Media convergence and additional language teaching as electronic business: analysis of open English Brazil channel on YouTube
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16759 |
Resumo: | RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento teórico acerca da convergência de mídias e suas implicações mercadológicas no segmento de ensino de Língua adicional. Para isso, lançou-se mão das contribuições teóricas de Lúcia Santaella (2003, 2007) e Henry Jenkins (2009) sobre convergência e lógicas culturais. Manuel Castells (2003) é suporte para a discussão sobre a Internet como criadora de cultura e de geração de negócios eletrônicos. A partir da fundamentação teórica, foi analisado o canal Open English Brasil no YouTube, escola online de Língua Inglesa. Foram feitas algumas considerações sobre o posicionamento da empresa na mídia e suas possíveis implicações na concepção do processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa como língua adicional.PALAVRAS-CHAVE: convergência de mídias; ensino de língua adicional; Open English. ABSTRACT: This paper aims at being a theoretical study of media convergence and market consequences to additional language teaching field. For this, Lucia Santaella (2003, 2007) and Henry Jenkins’ (2009) theoretical contributions about convergence and cultural logics were used. Manuel Castells (2003) is a support to discuss the idea of Internet as culture creator and online business generator. From this theoretical study, the channel of the online English course Open English on Youtube was analysed. Some considerations about the company’s positioning in the media, and its possible implications in the conceiving of the teaching and learning process of English as additional language.KEYWORDS: media convergence; additional language teaching; Open English. |
id |
UFMG-9_903e1760e476d328507ebad5eee304d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16759 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
Media convergence and additional language teaching as electronic business: analysis of open English Brazil channel on YouTubeConvergência de mídias e o ensino de língua adicional como negócio eletrônico: análise do canal Open English Brasil no YouTube convergência de mídiasensino de língua adicionalOpen EnglishRESUMO: O presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento teórico acerca da convergência de mídias e suas implicações mercadológicas no segmento de ensino de Língua adicional. Para isso, lançou-se mão das contribuições teóricas de Lúcia Santaella (2003, 2007) e Henry Jenkins (2009) sobre convergência e lógicas culturais. Manuel Castells (2003) é suporte para a discussão sobre a Internet como criadora de cultura e de geração de negócios eletrônicos. A partir da fundamentação teórica, foi analisado o canal Open English Brasil no YouTube, escola online de Língua Inglesa. Foram feitas algumas considerações sobre o posicionamento da empresa na mídia e suas possíveis implicações na concepção do processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa como língua adicional.PALAVRAS-CHAVE: convergência de mídias; ensino de língua adicional; Open English. ABSTRACT: This paper aims at being a theoretical study of media convergence and market consequences to additional language teaching field. For this, Lucia Santaella (2003, 2007) and Henry Jenkins’ (2009) theoretical contributions about convergence and cultural logics were used. Manuel Castells (2003) is a support to discuss the idea of Internet as culture creator and online business generator. From this theoretical study, the channel of the online English course Open English on Youtube was analysed. Some considerations about the company’s positioning in the media, and its possible implications in the conceiving of the teaching and learning process of English as additional language.KEYWORDS: media convergence; additional language teaching; Open English.Universidade Federal de Minas Gerais2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1675910.17851/1983-3652.10.2.18-30Texto Livre; Vol. 10 No. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 18-30Texto Livre; Vol. 10 Núm. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 18-30Texto Livre; Vol. 10 No 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 18-30Texto Livre; v. 10 n. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 18-301983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16759/13516Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Bruna Helena RechPerez, Marcelo Spalding2020-07-22T22:51:51Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16759Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-22T22:51:51Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Media convergence and additional language teaching as electronic business: analysis of open English Brazil channel on YouTube Convergência de mídias e o ensino de língua adicional como negócio eletrônico: análise do canal Open English Brasil no YouTube |
title |
Media convergence and additional language teaching as electronic business: analysis of open English Brazil channel on YouTube |
spellingShingle |
Media convergence and additional language teaching as electronic business: analysis of open English Brazil channel on YouTube Rocha, Bruna Helena Rech convergência de mídias ensino de língua adicional Open English |
title_short |
Media convergence and additional language teaching as electronic business: analysis of open English Brazil channel on YouTube |
title_full |
Media convergence and additional language teaching as electronic business: analysis of open English Brazil channel on YouTube |
title_fullStr |
Media convergence and additional language teaching as electronic business: analysis of open English Brazil channel on YouTube |
title_full_unstemmed |
Media convergence and additional language teaching as electronic business: analysis of open English Brazil channel on YouTube |
title_sort |
Media convergence and additional language teaching as electronic business: analysis of open English Brazil channel on YouTube |
author |
Rocha, Bruna Helena Rech |
author_facet |
Rocha, Bruna Helena Rech Perez, Marcelo Spalding |
author_role |
author |
author2 |
Perez, Marcelo Spalding |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Bruna Helena Rech Perez, Marcelo Spalding |
dc.subject.por.fl_str_mv |
convergência de mídias ensino de língua adicional Open English |
topic |
convergência de mídias ensino de língua adicional Open English |
description |
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento teórico acerca da convergência de mídias e suas implicações mercadológicas no segmento de ensino de Língua adicional. Para isso, lançou-se mão das contribuições teóricas de Lúcia Santaella (2003, 2007) e Henry Jenkins (2009) sobre convergência e lógicas culturais. Manuel Castells (2003) é suporte para a discussão sobre a Internet como criadora de cultura e de geração de negócios eletrônicos. A partir da fundamentação teórica, foi analisado o canal Open English Brasil no YouTube, escola online de Língua Inglesa. Foram feitas algumas considerações sobre o posicionamento da empresa na mídia e suas possíveis implicações na concepção do processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa como língua adicional.PALAVRAS-CHAVE: convergência de mídias; ensino de língua adicional; Open English. ABSTRACT: This paper aims at being a theoretical study of media convergence and market consequences to additional language teaching field. For this, Lucia Santaella (2003, 2007) and Henry Jenkins’ (2009) theoretical contributions about convergence and cultural logics were used. Manuel Castells (2003) is a support to discuss the idea of Internet as culture creator and online business generator. From this theoretical study, the channel of the online English course Open English on Youtube was analysed. Some considerations about the company’s positioning in the media, and its possible implications in the conceiving of the teaching and learning process of English as additional language.KEYWORDS: media convergence; additional language teaching; Open English. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16759 10.17851/1983-3652.10.2.18-30 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16759 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.10.2.18-30 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16759/13516 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 10 No. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 18-30 Texto Livre; Vol. 10 Núm. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 18-30 Texto Livre; Vol. 10 No 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 18-30 Texto Livre; v. 10 n. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 18-30 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711142318178304 |