Amendoim forrageiro manejado com baixos resíduos de pastejo por ovinos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alonzo,L.A.G.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ferreira,O.G.L., Vaz,R.Z., Costa,O.A.D., Motta,J.F., Brondani,W.C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352017000100173
Resumo: RESUMO O objetivo do trabalho foi estudar o comportamento produtivo do amendoim forrageiro (Arachis pintoi cv. Amarillo) sob diferentes intensidades de pastejo por ovinos em ambiente rotativo. Os tratamentos corresponderam a quatro intensidades de pastejo (muito leniente - ML, leniente - L, moderado - M e severo - S) representadas pelas alturas de resíduo de 11,2; 8,4; 5,9 e 3,2cm, que foram alocadas segundo um delineamento inteiramente ao acaso, com quatro repetições. As variáveis estudadas no pré e no pós-pastejo foram: massa de forragem, percentual de folhas e caules e índice de área foliar. Ao final do experimento, foi calculada a massa de forragem total acumulada, a taxa de acúmulo e a massa de forragem desaparecida. Os dados foram submetidos à análise de variância e ao teste de comparação de médias de Tukey (P< 0,05). Foi verificado que a intensidade de pastejo modifica a composição dos componentes morfológicos e a massa de forragem acumulada pelo amendoim forrageiro, todavia o índice de área foliar no pré-pastejo não é alterado. O amendoim forrageiro não deve ser utilizado sob pastejo intenso. Intensidades de pastejo de moderada a muito leniente proporcionam maior massa de forragem pré-pastejo e total acumulada, associada a menores intervalos entre pastejos.
id UFMG-8_e20ad9572369fae1ad9c05ff1bbdd816
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-09352017000100173
network_acronym_str UFMG-8
network_name_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Amendoim forrageiro manejado com baixos resíduos de pastejo por ovinosArachis pintoileguminosa forrageiralotação rotacionadaresíduo de pastejoRESUMO O objetivo do trabalho foi estudar o comportamento produtivo do amendoim forrageiro (Arachis pintoi cv. Amarillo) sob diferentes intensidades de pastejo por ovinos em ambiente rotativo. Os tratamentos corresponderam a quatro intensidades de pastejo (muito leniente - ML, leniente - L, moderado - M e severo - S) representadas pelas alturas de resíduo de 11,2; 8,4; 5,9 e 3,2cm, que foram alocadas segundo um delineamento inteiramente ao acaso, com quatro repetições. As variáveis estudadas no pré e no pós-pastejo foram: massa de forragem, percentual de folhas e caules e índice de área foliar. Ao final do experimento, foi calculada a massa de forragem total acumulada, a taxa de acúmulo e a massa de forragem desaparecida. Os dados foram submetidos à análise de variância e ao teste de comparação de médias de Tukey (P< 0,05). Foi verificado que a intensidade de pastejo modifica a composição dos componentes morfológicos e a massa de forragem acumulada pelo amendoim forrageiro, todavia o índice de área foliar no pré-pastejo não é alterado. O amendoim forrageiro não deve ser utilizado sob pastejo intenso. Intensidades de pastejo de moderada a muito leniente proporcionam maior massa de forragem pré-pastejo e total acumulada, associada a menores intervalos entre pastejos.Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária2017-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352017000100173Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.69 n.1 2017reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/1678-4162-9157info:eu-repo/semantics/openAccessAlonzo,L.A.G.Ferreira,O.G.L.Vaz,R.Z.Costa,O.A.D.Motta,J.F.Brondani,W.C.por2017-03-20T00:00:00Zoai:scielo:S0102-09352017000100173Revistahttps://www.scielo.br/j/abmvz/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjournal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br1678-41620102-0935opendoar:2017-03-20T00:00Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Amendoim forrageiro manejado com baixos resíduos de pastejo por ovinos
title Amendoim forrageiro manejado com baixos resíduos de pastejo por ovinos
spellingShingle Amendoim forrageiro manejado com baixos resíduos de pastejo por ovinos
Alonzo,L.A.G.
Arachis pintoi
leguminosa forrageira
lotação rotacionada
resíduo de pastejo
title_short Amendoim forrageiro manejado com baixos resíduos de pastejo por ovinos
title_full Amendoim forrageiro manejado com baixos resíduos de pastejo por ovinos
title_fullStr Amendoim forrageiro manejado com baixos resíduos de pastejo por ovinos
title_full_unstemmed Amendoim forrageiro manejado com baixos resíduos de pastejo por ovinos
title_sort Amendoim forrageiro manejado com baixos resíduos de pastejo por ovinos
author Alonzo,L.A.G.
author_facet Alonzo,L.A.G.
Ferreira,O.G.L.
Vaz,R.Z.
Costa,O.A.D.
Motta,J.F.
Brondani,W.C.
author_role author
author2 Ferreira,O.G.L.
Vaz,R.Z.
Costa,O.A.D.
Motta,J.F.
Brondani,W.C.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alonzo,L.A.G.
Ferreira,O.G.L.
Vaz,R.Z.
Costa,O.A.D.
Motta,J.F.
Brondani,W.C.
dc.subject.por.fl_str_mv Arachis pintoi
leguminosa forrageira
lotação rotacionada
resíduo de pastejo
topic Arachis pintoi
leguminosa forrageira
lotação rotacionada
resíduo de pastejo
description RESUMO O objetivo do trabalho foi estudar o comportamento produtivo do amendoim forrageiro (Arachis pintoi cv. Amarillo) sob diferentes intensidades de pastejo por ovinos em ambiente rotativo. Os tratamentos corresponderam a quatro intensidades de pastejo (muito leniente - ML, leniente - L, moderado - M e severo - S) representadas pelas alturas de resíduo de 11,2; 8,4; 5,9 e 3,2cm, que foram alocadas segundo um delineamento inteiramente ao acaso, com quatro repetições. As variáveis estudadas no pré e no pós-pastejo foram: massa de forragem, percentual de folhas e caules e índice de área foliar. Ao final do experimento, foi calculada a massa de forragem total acumulada, a taxa de acúmulo e a massa de forragem desaparecida. Os dados foram submetidos à análise de variância e ao teste de comparação de médias de Tukey (P< 0,05). Foi verificado que a intensidade de pastejo modifica a composição dos componentes morfológicos e a massa de forragem acumulada pelo amendoim forrageiro, todavia o índice de área foliar no pré-pastejo não é alterado. O amendoim forrageiro não deve ser utilizado sob pastejo intenso. Intensidades de pastejo de moderada a muito leniente proporcionam maior massa de forragem pré-pastejo e total acumulada, associada a menores intervalos entre pastejos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352017000100173
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352017000100173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-4162-9157
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
dc.source.none.fl_str_mv Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.69 n.1 2017
reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
collection Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv journal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br
_version_ 1750220890439680000