Media convergence and additional language teaching as electronic business: analysis of open English Brazil channel on YouTube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Bruna Helena Rech
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Perez, Marcelo Spalding
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16759
Resumo: RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento teórico acerca da convergência de mídias e suas implicações mercadológicas no segmento de ensino de Língua adicional. Para isso, lançou-se mão das contribuições teóricas de Lúcia Santaella (2003, 2007) e Henry Jenkins (2009) sobre convergência e lógicas culturais. Manuel Castells (2003) é suporte para a discussão sobre a Internet como criadora de cultura e de geração de negócios eletrônicos. A partir da fundamentação teórica, foi analisado o canal Open English Brasil no YouTube, escola online de Língua Inglesa. Foram feitas algumas considerações sobre o posicionamento da empresa na mídia e suas possíveis implicações na concepção do processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa como língua adicional.PALAVRAS-CHAVE: convergência de mídias; ensino de língua adicional; Open English.   ABSTRACT: This paper aims at being a theoretical study of media convergence and market consequences to additional language teaching field. For this, Lucia Santaella (2003, 2007) and Henry Jenkins’ (2009) theoretical contributions about convergence and cultural logics were used. Manuel Castells (2003) is a support to discuss the idea of Internet as culture creator and online business generator. From this theoretical study, the channel of the online English course Open English on Youtube was analysed. Some considerations about the company’s positioning in the media, and its possible implications in the conceiving of the teaching and learning process of English as additional language.KEYWORDS: media convergence; additional language teaching; Open English.
id UFMG-9_903e1760e476d328507ebad5eee304d6
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16759
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling Media convergence and additional language teaching as electronic business: analysis of open English Brazil channel on YouTubeConvergência de mídias e o ensino de língua adicional como negócio eletrônico: análise do canal Open English Brasil no YouTube convergência de mídiasensino de língua adicionalOpen EnglishRESUMO: O presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento teórico acerca da convergência de mídias e suas implicações mercadológicas no segmento de ensino de Língua adicional. Para isso, lançou-se mão das contribuições teóricas de Lúcia Santaella (2003, 2007) e Henry Jenkins (2009) sobre convergência e lógicas culturais. Manuel Castells (2003) é suporte para a discussão sobre a Internet como criadora de cultura e de geração de negócios eletrônicos. A partir da fundamentação teórica, foi analisado o canal Open English Brasil no YouTube, escola online de Língua Inglesa. Foram feitas algumas considerações sobre o posicionamento da empresa na mídia e suas possíveis implicações na concepção do processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa como língua adicional.PALAVRAS-CHAVE: convergência de mídias; ensino de língua adicional; Open English.   ABSTRACT: This paper aims at being a theoretical study of media convergence and market consequences to additional language teaching field. For this, Lucia Santaella (2003, 2007) and Henry Jenkins’ (2009) theoretical contributions about convergence and cultural logics were used. Manuel Castells (2003) is a support to discuss the idea of Internet as culture creator and online business generator. From this theoretical study, the channel of the online English course Open English on Youtube was analysed. Some considerations about the company’s positioning in the media, and its possible implications in the conceiving of the teaching and learning process of English as additional language.KEYWORDS: media convergence; additional language teaching; Open English.Universidade Federal de Minas Gerais2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1675910.17851/1983-3652.10.2.18-30Texto Livre; Vol. 10 No. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 18-30Texto Livre; Vol. 10 Núm. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 18-30Texto Livre; Vol. 10 No 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 18-30Texto Livre; v. 10 n. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 18-301983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16759/13516Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Bruna Helena RechPerez, Marcelo Spalding2020-07-22T22:51:51Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16759Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-22T22:51:51Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Media convergence and additional language teaching as electronic business: analysis of open English Brazil channel on YouTube
Convergência de mídias e o ensino de língua adicional como negócio eletrônico: análise do canal Open English Brasil no YouTube
title Media convergence and additional language teaching as electronic business: analysis of open English Brazil channel on YouTube
spellingShingle Media convergence and additional language teaching as electronic business: analysis of open English Brazil channel on YouTube
Rocha, Bruna Helena Rech
convergência de mídias
ensino de língua adicional
Open English
title_short Media convergence and additional language teaching as electronic business: analysis of open English Brazil channel on YouTube
title_full Media convergence and additional language teaching as electronic business: analysis of open English Brazil channel on YouTube
title_fullStr Media convergence and additional language teaching as electronic business: analysis of open English Brazil channel on YouTube
title_full_unstemmed Media convergence and additional language teaching as electronic business: analysis of open English Brazil channel on YouTube
title_sort Media convergence and additional language teaching as electronic business: analysis of open English Brazil channel on YouTube
author Rocha, Bruna Helena Rech
author_facet Rocha, Bruna Helena Rech
Perez, Marcelo Spalding
author_role author
author2 Perez, Marcelo Spalding
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Bruna Helena Rech
Perez, Marcelo Spalding
dc.subject.por.fl_str_mv convergência de mídias
ensino de língua adicional
Open English
topic convergência de mídias
ensino de língua adicional
Open English
description RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento teórico acerca da convergência de mídias e suas implicações mercadológicas no segmento de ensino de Língua adicional. Para isso, lançou-se mão das contribuições teóricas de Lúcia Santaella (2003, 2007) e Henry Jenkins (2009) sobre convergência e lógicas culturais. Manuel Castells (2003) é suporte para a discussão sobre a Internet como criadora de cultura e de geração de negócios eletrônicos. A partir da fundamentação teórica, foi analisado o canal Open English Brasil no YouTube, escola online de Língua Inglesa. Foram feitas algumas considerações sobre o posicionamento da empresa na mídia e suas possíveis implicações na concepção do processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa como língua adicional.PALAVRAS-CHAVE: convergência de mídias; ensino de língua adicional; Open English.   ABSTRACT: This paper aims at being a theoretical study of media convergence and market consequences to additional language teaching field. For this, Lucia Santaella (2003, 2007) and Henry Jenkins’ (2009) theoretical contributions about convergence and cultural logics were used. Manuel Castells (2003) is a support to discuss the idea of Internet as culture creator and online business generator. From this theoretical study, the channel of the online English course Open English on Youtube was analysed. Some considerations about the company’s positioning in the media, and its possible implications in the conceiving of the teaching and learning process of English as additional language.KEYWORDS: media convergence; additional language teaching; Open English.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16759
10.17851/1983-3652.10.2.18-30
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16759
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.10.2.18-30
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16759/13516
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 10 No. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 18-30
Texto Livre; Vol. 10 Núm. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 18-30
Texto Livre; Vol. 10 No 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 18-30
Texto Livre; v. 10 n. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 18-30
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711142318178304