Educational non-institutional blogs in the Portuguese language teaching-learning process: a bibliographic review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16799 |
Resumo: | RESUMO: O presente trabalho é resultado de um levantamento bibliográfico feito com amostras de trabalhos acadêmicos publicados e disponibilizados online de 2015 até o final do 1º semestre de 2017, sobre a temática da utilização dos blogs educacionais não institucionais no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa. O resultado indica que a maioria das publicações trata do blog como ferramenta de ensino-aprendizagem e foi do tipo teórico-reflexiva. Em relação ao nível de ensino, a maior parte dos trabalhos se voltou para o Ensino Superior (graduação e pós-graduação) e para formação de professores da Educação Superior. O levantamento bibliográfico indicou que existem lacunas quanto à formação de professores de Educação Básica para uso do blog como ferramenta tecnológica no processo de ensino-aprendizagem. A análise dos estudos publicados apontou para a necessidade de realização de estudos que tragam experiências e relatos sobre o uso dos blogs para ensino-aprendizagem dos alunos e experiências de professores que os utilizam, na prática, como recurso tecnológico para formação de outros professores. O exame dos trabalhos acadêmicos revelou que existe carência de materiais didáticos que permitam que o(s) professor (es) se capacitem para o uso do blog como recurso tecnológico e estudos que o tratem como potente ambiente virtual de aprendizagem. PALAVRAS-CHAVE: trabalhos acadêmicos;ferramenta tecnológica; educação. ABSTRACT: The present work is the result of a bibliographical survey done with samples of academic papers published and made available online from 2015 until the end of the first semester of 2017, about the use of non-institutional educational blogs in the Portuguese language teaching-learning process. The result indicates that most publications treat the blog as a teaching-learning tool and was of a theoretical-reflexive type. Regarding the level of education, most of the work was focused on Higher Education (undergraduate and postgraduate) and for the training of Higher Education teachers. The bibliographic survey indicated that there are gaps regarding the formation of Basic Education teachers to use the blog as a technological tool in the teaching-learning process. The analysis of the published studies pointed to the need to carry out studies that bring experiences and reports about the use of blogs for teaching-learning of students and experiences of teachers who use, in practice, the blog as a technological resource for training other teachers. The examination of the academic work revealed that there is a shortage of didactic materials that allow the teacher(s) to be able to use the blog as a technological resource and studies that treat the blog as a powerful virtual learning environment. KEYWORDS: academic work; technology tool; education. |
id |
UFMG-9_bbb34ba1ffef79075c11fdd1711415ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16799 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
Educational non-institutional blogs in the Portuguese language teaching-learning process: a bibliographic reviewBlogs educacionais não institucionais no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: uma revisão bibliográfica trabalhos acadêmicosferramenta tecnológicaeducação.RESUMO: O presente trabalho é resultado de um levantamento bibliográfico feito com amostras de trabalhos acadêmicos publicados e disponibilizados online de 2015 até o final do 1º semestre de 2017, sobre a temática da utilização dos blogs educacionais não institucionais no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa. O resultado indica que a maioria das publicações trata do blog como ferramenta de ensino-aprendizagem e foi do tipo teórico-reflexiva. Em relação ao nível de ensino, a maior parte dos trabalhos se voltou para o Ensino Superior (graduação e pós-graduação) e para formação de professores da Educação Superior. O levantamento bibliográfico indicou que existem lacunas quanto à formação de professores de Educação Básica para uso do blog como ferramenta tecnológica no processo de ensino-aprendizagem. A análise dos estudos publicados apontou para a necessidade de realização de estudos que tragam experiências e relatos sobre o uso dos blogs para ensino-aprendizagem dos alunos e experiências de professores que os utilizam, na prática, como recurso tecnológico para formação de outros professores. O exame dos trabalhos acadêmicos revelou que existe carência de materiais didáticos que permitam que o(s) professor (es) se capacitem para o uso do blog como recurso tecnológico e estudos que o tratem como potente ambiente virtual de aprendizagem. PALAVRAS-CHAVE: trabalhos acadêmicos;ferramenta tecnológica; educação. ABSTRACT: The present work is the result of a bibliographical survey done with samples of academic papers published and made available online from 2015 until the end of the first semester of 2017, about the use of non-institutional educational blogs in the Portuguese language teaching-learning process. The result indicates that most publications treat the blog as a teaching-learning tool and was of a theoretical-reflexive type. Regarding the level of education, most of the work was focused on Higher Education (undergraduate and postgraduate) and for the training of Higher Education teachers. The bibliographic survey indicated that there are gaps regarding the formation of Basic Education teachers to use the blog as a technological tool in the teaching-learning process. The analysis of the published studies pointed to the need to carry out studies that bring experiences and reports about the use of blogs for teaching-learning of students and experiences of teachers who use, in practice, the blog as a technological resource for training other teachers. The examination of the academic work revealed that there is a shortage of didactic materials that allow the teacher(s) to be able to use the blog as a technological resource and studies that treat the blog as a powerful virtual learning environment. KEYWORDS: academic work; technology tool; education.Universidade Federal de Minas Gerais2018-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1679910.17851/1983-3652.11.2.177-191Texto Livre; Vol. 11 No. