Digital information and communication technologies as mediators in the literacy
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24069 |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva discutir o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no processo de alfabetização e aprendizagem de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo.Como procedimento metodológico, utilizou-se a revisão sistemática da literatura. Nessa perspectiva, foi realizado um levantamento dos artigos científicos nacionais publicados entre 2014 e 2019 disponibilizados no Portal de periódicos Capes e Scielo. Para tanto, foi efetuada uma busca avançada combinando os descritores Transtorno do Espectro do Autismo, Autismo, Tecnologia, Alfabetização, Educação, Aprendizagem e Software. Os textos foram selecionados conforme os critérios de inclusão: pesquisas nacionais que investigassem o uso das referidas tecnologias para alfabetização e aprendizagem de pessoas com o transtorno, publicadas entre 2014 e 2019. Como critérios de exclusão: artigos voltados à esfera da saúde; estudos nos quais as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação foram utilizadas com sujeitos sem o transtorno e artigos repetidos em ambas as bases de dados. Como resultados, foram encontrados 198 trabalhos e, após análise e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, restaram sete pesquisas que contemplavam o tema. Os estudos analisados demonstraram as contribuições das tecnologias para a alfabetização e aprendizagem das pessoas com o transtorno em questão, porém ainda existe uma grande carência de pesquisas nessa área. |
id |
UFMG-9_8877c9423baa88c5fb8595c34e4dde63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/24069 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
Digital information and communication technologies as mediators in the literacyAs tecnologias digitais da informação e comunicação como mediadoras na alfabetização de pessoas com transtorno do espectro do autismo: uma revisão sistemática da literatura autismo; tecnologia; aprendizagem; alfabetização.Esta pesquisa objetiva discutir o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no processo de alfabetização e aprendizagem de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo.Como procedimento metodológico, utilizou-se a revisão sistemática da literatura. Nessa perspectiva, foi realizado um levantamento dos artigos científicos nacionais publicados entre 2014 e 2019 disponibilizados no Portal de periódicos Capes e Scielo. Para tanto, foi efetuada uma busca avançada combinando os descritores Transtorno do Espectro do Autismo, Autismo, Tecnologia, Alfabetização, Educação, Aprendizagem e Software. Os textos foram selecionados conforme os critérios de inclusão: pesquisas nacionais que investigassem o uso das referidas tecnologias para alfabetização e aprendizagem de pessoas com o transtorno, publicadas entre 2014 e 2019. Como critérios de exclusão: artigos voltados à esfera da saúde; estudos nos quais as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação foram utilizadas com sujeitos sem o transtorno e artigos repetidos em ambas as bases de dados. Como resultados, foram encontrados 198 trabalhos e, após análise e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, restaram sete pesquisas que contemplavam o tema. Os estudos analisados demonstraram as contribuições das tecnologias para a alfabetização e aprendizagem das pessoas com o transtorno em questão, porém ainda existe uma grande carência de pesquisas nessa área.Universidade Federal de Minas Gerais2020-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/2406910.17851/1983-3652.13.1.45-64Texto Livre; Vol. 13 No. 1 (2020): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 45-64Texto Livre; Vol. 13 Núm. 1 (2020): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 45-64Texto Livre; Vol. 13 No 1 (2020): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 45-64Texto Livre; v. 13 n. 1 (2020): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 45-641983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24069/19382https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida da Silva, JosianeElias de Carvalho, MicheleVarginha Ramos Caiado, RobertaBarbosa Rêgo Barros, Isabela2020-10-20T01:17:53Zoai:periodicos.ufmg.br:article/24069Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-10-20T01:17:53Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Digital information and communication technologies as mediators in the literacy As tecnologias digitais da informação e comunicação como mediadoras na alfabetização de pessoas com transtorno do espectro do autismo: uma revisão sistemática da literatura |
title |
Digital information and communication technologies as mediators in the literacy |
spellingShingle |
Digital information and communication technologies as mediators in the literacy Almeida da Silva, Josiane autismo; tecnologia; aprendizagem; alfabetização. |
title_short |
Digital information and communication technologies as mediators in the literacy |
title_full |
Digital information and communication technologies as mediators in the literacy |
title_fullStr |
Digital information and communication technologies as mediators in the literacy |
title_full_unstemmed |
Digital information and communication technologies as mediators in the literacy |
title_sort |
Digital information and communication technologies as mediators in the literacy |
author |
Almeida da Silva, Josiane |
author_facet |
Almeida da Silva, Josiane Elias de Carvalho, Michele Varginha Ramos Caiado, Roberta Barbosa Rêgo Barros, Isabela |
author_role |
author |
author2 |
Elias de Carvalho, Michele Varginha Ramos Caiado, Roberta Barbosa Rêgo Barros, Isabela |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida da Silva, Josiane Elias de Carvalho, Michele Varginha Ramos Caiado, Roberta Barbosa Rêgo Barros, Isabela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
autismo; tecnologia; aprendizagem; alfabetização. |
topic |
autismo; tecnologia; aprendizagem; alfabetização. |
description |
Esta pesquisa objetiva discutir o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no processo de alfabetização e aprendizagem de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo.Como procedimento metodológico, utilizou-se a revisão sistemática da literatura. Nessa perspectiva, foi realizado um levantamento dos artigos científicos nacionais publicados entre 2014 e 2019 disponibilizados no Portal de periódicos Capes e Scielo. Para tanto, foi efetuada uma busca avançada combinando os descritores Transtorno do Espectro do Autismo, Autismo, Tecnologia, Alfabetização, Educação, Aprendizagem e Software. Os textos foram selecionados conforme os critérios de inclusão: pesquisas nacionais que investigassem o uso das referidas tecnologias para alfabetização e aprendizagem de pessoas com o transtorno, publicadas entre 2014 e 2019. Como critérios de exclusão: artigos voltados à esfera da saúde; estudos nos quais as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação foram utilizadas com sujeitos sem o transtorno e artigos repetidos em ambas as bases de dados. Como resultados, foram encontrados 198 trabalhos e, após análise e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, restaram sete pesquisas que contemplavam o tema. Os estudos analisados demonstraram as contribuições das tecnologias para a alfabetização e aprendizagem das pessoas com o transtorno em questão, porém ainda existe uma grande carência de pesquisas nessa área. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24069 10.17851/1983-3652.13.1.45-64 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24069 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.13.1.45-64 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24069/19382 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 13 No. 1 (2020): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 45-64 Texto Livre; Vol. 13 Núm. 1 (2020): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 45-64 Texto Livre; Vol. 13 No 1 (2020): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 45-64 Texto Livre; v. 13 n. 1 (2020): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 45-64 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711142903283712 |