Digital information and communication technologies as mediators in the literacy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida da Silva, Josiane
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Elias de Carvalho, Michele, Varginha Ramos Caiado, Roberta, Barbosa Rêgo Barros, Isabela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24069
Resumo: Esta pesquisa objetiva discutir o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no processo de alfabetização e aprendizagem de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo.Como procedimento metodológico, utilizou-se a revisão sistemática da literatura. Nessa perspectiva, foi realizado um levantamento dos artigos científicos nacionais publicados entre 2014 e 2019 disponibilizados no Portal de periódicos Capes e Scielo. Para tanto, foi efetuada uma busca avançada combinando os descritores Transtorno do Espectro do Autismo, Autismo, Tecnologia, Alfabetização, Educação, Aprendizagem e Software. Os textos foram selecionados conforme os critérios de inclusão: pesquisas nacionais que investigassem o uso das referidas tecnologias para alfabetização e aprendizagem de pessoas com o transtorno, publicadas entre 2014 e 2019. Como critérios de exclusão: artigos voltados à esfera da saúde; estudos nos quais as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação foram utilizadas com sujeitos sem o transtorno e artigos repetidos em ambas as bases de dados. Como resultados, foram encontrados 198 trabalhos e, após análise e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, restaram sete pesquisas que contemplavam o tema. Os estudos analisados demonstraram as contribuições das tecnologias para a alfabetização e aprendizagem das pessoas com o transtorno em questão, porém ainda existe uma grande carência de pesquisas nessa área.
id UFMG-9_8877c9423baa88c5fb8595c34e4dde63
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/24069
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling Digital information and communication technologies as mediators in the literacyAs tecnologias digitais da informação e comunicação como mediadoras na alfabetização de pessoas com transtorno do espectro do autismo: uma revisão sistemática da literatura autismo; tecnologia; aprendizagem; alfabetização.Esta pesquisa objetiva discutir o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no processo de alfabetização e aprendizagem de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo.Como procedimento metodológico, utilizou-se a revisão sistemática da literatura. Nessa perspectiva, foi realizado um levantamento dos artigos científicos nacionais publicados entre 2014 e 2019 disponibilizados no Portal de periódicos Capes e Scielo. Para tanto, foi efetuada uma busca avançada combinando os descritores Transtorno do Espectro do Autismo, Autismo, Tecnologia, Alfabetização, Educação, Aprendizagem e Software. Os textos foram selecionados conforme os critérios de inclusão: pesquisas nacionais que investigassem o uso das referidas tecnologias para alfabetização e aprendizagem de pessoas com o transtorno, publicadas entre 2014 e 2019. Como critérios de exclusão: artigos voltados à esfera da saúde; estudos nos quais as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação foram utilizadas com sujeitos sem o transtorno e artigos repetidos em ambas as bases de dados. Como resultados, foram encontrados 198 trabalhos e, após análise e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, restaram sete pesquisas que contemplavam o tema. Os estudos analisados demonstraram as contribuições das tecnologias para a alfabetização e aprendizagem das pessoas com o transtorno em questão, porém ainda existe uma grande carência de pesquisas nessa área.Universidade Federal de Minas Gerais2020-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/2406910.17851/1983-3652.13.1.45-64Texto Livre; Vol. 13 No. 1 (2020): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 45-64Texto Livre; Vol. 13 Núm. 1 (2020): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 45-64Texto Livre; Vol. 13 No 1 (2020): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 45-64Texto Livre; v. 13 n. 1 (2020): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 45-641983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24069/19382https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida da Silva, JosianeElias de Carvalho, MicheleVarginha Ramos Caiado, RobertaBarbosa Rêgo Barros, Isabela2020-10-20T01:17:53Zoai:periodicos.ufmg.br:article/24069Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-10-20T01:17:53Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Digital information and communication technologies as mediators in the literacy
As tecnologias digitais da informação e comunicação como mediadoras na alfabetização de pessoas com transtorno do espectro do autismo: uma revisão sistemática da literatura
title Digital information and communication technologies as mediators in the literacy
spellingShingle Digital information and communication technologies as mediators in the literacy
Almeida da Silva, Josiane
autismo; tecnologia; aprendizagem; alfabetização.
title_short Digital information and communication technologies as mediators in the literacy
title_full Digital information and communication technologies as mediators in the literacy
title_fullStr Digital information and communication technologies as mediators in the literacy
title_full_unstemmed Digital information and communication technologies as mediators in the literacy
title_sort Digital information and communication technologies as mediators in the literacy
author Almeida da Silva, Josiane
author_facet Almeida da Silva, Josiane
Elias de Carvalho, Michele
Varginha Ramos Caiado, Roberta
Barbosa Rêgo Barros, Isabela
author_role author
author2 Elias de Carvalho, Michele
Varginha Ramos Caiado, Roberta
Barbosa Rêgo Barros, Isabela
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida da Silva, Josiane
Elias de Carvalho, Michele
Varginha Ramos Caiado, Roberta
Barbosa Rêgo Barros, Isabela
dc.subject.por.fl_str_mv autismo; tecnologia; aprendizagem; alfabetização.
topic autismo; tecnologia; aprendizagem; alfabetização.
description Esta pesquisa objetiva discutir o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no processo de alfabetização e aprendizagem de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo.Como procedimento metodológico, utilizou-se a revisão sistemática da literatura. Nessa perspectiva, foi realizado um levantamento dos artigos científicos nacionais publicados entre 2014 e 2019 disponibilizados no Portal de periódicos Capes e Scielo. Para tanto, foi efetuada uma busca avançada combinando os descritores Transtorno do Espectro do Autismo, Autismo, Tecnologia, Alfabetização, Educação, Aprendizagem e Software. Os textos foram selecionados conforme os critérios de inclusão: pesquisas nacionais que investigassem o uso das referidas tecnologias para alfabetização e aprendizagem de pessoas com o transtorno, publicadas entre 2014 e 2019. Como critérios de exclusão: artigos voltados à esfera da saúde; estudos nos quais as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação foram utilizadas com sujeitos sem o transtorno e artigos repetidos em ambas as bases de dados. Como resultados, foram encontrados 198 trabalhos e, após análise e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, restaram sete pesquisas que contemplavam o tema. Os estudos analisados demonstraram as contribuições das tecnologias para a alfabetização e aprendizagem das pessoas com o transtorno em questão, porém ainda existe uma grande carência de pesquisas nessa área.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24069
10.17851/1983-3652.13.1.45-64
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24069
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.13.1.45-64
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24069/19382
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 13 No. 1 (2020): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 45-64
Texto Livre; Vol. 13 Núm. 1 (2020): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 45-64
Texto Livre; Vol. 13 No 1 (2020): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 45-64
Texto Livre; v. 13 n. 1 (2020): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 45-64
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711142903283712