Caso Casey Heynes: uma abordagem semiótica do tratamento dado ao bullying na atualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16606 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é refletir sobre o bullying a partir de uma análise semiótica, de viés greimasiano, de um excerto da Revista Nova Escola que aborda o caso Casey Heynes que, por sua vez, refere-se a um vídeo de sucesso veiculado na internet, no qual a vítima de bullying se rebela e agride violentamente um de seus algozes. O texto questiona, sobretudo, o papel da escola em casos como esse. Tais reflexões têm como propósito entender o papel do sujeito nessa narrativa e sua relação com o objeto, qual seja, livrar-se do bullying. Desse modo, acreditamos ser possível melhor entender acerca dos processos de construção de valores como a violência, a exemplo do bullying, discussão de extrema importância na contemporaneidade. |
id |
UFMG-9_568caf9462b1642e160c510d3d39bd99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16606 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
Caso Casey Heynes: uma abordagem semiótica do tratamento dado ao bullying na atualidadeBullying. Educação. Diálogo. Aceitação.O objetivo deste trabalho é refletir sobre o bullying a partir de uma análise semiótica, de viés greimasiano, de um excerto da Revista Nova Escola que aborda o caso Casey Heynes que, por sua vez, refere-se a um vídeo de sucesso veiculado na internet, no qual a vítima de bullying se rebela e agride violentamente um de seus algozes. O texto questiona, sobretudo, o papel da escola em casos como esse. Tais reflexões têm como propósito entender o papel do sujeito nessa narrativa e sua relação com o objeto, qual seja, livrar-se do bullying. Desse modo, acreditamos ser possível melhor entender acerca dos processos de construção de valores como a violência, a exemplo do bullying, discussão de extrema importância na contemporaneidade.Universidade Federal de Minas Gerais2012-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1660610.17851/1983-3652.5.1.25-33Texto Livre; Vol. 5 No. 1 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 25-33Texto Livre; Vol. 5 Núm. 1 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 25-33Texto Livre; Vol. 5 No 1 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 25-33Texto Livre; v. 5 n. 1 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 25-331983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16606/13366Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Carlos Henrique Silva deSilva, Ester Junia daHelal, Elisângela Rodrigues Andrade VieiraGonçalves, Ghisene Santos Alecrim2020-07-18T18:40:18Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16606Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:40:18Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caso Casey Heynes: uma abordagem semiótica do tratamento dado ao bullying na atualidade |
title |
Caso Casey Heynes: uma abordagem semiótica do tratamento dado ao bullying na atualidade |
spellingShingle |
Caso Casey Heynes: uma abordagem semiótica do tratamento dado ao bullying na atualidade Castro, Carlos Henrique Silva de Bullying. Educação. Diálogo. Aceitação. |
title_short |
Caso Casey Heynes: uma abordagem semiótica do tratamento dado ao bullying na atualidade |
title_full |
Caso Casey Heynes: uma abordagem semiótica do tratamento dado ao bullying na atualidade |
title_fullStr |
Caso Casey Heynes: uma abordagem semiótica do tratamento dado ao bullying na atualidade |
title_full_unstemmed |
Caso Casey Heynes: uma abordagem semiótica do tratamento dado ao bullying na atualidade |
title_sort |
Caso Casey Heynes: uma abordagem semiótica do tratamento dado ao bullying na atualidade |
author |
Castro, Carlos Henrique Silva de |
author_facet |
Castro, Carlos Henrique Silva de Silva, Ester Junia da Helal, Elisângela Rodrigues Andrade Vieira Gonçalves, Ghisene Santos Alecrim |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ester Junia da Helal, Elisângela Rodrigues Andrade Vieira Gonçalves, Ghisene Santos Alecrim |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Carlos Henrique Silva de Silva, Ester Junia da Helal, Elisângela Rodrigues Andrade Vieira Gonçalves, Ghisene Santos Alecrim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying. Educação. Diálogo. Aceitação. |
topic |
Bullying. Educação. Diálogo. Aceitação. |
description |
O objetivo deste trabalho é refletir sobre o bullying a partir de uma análise semiótica, de viés greimasiano, de um excerto da Revista Nova Escola que aborda o caso Casey Heynes que, por sua vez, refere-se a um vídeo de sucesso veiculado na internet, no qual a vítima de bullying se rebela e agride violentamente um de seus algozes. O texto questiona, sobretudo, o papel da escola em casos como esse. Tais reflexões têm como propósito entender o papel do sujeito nessa narrativa e sua relação com o objeto, qual seja, livrar-se do bullying. Desse modo, acreditamos ser possível melhor entender acerca dos processos de construção de valores como a violência, a exemplo do bullying, discussão de extrema importância na contemporaneidade. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16606 10.17851/1983-3652.5.1.25-33 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16606 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.5.1.25-33 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16606/13366 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 5 No. 1 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 25-33 Texto Livre; Vol. 5 Núm. 1 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 25-33 Texto Livre; Vol. 5 No 1 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 25-33 Texto Livre; v. 5 n. 1 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 25-33 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711141261213696 |