TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/145 |
Resumo: | Com objetivo de identificar atuais desafios e possibilidades em contextos educacionais, realizou-se um estudo teórico sobre processos de formação de professores e uso de tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Identificou-se que são necessárias transformações estruturais em processos formativos de modo a inserir os recursos das TIC nos ambientes formais de ensino. Esse processo se inicia com a promoção de reflexões que possibilitem perceber a necessidade de inovações em práticas. Prossegue com a proposição de inovações que propiciem a inserção do uso de recursos tecnológicos em ambientes de aprendizagem, visando a aproximação do ambiente escolar à realidade vivenciada pelos estudantes, onde os usos de recursos tecnológicos devem ser entendidos como mediadores em atividades de construção do conhecimento. Conclui-se que talvez seja esse maior desafio da educação, na atualidade: formar professores capazes de explorar os recursos tecnológicos que favoreçam a aprendizagem, de modo a potencializar a formação integral do estudante. |
id |
IFES-1_400ec062ba773eb1ed6251eb20face80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/145 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Formação de professoresTICRecursos tecnológicosEnsino e aprendizagemCom objetivo de identificar atuais desafios e possibilidades em contextos educacionais, realizou-se um estudo teórico sobre processos de formação de professores e uso de tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Identificou-se que são necessárias transformações estruturais em processos formativos de modo a inserir os recursos das TIC nos ambientes formais de ensino. Esse processo se inicia com a promoção de reflexões que possibilitem perceber a necessidade de inovações em práticas. Prossegue com a proposição de inovações que propiciem a inserção do uso de recursos tecnológicos em ambientes de aprendizagem, visando a aproximação do ambiente escolar à realidade vivenciada pelos estudantes, onde os usos de recursos tecnológicos devem ser entendidos como mediadores em atividades de construção do conhecimento. Conclui-se que talvez seja esse maior desafio da educação, na atualidade: formar professores capazes de explorar os recursos tecnológicos que favoreçam a aprendizagem, de modo a potencializar a formação integral do estudante.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/14510.36524/dect.v6i01.145Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 01 (2016): 2016 - 01; 45-572236-215010.36524/dect.v6i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/145/140Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLuvezute Kripka, Rosana MariaViali, LoriLahm, Regis Alexandre2019-10-22T14:43:24Zoai::article/145Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:04.384217Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
spellingShingle |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Luvezute Kripka, Rosana Maria Formação de professores TIC Recursos tecnológicos Ensino e aprendizagem |
title_short |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_fullStr |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_sort |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
author |
Luvezute Kripka, Rosana Maria |
author_facet |
Luvezute Kripka, Rosana Maria Viali, Lori Lahm, Regis Alexandre |
author_role |
author |
author2 |
Viali, Lori Lahm, Regis Alexandre |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luvezute Kripka, Rosana Maria Viali, Lori Lahm, Regis Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores TIC Recursos tecnológicos Ensino e aprendizagem |
topic |
Formação de professores TIC Recursos tecnológicos Ensino e aprendizagem |
description |
Com objetivo de identificar atuais desafios e possibilidades em contextos educacionais, realizou-se um estudo teórico sobre processos de formação de professores e uso de tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Identificou-se que são necessárias transformações estruturais em processos formativos de modo a inserir os recursos das TIC nos ambientes formais de ensino. Esse processo se inicia com a promoção de reflexões que possibilitem perceber a necessidade de inovações em práticas. Prossegue com a proposição de inovações que propiciem a inserção do uso de recursos tecnológicos em ambientes de aprendizagem, visando a aproximação do ambiente escolar à realidade vivenciada pelos estudantes, onde os usos de recursos tecnológicos devem ser entendidos como mediadores em atividades de construção do conhecimento. Conclui-se que talvez seja esse maior desafio da educação, na atualidade: formar professores capazes de explorar os recursos tecnológicos que favoreçam a aprendizagem, de modo a potencializar a formação integral do estudante. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/145 10.36524/dect.v6i01.145 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/145 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v6i01.145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/145/140 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 01 (2016): 2016 - 01; 45-57 2236-2150 10.36524/dect.v6i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028105621504 |