Educational non-institutional blogs in the Portuguese language teaching-learning process: a bibliographic review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Edmilson
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Almeida, Patrícia Vasconcelos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16799
Resumo: RESUMO: O presente trabalho é resultado de um levantamento bibliográfico feito com amostras de trabalhos acadêmicos publicados e disponibilizados online de 2015 até o final do 1º semestre de 2017, sobre a temática da utilização dos blogs educacionais não institucionais no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa. O resultado indica que a maioria das publicações trata do blog como ferramenta de ensino-aprendizagem e foi do tipo teórico-reflexiva. Em relação ao nível de ensino, a maior parte dos trabalhos se voltou para o Ensino Superior (graduação e pós-graduação) e para formação de professores da Educação Superior. O levantamento bibliográfico indicou que existem lacunas quanto à formação de professores de Educação Básica para uso do blog como ferramenta tecnológica no processo de ensino-aprendizagem. A análise dos estudos publicados apontou para a necessidade de realização de estudos que tragam experiências e relatos sobre o uso dos blogs para ensino-aprendizagem dos alunos e experiências de professores que os utilizam, na prática, como recurso tecnológico para formação de outros professores. O exame dos trabalhos acadêmicos revelou que existe carência de materiais didáticos que permitam que o(s) professor (es) se capacitem para o uso do blog como recurso tecnológico e estudos que o tratem como potente ambiente virtual de aprendizagem. PALAVRAS-CHAVE: trabalhos acadêmicos;ferramenta tecnológica; educação.   ABSTRACT: The present work is the result of a bibliographical survey done with samples of academic papers published and made available online from 2015 until the end of the first semester of 2017, about the use of non-institutional educational blogs in the Portuguese language teaching-learning process. The result indicates that most publications treat the blog as a teaching-learning tool and was of a theoretical-reflexive type. Regarding the level of education, most of the work was focused on Higher Education (undergraduate and postgraduate) and for the training of Higher Education teachers. The bibliographic survey indicated that there are gaps regarding the formation of Basic Education teachers to use the blog as a technological tool in the teaching-learning process. The analysis of the published studies pointed to the need to carry out studies that bring experiences and reports about the use of blogs for teaching-learning of students and experiences of teachers who use, in practice, the blog as a technological resource for training other teachers. The examination of the academic work revealed that there is a shortage of didactic materials that allow the teacher(s) to be able to use the blog as a technological resource and studies that treat the blog as a powerful virtual learning environment. KEYWORDS: academic work; technology tool; education.
id UFMG-9_bbb34ba1ffef79075c11fdd1711415ea
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16799
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling Educational non-institutional blogs in the Portuguese language teaching-learning process: a bibliographic reviewBlogs educacionais não institucionais no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: uma revisão bibliográfica trabalhos acadêmicosferramenta tecnológicaeducação.RESUMO: O presente trabalho é resultado de um levantamento bibliográfico feito com amostras de trabalhos acadêmicos publicados e disponibilizados online de 2015 até o final do 1º semestre de 2017, sobre a temática da utilização dos blogs educacionais não institucionais no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa. O resultado indica que a maioria das publicações trata do blog como ferramenta de ensino-aprendizagem e foi do tipo teórico-reflexiva. Em relação ao nível de ensino, a maior parte dos trabalhos se voltou para o Ensino Superior (graduação e pós-graduação) e para formação de professores da Educação Superior. O levantamento bibliográfico indicou que existem lacunas quanto à formação de professores de Educação Básica para uso do blog como ferramenta tecnológica no processo de ensino-aprendizagem. A análise dos estudos publicados apontou para a necessidade de realização de estudos que tragam experiências e relatos sobre o uso dos blogs para ensino-aprendizagem dos alunos e experiências de professores que os utilizam, na prática, como recurso tecnológico para formação de outros professores. O exame dos trabalhos acadêmicos revelou que existe carência de materiais didáticos que permitam que o(s) professor (es) se capacitem para o uso do blog como recurso tecnológico e estudos que o tratem como potente ambiente virtual de aprendizagem. PALAVRAS-CHAVE: trabalhos acadêmicos;ferramenta tecnológica; educação.   ABSTRACT: The present work is the result of a bibliographical survey done with samples of academic papers published and made available online from 2015 until the end of the first semester of 2017, about the use of non-institutional educational blogs in the Portuguese language teaching-learning process. The result indicates that most publications treat the blog as a teaching-learning tool and was of a theoretical-reflexive type. Regarding the level of education, most of the work was focused on Higher Education (undergraduate and postgraduate) and for the training of Higher Education teachers. The bibliographic survey indicated that there are gaps regarding the formation of Basic Education teachers to use the blog as a technological tool in the teaching-learning process. The analysis of the published studies pointed to the need to carry out studies that bring experiences and reports about the use of blogs for teaching-learning of students and experiences of teachers who use, in practice, the blog as a technological resource for training other teachers. The examination of the academic work revealed that there is a shortage of didactic materials that allow the teacher(s) to be able to use the blog as a technological resource and studies that treat the blog as a powerful virtual learning environment. KEYWORDS: academic work; technology tool; education.Universidade Federal de Minas Gerais2018-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1679910.17851/1983-3652.11.2.177-191Texto Livre; Vol. 11 No. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 177-191Texto Livre; Vol. 11 Núm. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 177-191Texto Livre; Vol. 11 No 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 177-191Texto Livre; v. 11 n. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 177-1911983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16799/13560Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco, EdmilsonAlmeida, Patrícia Vasconcelos2020-07-24T12:58:58Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16799Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-24T12:58:58Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educational non-institutional blogs in the Portuguese language teaching-learning process: a bibliographic review
Blogs educacionais não institucionais no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: uma revisão bibliográfica
title Educational non-institutional blogs in the Portuguese language teaching-learning process: a bibliographic review
spellingShingle Educational non-institutional blogs in the Portuguese language teaching-learning process: a bibliographic review
Francisco, Edmilson
trabalhos acadêmicos
ferramenta tecnológica
educação.
