Caso Casey Heynes: uma abordagem semiótica do tratamento dado ao bullying na atualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Carlos Henrique Silva de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva, Ester Junia da, Helal, Elisângela Rodrigues Andrade Vieira, Gonçalves, Ghisene Santos Alecrim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16606
Resumo: O objetivo deste trabalho é refletir sobre o bullying a partir de uma análise semiótica, de viés greimasiano, de um excerto da Revista Nova Escola que aborda o caso Casey Heynes que, por sua vez, refere-se a um vídeo de sucesso veiculado na internet, no qual a vítima de bullying se rebela e agride violentamente um de seus algozes. O texto questiona, sobretudo, o papel da escola em casos como esse. Tais reflexões têm como propósito entender o papel do sujeito nessa narrativa e sua relação com o objeto, qual seja, livrar-se do bullying. Desse modo, acreditamos ser possível melhor entender acerca dos processos de construção de valores como a violência, a exemplo do bullying, discussão de extrema importância na contemporaneidade.
id UFMG-9_568caf9462b1642e160c510d3d39bd99
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16606
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling Caso Casey Heynes: uma abordagem semiótica do tratamento dado ao bullying na atualidadeBullying. Educação. Diálogo. Aceitação.O objetivo deste trabalho é refletir sobre o bullying a partir de uma análise semiótica, de viés greimasiano, de um excerto da Revista Nova Escola que aborda o caso Casey Heynes que, por sua vez, refere-se a um vídeo de sucesso veiculado na internet, no qual a vítima de bullying se rebela e agride violentamente um de seus algozes. O texto questiona, sobretudo, o papel da escola em casos como esse. Tais reflexões têm como propósito entender o papel do sujeito nessa narrativa e sua relação com o objeto, qual seja, livrar-se do bullying. Desse modo, acreditamos ser possível melhor entender acerca dos processos de construção de valores como a violência, a exemplo do bullying, discussão de extrema importância na contemporaneidade.Universidade Federal de Minas Gerais2012-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1660610.17851/1983-3652.5.1.25-33Texto Livre; Vol. 5 No. 1 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 25-33Texto Livre; Vol. 5 Núm. 1 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 25-33Texto Livre; Vol. 5 No 1 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 25-33Texto Livre; v. 5 n. 1 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 25-331983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16606/13366Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Carlos Henrique Silva deSilva, Ester Junia daHelal, Elisângela Rodrigues Andrade VieiraGonçalves, Ghisene Santos Alecrim2020-07-18T18:40:18Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16606Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:40:18Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Caso Casey Heynes: uma abordagem semiótica do tratamento dado ao bullying na atualidade
title Caso Casey Heynes: uma abordagem semiótica do tratamento dado ao bullying na atualidade
spellingShingle Caso Casey Heynes: uma abordagem semiótica do tratamento dado ao bullying na atualidade
Castro, Carlos Henrique Silva de
Bullying. Educação. Diálogo. Aceitação.
title_short Caso Casey Heynes: uma abordagem semiótica do tratamento dado ao bullying na atualidade
title_full Caso Casey Heynes: uma abordagem semiótica do tratamento dado ao bullying na atualidade
title_fullStr Caso Casey Heynes: uma abordagem semiótica do tratamento dado ao bullying na atualidade
title_full_unstemmed Caso Casey Heynes: uma abordagem semiótica do tratamento dado ao bullying na atualidade
title_sort Caso Casey Heynes: uma abordagem semiótica do tratamento dado ao bullying na atualidade
author Castro, Carlos Henrique Silva de
author_facet Castro, Carlos Henrique Silva de
Silva, Ester Junia da
Helal, Elisângela Rodrigues Andrade Vieira
Gonçalves, Ghisene Santos Alecrim
author_role author
author2 Silva, Ester Junia da
Helal, Elisângela Rodrigues Andrade Vieira
Gonçalves, Ghisene Santos Alecrim
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Carlos Henrique Silva de
Silva, Ester Junia da
Helal, Elisângela Rodrigues Andrade Vieira
Gonçalves, Ghisene Santos Alecrim
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying. Educação. Diálogo. Aceitação.
topic Bullying. Educação. Diálogo. Aceitação.
description O objetivo deste trabalho é refletir sobre o bullying a partir de uma análise semiótica, de viés greimasiano, de um excerto da Revista Nova Escola que aborda o caso Casey Heynes que, por sua vez, refere-se a um vídeo de sucesso veiculado na internet, no qual a vítima de bullying se rebela e agride violentamente um de seus algozes. O texto questiona, sobretudo, o papel da escola em casos como esse. Tais reflexões têm como propósito entender o papel do sujeito nessa narrativa e sua relação com o objeto, qual seja, livrar-se do bullying. Desse modo, acreditamos ser possível melhor entender acerca dos processos de construção de valores como a violência, a exemplo do bullying, discussão de extrema importância na contemporaneidade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16606
10.17851/1983-3652.5.1.25-33
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16606
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.5.1.25-33
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16606/13366
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 5 No. 1 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 25-33
Texto Livre; Vol. 5 Núm. 1 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 25-33
Texto Livre; Vol. 5 No 1 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 25-33
Texto Livre; v. 5 n. 1 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 25-33
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711141261213696