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 177-191Texto Livre; Vol. 11 Núm. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 177-191Texto Livre; Vol. 11 No 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 177-191Texto Livre; v. 11 n. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 177-1911983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16799/13560Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco, EdmilsonAlmeida, Patrícia Vasconcelos2020-07-24T12:58:58Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16799Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-24T12:58:58Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educational non-institutional blogs in the Portuguese language teaching-learning process: a bibliographic review Blogs educacionais não institucionais no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: uma revisão bibliográfica |
title |
Educational non-institutional blogs in the Portuguese language teaching-learning process: a bibliographic review |
spellingShingle |
Educational non-institutional blogs in the Portuguese language teaching-learning process: a bibliographic review Francisco, Edmilson trabalhos acadêmicos ferramenta tecnológica educação. |
title_short |
Educational non-institutional blogs in the Portuguese language teaching-learning process: a bibliographic review |
title_full |
Educational non-institutional blogs in the Portuguese language teaching-learning process: a bibliographic review |
title_fullStr |
Educational non-institutional blogs in the Portuguese language teaching-learning process: a bibliographic review |
title_full_unstemmed |
Educational non-institutional blogs in the Portuguese language teaching-learning process: a bibliographic review |
title_sort |
Educational non-institutional blogs in the Portuguese language teaching-learning process: a bibliographic review |
author |
Francisco, Edmilson |
author_facet |
Francisco, Edmilson Almeida, Patrícia Vasconcelos |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Patrícia Vasconcelos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco, Edmilson Almeida, Patrícia Vasconcelos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
trabalhos acadêmicos ferramenta tecnológica educação. |
topic |
trabalhos acadêmicos ferramenta tecnológica educação. |
description |
RESUMO: O presente trabalho é resultado de um levantamento bibliográfico feito com amostras de trabalhos acadêmicos publicados e disponibilizados online de 2015 até o final do 1º semestre de 2017, sobre a temática da utilização dos blogs educacionais não institucionais no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa. O resultado indica que a maioria das publicações trata do blog como ferramenta de ensino-aprendizagem e foi do tipo teórico-reflexiva. Em relação ao nível de ensino, a maior parte dos trabalhos se voltou para o Ensino Superior (graduação e pós-graduação) e para formação de professores da Educação Superior. O levantamento bibliográfico indicou que existem lacunas quanto à formação de professores de Educação Básica para uso do blog como ferramenta tecnológica no processo de ensino-aprendizagem. A análise dos estudos publicados apontou para a necessidade de realização de estudos que tragam experiências e relatos sobre o uso dos blogs para ensino-aprendizagem dos alunos e experiências de professores que os utilizam, na prática, como recurso tecnológico para formação de outros professores. O exame dos trabalhos acadêmicos revelou que existe carência de materiais didáticos que permitam que o(s) professor (es) se capacitem para o uso do blog como recurso tecnológico e estudos que o tratem como potente ambiente virtual de aprendizagem. PALAVRAS-CHAVE: trabalhos acadêmicos;ferramenta tecnológica; educação. ABSTRACT: The present work is the result of a bibliographical survey done with samples of academic papers published and made available online from 2015 until the end of the first semester of 2017, about the use of non-institutional educational blogs in the Portuguese language teaching-learning process. The result indicates that most publications treat the blog as a teaching-learning tool and was of a theoretical-reflexive type. Regarding the level of education, most of the work was focused on Higher Education (undergraduate and postgraduate) and for the training of Higher Education teachers. The bibliographic survey indicated that there are gaps regarding the formation of Basic Education teachers to use the blog as a technological tool in the teaching-learning process. The analysis of the published studies pointed to the need to carry out studies that bring experiences and reports about the use of blogs for teaching-learning of students and experiences of teachers who use, in practice, the blog as a technological resource for training other teachers. The examination of the academic work revealed that there is a shortage of didactic materials that allow the teacher(s) to be able to use the blog as a technological resource and studies that treat the blog as a powerful virtual learning environment. KEYWORDS: academic work; technology tool; education. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16799 10.17851/1983-3652.11.2.177-191 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16799 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.11.2.177-191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16799/13560 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 11 No. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 177-191 Texto Livre; Vol. 11 Núm. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 177-191 Texto Livre; Vol. 11 No 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 177-191 Texto Livre; v. 11 n. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 177-191 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1788989903701278720 |