Linfoma mediastinal em equino - relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gravena,K.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rivera,G.G., Navarrete,R.A., Jark,P.C., Camacho,A.A., Lacerda-Neto,J.C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352018000100057
Resumo: RESUMO Uma égua SRD, com 20 anos de idade, foi encaminhada ao hospital veterinário com histórico de emagrecimento, perda de apetite e aumento de volume na região peitoral e no pescoço. Aos exames físico e laboratorial, constatou-se que o animal apresentava taquicardia, taquipneia, hiperproteinemia, hiperfibrinogenemia e hipoalbuminemia. À auscultação cardíaca, os sons das válvulas pulmonar e aórtica não foram audíveis. Realizaram-se as avaliações eletrocardiográfica e ecodopplercardiográfica transtorácica bilateral, nas quais se observaram presença de efusão pleural e deslocamento caudal do coração. Na varredura ultrassonográfica ao redor do coração, constatou-se a presença de uma massa na base do coração. Para tentar amenizar o quadro respiratório, foi realizada drenagem torácica. A efusão pleural apresentava característica serossanguinolenta, com padrão citológico inflamatório. Algumas horas após retornar a baia, o animal veio a óbito. Realizou-se a necropsia, na qual pôde ser observada a presença da massa posicionada ao redor do tronco braquiocefálico. Na análise histopatológica, diagnosticou-se o linfoma difuso de células pequenas e médias.
id UFMG-8_831a5e9d3d81a3eacd237397f42e5879
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-09352018000100057
network_acronym_str UFMG-8
network_name_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Linfoma mediastinal em equino - relato de casoneoplasia hematopoiéticaecodopplercardiografiacavaloRESUMO Uma égua SRD, com 20 anos de idade, foi encaminhada ao hospital veterinário com histórico de emagrecimento, perda de apetite e aumento de volume na região peitoral e no pescoço. Aos exames físico e laboratorial, constatou-se que o animal apresentava taquicardia, taquipneia, hiperproteinemia, hiperfibrinogenemia e hipoalbuminemia. À auscultação cardíaca, os sons das válvulas pulmonar e aórtica não foram audíveis. Realizaram-se as avaliações eletrocardiográfica e ecodopplercardiográfica transtorácica bilateral, nas quais se observaram presença de efusão pleural e deslocamento caudal do coração. Na varredura ultrassonográfica ao redor do coração, constatou-se a presença de uma massa na base do coração. Para tentar amenizar o quadro respiratório, foi realizada drenagem torácica. A efusão pleural apresentava característica serossanguinolenta, com padrão citológico inflamatório. Algumas horas após retornar a baia, o animal veio a óbito. Realizou-se a necropsia, na qual pôde ser observada a presença da massa posicionada ao redor do tronco braquiocefálico. Na análise histopatológica, diagnosticou-se o linfoma difuso de células pequenas e médias.Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352018000100057Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.70 n.1 2018reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/1678-4162-9424info:eu-repo/semantics/openAccessGravena,K.Rivera,G.G.Navarrete,R.A.Jark,P.C.Camacho,A.A.Lacerda-Neto,J.C.por2018-04-23T00:00:00Zoai:scielo:S0102-09352018000100057Revistahttps://www.scielo.br/j/abmvz/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjournal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br1678-41620102-0935opendoar:2018-04-23T00:00Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Linfoma mediastinal em equino - relato de caso
title Linfoma mediastinal em equino - relato de caso
spellingShingle Linfoma mediastinal em equino - relato de caso
Gravena,K.
neoplasia hematopoiética
ecodopplercardiografia
cavalo
title_short Linfoma mediastinal em equino - relato de caso
title_full Linfoma mediastinal em equino - relato de caso
title_fullStr Linfoma mediastinal em equino - relato de caso
title_full_unstemmed Linfoma mediastinal em equino - relato de caso
title_sort Linfoma mediastinal em equino - relato de caso
author Gravena,K.
author_facet Gravena,K.
Rivera,G.G.
Navarrete,R.A.
Jark,P.C.
Camacho,A.A.
Lacerda-Neto,J.C.
author_role author
author2 Rivera,G.G.
Navarrete,R.A.
Jark,P.C.
Camacho,A.A.
Lacerda-Neto,J.C.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gravena,K.
Rivera,G.G.
Navarrete,R.A.
Jark,P.C.
Camacho,A.A.
Lacerda-Neto,J.C.
dc.subject.por.fl_str_mv neoplasia hematopoiética
ecodopplercardiografia
cavalo
topic neoplasia hematopoiética
ecodopplercardiografia
cavalo
description RESUMO Uma égua SRD, com 20 anos de idade, foi encaminhada ao hospital veterinário com histórico de emagrecimento, perda de apetite e aumento de volume na região peitoral e no pescoço. Aos exames físico e laboratorial, constatou-se que o animal apresentava taquicardia, taquipneia, hiperproteinemia, hiperfibrinogenemia e hipoalbuminemia. À auscultação cardíaca, os sons das válvulas pulmonar e aórtica não foram audíveis. Realizaram-se as avaliações eletrocardiográfica e ecodopplercardiográfica transtorácica bilateral, nas quais se observaram presença de efusão pleural e deslocamento caudal do coração. Na varredura ultrassonográfica ao redor do coração, constatou-se a presença de uma massa na base do coração. Para tentar amenizar o quadro respiratório, foi realizada drenagem torácica. A efusão pleural apresentava característica serossanguinolenta, com padrão citológico inflamatório. Algumas horas após retornar a baia, o animal veio a óbito. Realizou-se a necropsia, na qual pôde ser observada a presença da massa posicionada ao redor do tronco braquiocefálico. Na análise histopatológica, diagnosticou-se o linfoma difuso de células pequenas e médias.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352018000100057
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352018000100057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-4162-9424
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
dc.source.none.fl_str_mv Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.70 n.1 2018
reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
collection Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv journal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br
_version_ 1750220891389689856