Aprendizagem colaborativa e mediação pedagógica em curso de extensão universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidotti de Rezende, Mariana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16657
Resumo: Nos últimos anos, demandas contemporâneas no campo da linguagem, capitaneadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) têm tensionado discussões tanto no ensino de Língua Portuguesa na educação básica quanto na formação de professores em Letras. Neste contexto, torna-se inevitável rediscutir concepções de aprendizagem e do papel do professor, a partir de uma série de modificações constatadas nas práticas sociais de linguagem e nas instâncias formativas emergentes. O presente trabalho busca investigar, sob a ótica das teorias de aprendizagem colaborativa e dos papéis sociais do professor de língua portuguesa, a minha prática docente em curso de extensão universitária ofertado em 2013 aos alunos dos últimos anos do curso de Letras da Universidade Estadual de Londrina. Essa investigação foi proposta tendo em vista que as práticas docentes, tanto no ensino universitário quanto no básico, nem sempre acompanham as concepções de aprendizagem que as subjazem. Este estudo tem como principais referências teóricas estudos de Moran (2013), Behrens (2013), Pereira (2000) e Tardif (2002), sobre ensino e aprendizagem e discussões de Kleiman (2006), Santos (2006) e Silva (2004), a respeito dos papéis sociais assumidos e/ou almejados pelo professor em sua prática de ensino.
id UFMG-9_092e4b6a2e515ce69342544cbf92e850
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16657
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling Aprendizagem colaborativa e mediação pedagógica em curso de extensão universitáriaAprendizagem Colaborativa. Mediação Pedagógica. Língua Portuguesa.Nos últimos anos, demandas contemporâneas no campo da linguagem, capitaneadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) têm tensionado discussões tanto no ensino de Língua Portuguesa na educação básica quanto na formação de professores em Letras. Neste contexto, torna-se inevitável rediscutir concepções de aprendizagem e do papel do professor, a partir de uma série de modificações constatadas nas práticas sociais de linguagem e nas instâncias formativas emergentes. O presente trabalho busca investigar, sob a ótica das teorias de aprendizagem colaborativa e dos papéis sociais do professor de língua portuguesa, a minha prática docente em curso de extensão universitária ofertado em 2013 aos alunos dos últimos anos do curso de Letras da Universidade Estadual de Londrina. Essa investigação foi proposta tendo em vista que as práticas docentes, tanto no ensino universitário quanto no básico, nem sempre acompanham as concepções de aprendizagem que as subjazem. Este estudo tem como principais referências teóricas estudos de Moran (2013), Behrens (2013), Pereira (2000) e Tardif (2002), sobre ensino e aprendizagem e discussões de Kleiman (2006), Santos (2006) e Silva (2004), a respeito dos papéis sociais assumidos e/ou almejados pelo professor em sua prática de ensino.Universidade Federal de Minas Gerais2014-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1665710.17851/1983-3652.7.1.68-82Texto Livre; Vol. 7 No. 1 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 68-82Texto Livre; Vol. 7 Núm. 1 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 68-82Texto Livre; Vol. 7 No 1 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 68-82Texto Livre; v. 7 n. 1 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 68-821983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16657/13415Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessVidotti de Rezende, Mariana2020-07-18T18:25:02Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16657Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:25:02Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem colaborativa e mediação pedagógica em curso de extensão universitária
title Aprendizagem colaborativa e mediação pedagógica em curso de extensão universitária
spellingShingle Aprendizagem colaborativa e mediação pedagógica em curso de extensão universitária
Vidotti de Rezende, Mariana
Aprendizagem Colaborativa. Mediação Pedagógica. Língua Portuguesa.
title_short Aprendizagem colaborativa e mediação pedagógica em curso de extensão universitária
title_full Aprendizagem colaborativa e mediação pedagógica em curso de extensão universitária
title_fullStr Aprendizagem colaborativa e mediação pedagógica em curso de extensão universitária
title_full_unstemmed Aprendizagem colaborativa e mediação pedagógica em curso de extensão universitária
title_sort Aprendizagem colaborativa e mediação pedagógica em curso de extensão universitária
author Vidotti de Rezende, Mariana
author_facet Vidotti de Rezende, Mariana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vidotti de Rezende, Mariana
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Colaborativa. Mediação Pedagógica. Língua Portuguesa.
topic Aprendizagem Colaborativa. Mediação Pedagógica. Língua Portuguesa.
description Nos últimos anos, demandas contemporâneas no campo da linguagem, capitaneadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) têm tensionado discussões tanto no ensino de Língua Portuguesa na educação básica quanto na formação de professores em Letras. Neste contexto, torna-se inevitável rediscutir concepções de aprendizagem e do papel do professor, a partir de uma série de modificações constatadas nas práticas sociais de linguagem e nas instâncias formativas emergentes. O presente trabalho busca investigar, sob a ótica das teorias de aprendizagem colaborativa e dos papéis sociais do professor de língua portuguesa, a minha prática docente em curso de extensão universitária ofertado em 2013 aos alunos dos últimos anos do curso de Letras da Universidade Estadual de Londrina. Essa investigação foi proposta tendo em vista que as práticas docentes, tanto no ensino universitário quanto no básico, nem sempre acompanham as concepções de aprendizagem que as subjazem. Este estudo tem como principais referências teóricas estudos de Moran (2013), Behrens (2013), Pereira (2000) e Tardif (2002), sobre ensino e aprendizagem e discussões de Kleiman (2006), Santos (2006) e Silva (2004), a respeito dos papéis sociais assumidos e/ou almejados pelo professor em sua prática de ensino.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16657
10.17851/1983-3652.7.1.68-82
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16657
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.7.1.68-82
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16657/13415
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 7 No. 1 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 68-82
Texto Livre; Vol. 7 Núm. 1 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 68-82
Texto Livre; Vol. 7 No 1 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 68-82
Texto Livre; v. 7 n. 1 (2014): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 68-82
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711141689032704