Silos experimentais para avaliação da silagem de três genótipos de girassol (Helianthus annuus L.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,L.G.R.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Gonçalves,L.C., Tomich,T.R., Borges,I., Rodriguez,N.M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352005000500015
Resumo: Três tipos de silos experimentais foram utilizados para a avaliação das silagens de três genótipos de girassol: A) silo padrão com válvula de Bunsen; B) silo dotado de compartimento para efluentes e C) silo com válvula de Bunsen e compartimento para efluentes. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, em esquema fatorial 3×3 (genótipos × tipos de silos) com três repetições. As características avaliadas foram: matéria seca (MS), densidade, proteína bruta (PB), nitrogênio amoniacal (N-NH3/N-T), pH, carboidratos solúveis (CHO), ácidos orgânicos, constituintes da parede celular, extrato etéreo (EE) e digestibilidade in vitro da matéria seca (DIVMS). As silagens obtidas nos silos B e C apresentaram os maiores valores de MS e menores de NH3/N-T. Os valores de pH se equivaleram nos três tipos de silos, enquanto os teores de CHO foram menores para as silagens obtidas nos silos B e C. Os silos dotados de compartimento para efluentes apresentaram os maiores valores de ácido láctico. As frações fibrosas, EE e DIVMS não sofreram influência dos tipos de silos. A presença ou ausência da válvula de Bunsen não influenciou os parâmetros avaliados. A presença do compartimento para efluentes afetou a qualidade e o valor nutritivo da silagem de girassol.
id UFMG-8_850ab6525be5d6175ced376ccc4c9d3f
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-09352005000500015
network_acronym_str UFMG-8
network_name_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Silos experimentais para avaliação da silagem de três genótipos de girassol (Helianthus annuus L.)girassolefluentefermentaçãosilagemtipo de siloTrês tipos de silos experimentais foram utilizados para a avaliação das silagens de três genótipos de girassol: A) silo padrão com válvula de Bunsen; B) silo dotado de compartimento para efluentes e C) silo com válvula de Bunsen e compartimento para efluentes. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, em esquema fatorial 3×3 (genótipos × tipos de silos) com três repetições. As características avaliadas foram: matéria seca (MS), densidade, proteína bruta (PB), nitrogênio amoniacal (N-NH3/N-T), pH, carboidratos solúveis (CHO), ácidos orgânicos, constituintes da parede celular, extrato etéreo (EE) e digestibilidade in vitro da matéria seca (DIVMS). As silagens obtidas nos silos B e C apresentaram os maiores valores de MS e menores de NH3/N-T. Os valores de pH se equivaleram nos três tipos de silos, enquanto os teores de CHO foram menores para as silagens obtidas nos silos B e C. Os silos dotados de compartimento para efluentes apresentaram os maiores valores de ácido láctico. As frações fibrosas, EE e DIVMS não sofreram influência dos tipos de silos. A presença ou ausência da válvula de Bunsen não influenciou os parâmetros avaliados. A presença do compartimento para efluentes afetou a qualidade e o valor nutritivo da silagem de girassol.Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária2005-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352005000500015Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.57 n.5 2005reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/S0102-09352005000500015info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,L.G.R.Gonçalves,L.C.Tomich,T.R.Borges,I.Rodriguez,N.M.por2005-12-08T00:00:00Zoai:scielo:S0102-09352005000500015Revistahttps://www.scielo.br/j/abmvz/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjournal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br1678-41620102-0935opendoar:2005-12-08T00:00Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Silos experimentais para avaliação da silagem de três genótipos de girassol (Helianthus annuus L.)
title Silos experimentais para avaliação da silagem de três genótipos de girassol (Helianthus annuus L.)
spellingShingle Silos experimentais para avaliação da silagem de três genótipos de girassol (Helianthus annuus L.)
Pereira,L.G.R.
girassol
efluente
fermentação
silagem
tipo de silo
title_short Silos experimentais para avaliação da silagem de três genótipos de girassol (Helianthus annuus L.)
title_full Silos experimentais para avaliação da silagem de três genótipos de girassol (Helianthus annuus L.)
title_fullStr Silos experimentais para avaliação da silagem de três genótipos de girassol (Helianthus annuus L.)
title_full_unstemmed Silos experimentais para avaliação da silagem de três genótipos de girassol (Helianthus annuus L.)
title_sort Silos experimentais para avaliação da silagem de três genótipos de girassol (Helianthus annuus L.)
author Pereira,L.G.R.
author_facet Pereira,L.G.R.
Gonçalves,L.C.
Tomich,T.R.
Borges,I.
Rodriguez,N.M.
author_role author
author2 Gonçalves,L.C.
Tomich,T.R.
Borges,I.
Rodriguez,N.M.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,L.G.R.
Gonçalves,L.C.
Tomich,T.R.
Borges,I.
Rodriguez,N.M.
dc.subject.por.fl_str_mv girassol
efluente
fermentação
silagem
tipo de silo
topic girassol
efluente
fermentação
silagem
tipo de silo
description Três tipos de silos experimentais foram utilizados para a avaliação das silagens de três genótipos de girassol: A) silo padrão com válvula de Bunsen; B) silo dotado de compartimento para efluentes e C) silo com válvula de Bunsen e compartimento para efluentes. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, em esquema fatorial 3×3 (genótipos × tipos de silos) com três repetições. As características avaliadas foram: matéria seca (MS), densidade, proteína bruta (PB), nitrogênio amoniacal (N-NH3/N-T), pH, carboidratos solúveis (CHO), ácidos orgânicos, constituintes da parede celular, extrato etéreo (EE) e digestibilidade in vitro da matéria seca (DIVMS). As silagens obtidas nos silos B e C apresentaram os maiores valores de MS e menores de NH3/N-T. Os valores de pH se equivaleram nos três tipos de silos, enquanto os teores de CHO foram menores para as silagens obtidas nos silos B e C. Os silos dotados de compartimento para efluentes apresentaram os maiores valores de ácido láctico. As frações fibrosas, EE e DIVMS não sofreram influência dos tipos de silos. A presença ou ausência da válvula de Bunsen não influenciou os parâmetros avaliados. A presença do compartimento para efluentes afetou a qualidade e o valor nutritivo da silagem de girassol.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352005000500015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352005000500015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-09352005000500015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
dc.source.none.fl_str_mv Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.57 n.5 2005
reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
collection Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv journal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br
_version_ 1750220878910586880