Digital literacy: from the use of digital technologies to the formation of Portuguese speaking teachers, what is discussed about this?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Edmilson
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferreira, Helena Maria, Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16859
Resumo: RESUMO:Neste estudo, abordamos algumas proposições a respeito da formação inicial e continuada de professores de língua portuguesa no que tange ao uso das tecnologias digitais de comunicação como estratégia para reelaboração e reconfiguração de suas práticas pedagógicas. As transformações tecnológicas e digitais que vêm ocorrendo na sociedade e que, consequentemente, atingem o interior das salas de aula têm interferido em nossas práticas pedagógicas e nas relações entre o ensinar e o aprender, exigindo de nós, professores, uma busca constante por formação. Diante disso, este texto tem por objetivo refletir sobre a temática das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de formação docente e sobre a concepção de letramento digital no processo mediador do ensino e da aprendizagem para os professores de língua portuguesa. Para tanto, apresentamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir de uma reflexão bibliográfica, tomando como aporte teórico os estudos de Castells e Cardoso (2005), de Coscarelli (2016), a respeito das tecnologias digitais, bem como das pesquisas de Soares (2012) e Xavier (2005) sobre letramento digital. Os estudos apontam para o aprimoramento na formação inicial e continuada dos professores, no caso, os de língua portuguesa, de modo a oferecer e a vivenciar situações de letramento digitalmente dentro e fora das salas de aula. PALAVRAS-CHAVE: letramento digital; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; formação de professores de língua portuguesa; formação docente.   ABSTRACT:In this study we present some proposals regarding the initial and continuous training of Portuguese teachers in the use of digital communication technologies as a strategy for re-elaboration and reconfiguration of their pedagogical practices. The technological and digital transformations that have been occurring in society and which consequently affect the interior of the classrooms have interfered in our pedagogical practices and in the relationships between teaching and learning, requiring of us, teachers, a constant search for formation. The purpose of this text is to reflect on the subject of digital information and communication technologies in the teacher formation process and about the design of digital literacy as a resource in the mediation of teaching and learning for teachers of Portuguese language. For that, we present a qualitative research, based on a bibliographical reflection, taking as theoretical contribution the studies of Castells and Cardoso (2005), by Coscarelli (2016), regarding digital technologies, as well as Soares’s researches (2012) and Xavier (2005) on digital literacy. The studies point to the improvement in the initial and continuing training of teachers, in the case of Portuguese-speaking teachers, in order to offer and experience literacy situations digitally inside and outside classrooms. KEYWORDS: digital literacy; Digital Information and Communication Technologies; Portuguese teacher education; teacher education.
id UFMG-9_634dc753d2031611adaa98f2029eb905
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16859
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling Digital literacy: from the use of digital technologies to the formation of Portuguese speaking teachers, what is discussed about this?Letramento digital: do uso das tecnologias digitais à formação dos professores de língua portuguesa, o que se discute sobre isso? letramento digitalTecnologias Digitais de Informação e Comunicaçãoformação de professores de língua portuguesaformação docente.RESUMO:Neste estudo, abordamos algumas proposições a respeito da formação inicial e continuada de professores de língua portuguesa no que tange ao uso das tecnologias digitais de comunicação como estratégia para reelaboração e reconfiguração de suas práticas pedagógicas. As transformações tecnológicas e digitais que vêm ocorrendo na sociedade e que, consequentemente, atingem o interior das salas de aula têm interferido em nossas práticas pedagógicas e nas relações entre o ensinar e o aprender, exigindo de nós, professores, uma busca constante por formação. Diante disso, este texto tem por objetivo refletir sobre a temática das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de formação docente e sobre a concepção de letramento digital no processo mediador do ensino e da aprendizagem para os professores de língua portuguesa. Para tanto, apresentamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir de uma reflexão bibliográfica, tomando como aporte teórico os estudos de Castells e Cardoso (2005), de Coscarelli (2016), a respeito das tecnologias digitais, bem como das pesquisas de Soares (2012) e Xavier (2005) sobre letramento digital. Os estudos apontam para o aprimoramento na formação inicial e continuada dos professores, no caso, os de língua portuguesa, de modo a oferecer e a vivenciar situações de letramento digitalmente dentro e fora das salas de aula. PALAVRAS-CHAVE: letramento digital; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; formação de professores de língua portuguesa; formação docente.   ABSTRACT:In this study we present some proposals regarding the initial and continuous training of Portuguese teachers in the use of digital communication technologies as a strategy for re-elaboration and reconfiguration of their pedagogical practices. The technological and digital transformations that have been occurring in society and which consequently affect the interior of the classrooms have interfered in our pedagogical practices and in the relationships between teaching and learning, requiring of us, teachers, a constant search for formation. The purpose of this text is to reflect on the subject of digital information and communication technologies in the teacher formation process and about the design of digital literacy as a resource in the mediation of teaching and learning for teachers of Portuguese language. For that, we present a qualitative research, based on a bibliographical reflection, taking as theoretical contribution the studies of Castells and Cardoso (2005), by Coscarelli (2016), regarding digital technologies, as well as Soares’s researches (2012) and Xavier (2005) on digital literacy. The studies point to the improvement in the initial and continuing training of teachers, in the case of Portuguese-speaking teachers, in order to offer and experience literacy situations digitally inside and outside classrooms. KEYWORDS: digital literacy; Digital Information and Communication Technologies; Portuguese teacher education; teacher education.Universidade Federal de Minas Gerais2019-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1685910.17851/1983-3652.12.3.109-127Texto Livre; Vol. 12 No. 3 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 109-127Texto Livre; Vol. 12 Núm. 3 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 109-127Texto Livre; Vol. 12 No 3 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 109-127Texto Livre; v. 12 n. 3 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 109-1271983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16859/13620Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco, EdmilsonFerreira, Helena MariaGoulart, Ilsa do Carmo Vieira2020-09-17T13:42:42Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16859Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-09-17T13:42:42Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Digital literacy: from the use of digital technologies to the formation of Portuguese speaking teachers, what is discussed about this?