title_short Educational non-institutional blogs in the Portuguese language teaching-learning process: a bibliographic review
title_full Educational non-institutional blogs in the Portuguese language teaching-learning process: a bibliographic review
title_fullStr Educational non-institutional blogs in the Portuguese language teaching-learning process: a bibliographic review
title_full_unstemmed Educational non-institutional blogs in the Portuguese language teaching-learning process: a bibliographic review
title_sort Educational non-institutional blogs in the Portuguese language teaching-learning process: a bibliographic review
author Francisco, Edmilson
author_facet Francisco, Edmilson
Almeida, Patrícia Vasconcelos
author_role author
author2 Almeida, Patrícia Vasconcelos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Edmilson
Almeida, Patrícia Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv trabalhos acadêmicos
ferramenta tecnológica
educação.
topic trabalhos acadêmicos
ferramenta tecnológica
educação.
description RESUMO: O presente trabalho é resultado de um levantamento bibliográfico feito com amostras de trabalhos acadêmicos publicados e disponibilizados online de 2015 até o final do 1º semestre de 2017, sobre a temática da utilização dos blogs educacionais não institucionais no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa. O resultado indica que a maioria das publicações trata do blog como ferramenta de ensino-aprendizagem e foi do tipo teórico-reflexiva. Em relação ao nível de ensino, a maior parte dos trabalhos se voltou para o Ensino Superior (graduação e pós-graduação) e para formação de professores da Educação Superior. O levantamento bibliográfico indicou que existem lacunas quanto à formação de professores de Educação Básica para uso do blog como ferramenta tecnológica no processo de ensino-aprendizagem. A análise dos estudos publicados apontou para a necessidade de realização de estudos que tragam experiências e relatos sobre o uso dos blogs para ensino-aprendizagem dos alunos e experiências de professores que os utilizam, na prática, como recurso tecnológico para formação de outros professores. O exame dos trabalhos acadêmicos revelou que existe carência de materiais didáticos que permitam que o(s) professor (es) se capacitem para o uso do blog como recurso tecnológico e estudos que o tratem como potente ambiente virtual de aprendizagem. PALAVRAS-CHAVE: trabalhos acadêmicos;ferramenta tecnológica; educação.   ABSTRACT: The present work is the result of a bibliographical survey done with samples of academic papers published and made available online from 2015 until the end of the first semester of 2017, about the use of non-institutional educational blogs in the Portuguese language teaching-learning process. The result indicates that most publications treat the blog as a teaching-learning tool and was of a theoretical-reflexive type. Regarding the level of education, most of the work was focused on Higher Education (undergraduate and postgraduate) and for the training of Higher Education teachers. The bibliographic survey indicated that there are gaps regarding the formation of Basic Education teachers to use the blog as a technological tool in the teaching-learning process. The analysis of the published studies pointed to the need to carry out studies that bring experiences and reports about the use of blogs for teaching-learning of students and experiences of teachers who use, in practice, the blog as a technological resource for training other teachers. The examination of the academic work revealed that there is a shortage of didactic materials that allow the teacher(s) to be able to use the blog as a technological resource and studies that treat the blog as a powerful virtual learning environment. KEYWORDS: academic work; technology tool; education.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16799
10.17851/1983-3652.11.2.177-191
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16799
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.11.2.177-191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16799/13560
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 11 No. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 177-191
Texto Livre; Vol. 11 Núm. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 177-191
Texto Livre; Vol. 11 No 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 177-191
Texto Livre; v. 11 n. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 177-191
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1788989903701278720