Aprendizagem colaborativa e mediação pedagógica em curso de extensão universitária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16657 |
Resumo: | Nos últimos anos, demandas contemporâneas no campo da linguagem, capitaneadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) têm tensionado discussões tanto no ensino de Língua Portuguesa na educação básica quanto na formação de professores em Letras. Neste contexto, torna-se inevitável rediscutir concepções de aprendizagem e do papel do professor, a partir de uma série de modificações constatadas nas práticas sociais de linguagem e nas instâncias formativas emergentes. O presente trabalho busca investigar, sob a ótica das teorias de aprendizagem colaborativa e dos papéis sociais do professor de língua portuguesa, a minha prática docente em curso de extensão universitária ofertado em 2013 aos alunos dos últimos anos do curso de Letras da Universidade Estadual de Londrina. Essa investigação foi proposta tendo em vista que as práticas docentes, tanto no ensino universitário quanto no básico, nem sempre acompanham as concepções de aprendizagem que as subjazem. Este estudo tem como principais referências teóricas estudos de Moran (2013), Behrens (2013), Pereira (2000) e Tardif (2002), sobre ensino e aprendizagem e discussões de Kleiman (2006), Santos (2006) e Silva (2004), a respeito dos papéis sociais assumidos e/ou almejados pelo professor em sua prática de ensino. |
id |
UFMG-9_092e4b6a2e515ce69342544cbf92e850 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16657 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem colaborativa e mediação pedagógica em curso de extensão universitáriaAprendizagem Colaborativa. Mediação Pedagógica. Língua Portuguesa.Nos últimos anos, demandas contemporâneas no campo da linguagem, capitaneadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) têm tensionado discussões tanto no ensino de Língua Portuguesa na educação básica quanto na formação de professores em Letras. Neste contexto, torna-se inevitável rediscutir concepções de aprendizagem e do papel do professor, a partir de uma série de modificações constatadas nas práticas sociais de linguagem e nas instâncias formativas emergentes. O presente trabalho busca investigar, sob a ótica das teorias de aprendizagem colaborativa e dos papéis sociais do professor de língua portuguesa, a minha prática docente em curso de extensão universitária ofertado em 2013 aos alunos dos últimos anos do curso de Letras da Universidade Estadual de Londrina. Essa investigação foi proposta tendo em vista que as práticas docentes, tanto no ensino universitário quanto no básico, nem sempre acompanham as concepções de aprendizagem que as subjazem. Este estudo tem como principais referências teóricas estudos de Moran (2013), Behrens (2013), Pereira (2000) e Tardif (2002), sobre ensino e aprendizagem e discussões de Kleiman (2006), Santos (2006) e Silva (2004), a respeito dos papéis sociais assumidos e/ou almejados pelo professor em sua prática de ensino.Universidade Federal de Minas Gerais2014-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1665710.17851/1983-3652.7.1.68-82Texto Livre; Vol. 7 No. 1 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 68-82Texto Livre; Vol. 7 Núm. 1 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 68-82Texto Livre; Vol. 7 No 1 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 68-82Texto Livre; v. 7 n. 1 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 68-821983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16657/13415Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessVidotti de Rezende, Mariana2020-07-18T18:25:02Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16657Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:25:02Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem colaborativa e mediação pedagógica em curso de extensão universitária |
title |
Aprendizagem colaborativa e mediação pedagógica em curso de extensão universitária |
spellingShingle |
Aprendizagem colaborativa e mediação pedagógica em curso de extensão universitária Vidotti de Rezende, Mariana Aprendizagem Colaborativa. Mediação Pedagógica. Língua Portuguesa. |
title_short |
Aprendizagem colaborativa e mediação pedagógica em curso de extensão universitária |
title_full |
Aprendizagem colaborativa e mediação pedagógica em curso de extensão universitária |
title_fullStr |
Aprendizagem colaborativa e mediação pedagógica em curso de extensão universitária |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem colaborativa e mediação pedagógica em curso de extensão universitária |
title_sort |
Aprendizagem colaborativa e mediação pedagógica em curso de extensão universitária |
author |
Vidotti de Rezende, Mariana |
author_facet |
Vidotti de Rezende, Mariana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vidotti de Rezende, Mariana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Colaborativa. Mediação Pedagógica. Língua Portuguesa. |
topic |
Aprendizagem Colaborativa. Mediação Pedagógica. Língua Portuguesa. |
description |
Nos últimos anos, demandas contemporâneas no campo da linguagem, capitaneadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) têm tensionado discussões tanto no ensino de Língua Portuguesa na educação básica quanto na formação de professores em Letras. Neste contexto, torna-se inevitável rediscutir concepções de aprendizagem e do papel do professor, a partir de uma série de modificações constatadas nas práticas sociais de linguagem e nas instâncias formativas emergentes. O presente trabalho busca investigar, sob a ótica das teorias de aprendizagem colaborativa e dos papéis sociais do professor de língua portuguesa, a minha prática docente em curso de extensão universitária ofertado em 2013 aos alunos dos últimos anos do curso de Letras da Universidade Estadual de Londrina. Essa investigação foi proposta tendo em vista que as práticas docentes, tanto no ensino universitário quanto no básico, nem sempre acompanham as concepções de aprendizagem que as subjazem. Este estudo tem como principais referências teóricas estudos de Moran (2013), Behrens (2013), Pereira (2000) e Tardif (2002), sobre ensino e aprendizagem e discussões de Kleiman (2006), Santos (2006) e Silva (2004), a respeito dos papéis sociais assumidos e/ou almejados pelo professor em sua prática de ensino. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16657 10.17851/1983-3652.7.1.68-82 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16657 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.7.1.68-82 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16657/13415 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 7 No. 1 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 68-82 Texto Livre; Vol. 7 Núm. 1 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 68-82 Texto Livre; Vol. 7 No 1 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 68-82 Texto Livre; v. 7 n. 1 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 68-82 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711141689032704 |