O uso do e-board no ensino de inglês como L2/FL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karnal, Adriana Riess
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16643
Resumo: Este artigo tem o objetivo de analisar o uso de novas tecnologias digitais no ensino de segunda língua ou línguas estrangeiras. Especificamente, centra-se no eixo temático ensino de língua inglesa mediado por e-board. Descrevem-se os diferentes paradigmas que regeram o ensino de línguas até a discussão de um paradigma mais interativo (LARSEN-FREEMAN, 1991; SWAIN, 2000). Por um lado, o ensino de línguas está atrelado ao livro didático; por outro lado, sob o paradigma sociocultural (LEVY, 1997; HALL, 2002). Discute-se como a interação entre os sujeitos pode contribuir para a aquisição de línguas no ambiente digital. Além disso, discute-se o ensino por meio de projetos de aprendizagem. Relata-se, por fim, a práxis do projeto realizado na escola Cultura Inglesa, e como a inserção da tecnologia do e-board exige novas demandas não apenas sociais, mas também cognitivas, tanto dos alunos quanto dos professores.
id UFMG-9_a0bf41f6297c97570ffb2b659d16bc25
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16643
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling O uso do e-board no ensino de inglês como L2/FLEnsino e tecnologia. E-board. SLA/EFL. Este artigo tem o objetivo de analisar o uso de novas tecnologias digitais no ensino de segunda língua ou línguas estrangeiras. Especificamente, centra-se no eixo temático ensino de língua inglesa mediado por e-board. Descrevem-se os diferentes paradigmas que regeram o ensino de línguas até a discussão de um paradigma mais interativo (LARSEN-FREEMAN, 1991; SWAIN, 2000). Por um lado, o ensino de línguas está atrelado ao livro didático; por outro lado, sob o paradigma sociocultural (LEVY, 1997; HALL, 2002). Discute-se como a interação entre os sujeitos pode contribuir para a aquisição de línguas no ambiente digital. Além disso, discute-se o ensino por meio de projetos de aprendizagem. Relata-se, por fim, a práxis do projeto realizado na escola Cultura Inglesa, e como a inserção da tecnologia do e-board exige novas demandas não apenas sociais, mas também cognitivas, tanto dos alunos quanto dos professores.Universidade Federal de Minas Gerais2013-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1664310.17851/1983-3652.6.2.56-65Texto Livre; Vol. 6 No. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 56-65Texto Livre; Vol. 6 Núm. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 56-65Texto Livre; Vol. 6 No 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 56-65Texto Livre; v. 6 n. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 56-651983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16643/13401Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessKarnal, Adriana Riess2020-07-18T18:26:30Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16643Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:26:30Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do e-board no ensino de inglês como L2/FL
title O uso do e-board no ensino de inglês como L2/FL
spellingShingle O uso do e-board no ensino de inglês como L2/FL
Karnal, Adriana Riess
Ensino e tecnologia. E-board. SLA/EFL.
title_short O uso do e-board no ensino de inglês como L2/FL
title_full O uso do e-board no ensino de inglês como L2/FL
title_fullStr O uso do e-board no ensino de inglês como L2/FL
title_full_unstemmed O uso do e-board no ensino de inglês como L2/FL
title_sort O uso do e-board no ensino de inglês como L2/FL
author Karnal, Adriana Riess
author_facet Karnal, Adriana Riess
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Karnal, Adriana Riess
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e tecnologia. E-board. SLA/EFL.
topic Ensino e tecnologia. E-board. SLA/EFL.
description Este artigo tem o objetivo de analisar o uso de novas tecnologias digitais no ensino de segunda língua ou línguas estrangeiras. Especificamente, centra-se no eixo temático ensino de língua inglesa mediado por e-board. Descrevem-se os diferentes paradigmas que regeram o ensino de línguas até a discussão de um paradigma mais interativo (LARSEN-FREEMAN, 1991; SWAIN, 2000). Por um lado, o ensino de línguas está atrelado ao livro didático; por outro lado, sob o paradigma sociocultural (LEVY, 1997; HALL, 2002). Discute-se como a interação entre os sujeitos pode contribuir para a aquisição de línguas no ambiente digital. Além disso, discute-se o ensino por meio de projetos de aprendizagem. Relata-se, por fim, a práxis do projeto realizado na escola Cultura Inglesa, e como a inserção da tecnologia do e-board exige novas demandas não apenas sociais, mas também cognitivas, tanto dos alunos quanto dos professores.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16643
10.17851/1983-3652.6.2.56-65
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16643
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.6.2.56-65
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16643/13401
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 6 No. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 56-65
Texto Livre; Vol. 6 Núm. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 56-65
Texto Livre; Vol. 6 No 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 56-65
Texto Livre; v. 6 n. 2 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 56-65
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711141665964032