Letramento digital: do uso das tecnologias digitais à formação dos professores de língua portuguesa, o que se discute sobre isso?
title Digital literacy: from the use of digital technologies to the formation of Portuguese speaking teachers, what is discussed about this?
spellingShingle Digital literacy: from the use of digital technologies to the formation of Portuguese speaking teachers, what is discussed about this?
Francisco, Edmilson
letramento digital
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
formação de professores de língua portuguesa
formação docente.
title_short Digital literacy: from the use of digital technologies to the formation of Portuguese speaking teachers, what is discussed about this?
title_full Digital literacy: from the use of digital technologies to the formation of Portuguese speaking teachers, what is discussed about this?
title_fullStr Digital literacy: from the use of digital technologies to the formation of Portuguese speaking teachers, what is discussed about this?
title_full_unstemmed Digital literacy: from the use of digital technologies to the formation of Portuguese speaking teachers, what is discussed about this?
title_sort Digital literacy: from the use of digital technologies to the formation of Portuguese speaking teachers, what is discussed about this?
author Francisco, Edmilson
author_facet Francisco, Edmilson
Ferreira, Helena Maria
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
author_role author
author2 Ferreira, Helena Maria
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Edmilson
Ferreira, Helena Maria
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv letramento digital
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
formação de professores de língua portuguesa
formação docente.
topic letramento digital
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
formação de professores de língua portuguesa
formação docente.
description RESUMO:Neste estudo, abordamos algumas proposições a respeito da formação inicial e continuada de professores de língua portuguesa no que tange ao uso das tecnologias digitais de comunicação como estratégia para reelaboração e reconfiguração de suas práticas pedagógicas. As transformações tecnológicas e digitais que vêm ocorrendo na sociedade e que, consequentemente, atingem o interior das salas de aula têm interferido em nossas práticas pedagógicas e nas relações entre o ensinar e o aprender, exigindo de nós, professores, uma busca constante por formação. Diante disso, este texto tem por objetivo refletir sobre a temática das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de formação docente e sobre a concepção de letramento digital no processo mediador do ensino e da aprendizagem para os professores de língua portuguesa. Para tanto, apresentamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir de uma reflexão bibliográfica, tomando como aporte teórico os estudos de Castells e Cardoso (2005), de Coscarelli (2016), a respeito das tecnologias digitais, bem como das pesquisas de Soares (2012) e Xavier (2005) sobre letramento digital. Os estudos apontam para o aprimoramento na formação inicial e continuada dos professores, no caso, os de língua portuguesa, de modo a oferecer e a vivenciar situações de letramento digitalmente dentro e fora das salas de aula. PALAVRAS-CHAVE: letramento digital; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; formação de professores de língua portuguesa; formação docente.   ABSTRACT:In this study we present some proposals regarding the initial and continuous training of Portuguese teachers in the use of digital communication technologies as a strategy for re-elaboration and reconfiguration of their pedagogical practices. The technological and digital transformations that have been occurring in society and which consequently affect the interior of the classrooms have interfered in our pedagogical practices and in the relationships between teaching and learning, requiring of us, teachers, a constant search for formation. The purpose of this text is to reflect on the subject of digital information and communication technologies in the teacher formation process and about the design of digital literacy as a resource in the mediation of teaching and learning for teachers of Portuguese language. For that, we present a qualitative research, based on a bibliographical reflection, taking as theoretical contribution the studies of Castells and Cardoso (2005), by Coscarelli (2016), regarding digital technologies, as well as Soares’s researches (2012) and Xavier (2005) on digital literacy. The studies point to the improvement in the initial and continuing training of teachers, in the case of Portuguese-speaking teachers, in order to offer and experience literacy situations digitally inside and outside classrooms. KEYWORDS: digital literacy; Digital Information and Communication Technologies; Portuguese teacher education; teacher education.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16859
10.17851/1983-3652.12.3.109-127
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16859
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.12.3.109-127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16859/13620
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 12 No. 3 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 109-127
Texto Livre; Vol. 12 Núm. 3 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 109-127
Texto Livre; Vol. 12 No 3 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 109-127
Texto Livre; v. 12 n. 3 (2019): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 109-127
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711142879166464