
Rodas,N.R.
Ranzani,J J.T.
Maia,L.
Padovani,C.R.
Brandão,C. V. S.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Merlini,N.B.
Fonzar,J.F.
Perches,C.S.
Sereno,M.G.
Souza,V.L.
Estanislau,C.A.
Rodas,N.R.
Ranzani,J J.T.
Maia,L.
Padovani,C.R.
Brandão,C. V. S.
dc.subject.por.fl_str_mv c ão
defeito epitelial
fatores de crescimento
PRP
topic c ão
defeito epitelial
fatores de crescimento
PRP
description Este trabalho teve por objetivo avaliar, clínica e macroscopicamente, o tratamento adjuvante com plasma rico em plaquetas na forma de colírio ou tampão, em úlceras de córnea de cães atendidos no Serviço de Oftalmologia Veterinária. Foram analisados 20 olhos com diagnóstico de ceratite ulcerativa, distribuídos em dois grupos experimentais. O grupo colírio (GC) foi constituído por olhos tratados topicamente com colírio autólogo de plasma rico em plaquetas (PRP), e o grupo tampão (GT) por olhos submetidos ao tratamento à base de tampão sólido de PRP, associado ao recobrimento com terceira pálpebra para retenção deste. Os grupos foram avaliados, por meio de avaliação clínica, macroscópica e análise da redução do defeito epitelial, em diferentes momentos, aos três, cinco, dez, 15 e 30 dias, com exceção do terceiro dia no GT. O recobrimento da terceira pálpebra foi removido no quinto dia no GT. Em ambos os grupos, houve redução dos sinais de inflamação, melhora na sensibilidade ocular e adequada reparação do defeito epitelial. Todos os olhos do GT apresentaram completa cicatrização no quinto dia e 70% no GC, atingindo a totalidade no 10º dia. O PRP na forma de colírio ou tampão é uma excelente terapia adjuvante a ser instituída no tratamento clínico da úlcera de córnea em cães, pois atua na diminuição dos sinais inflamatórios, da dor ocular e auxilia potencialmente na cicatrização do defeito epitelial.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352014000601742
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352014000601742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-6906
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
dc.source.none.fl_str_mv Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.66 n.6 2014
reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
collection Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv journal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br
_version_ 1750220888170561536