The incorporation of digital information and communication technologies by portuguese language teachers of high school in the state schools of Linhares – ES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vergna, Márcia Aparecida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Antônio César Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16795
Resumo: RESUMO: Este artigo objetiva investigar como está ocorrendo a incorporação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), em especial o computador e a internet, na prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio da rede estadual de Linhares – ES. Para tal fim, realizou-se pesquisa de campo, utilizando o questionário como instrumento de coleta de dados. O público-alvo foram os alunos concluintes do Ensino Médio das escolas estaduais de Linhares – ES. Esta pesquisa é descritiva, de abordagem qualitativa. Os dados indicam que os professores de Língua Portuguesa, em sua maioria, não integram esses recursos em sua prática pedagógica. A principal finalidade dos que levam os alunos ao laboratório de informática é a realização de pesquisas, seguida, em menor proporção, pela preparação de slides para apresentação de trabalhos, digitação de textos, realização de leitura de obras literárias, envio de e-mail e exibição de vídeos relacionados ao conteúdo da disciplina. Espera-se que essa pesquisa possa ser usada como subsídio para nortear ações que visem ao melhor aproveitamento dos recursos disponibilizados pelas tecnologias digitais de informação e comunicação no espaço escolar, contribuindo também no direcionamento de políticas de formação inicial e continuada para o uso pedagógico dessas tecnologias. PALAVRAS-CHAVE: incorporação; língua portuguesa; tecnologias digitais de informação e comunicação.   ABSTRACT: This article aims at investigating how the incorporation of digital information and communication technologies (TDIC), in particular the computer and the internet, is taking place in the pedagogic practice of Portuguese language teachers of Linhares-ES state network. For this purpose, a field research was performed using the questionnaire as a data collection instrument. The target audience was the high school graduating students from Linhares state schools-ES. This research is descriptive, of qualitative approach. The data indicate that most Portuguese language teachers do not integrate these resources into their pedagogical practice. Of those who take the students to the computer lab, the main use is for conducting some research, followed, in smaller numbers, to prepare slides for presentation of works, typing texts, reading literary works, sending an e-mail and display of videos related to the content of the course. It is hoped that this research can be used as a subsidy to guide actions aimed at making better uses of the resources available through the digital information and communication technologies in the school space, also contributing in the direction of initial and continued training policies for the pedagogical use of these technologies. KEYWORDS: incorporation; Portuguese language; digital information and communication technologies.
id UFMG-9_d5b45536596f60833bdf17e40d91937d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16795
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling The incorporation of digital information and communication technologies by portuguese language teachers of high school in the state schools of Linhares – ESA incorporação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) pelos professores de língua portuguesa das escolas estaduais de ensino médio de Linhares – ES incorporaçãolíngua portuguesatecnologias digitais de informação e comunicaçãoRESUMO: Este artigo objetiva investigar como está ocorrendo a incorporação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), em especial o computador e a internet, na prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio da rede estadual de Linhares – ES. Para tal fim, realizou-se pesquisa de campo, utilizando o questionário como instrumento de coleta de dados. O público-alvo foram os alunos concluintes do Ensino Médio das escolas estaduais de Linhares – ES. Esta pesquisa é descritiva, de abordagem qualitativa. Os dados indicam que os professores de Língua Portuguesa, em sua maioria, não integram esses recursos em sua prática pedagógica. A principal finalidade dos que levam os alunos ao laboratório de informática é a realização de pesquisas, seguida, em menor proporção, pela preparação de slides para apresentação de trabalhos, digitação de textos, realização de leitura de obras literárias, envio de e-mail e exibição de vídeos relacionados ao conteúdo da disciplina. Espera-se que essa pesquisa possa ser usada como subsídio para nortear ações que visem ao melhor aproveitamento dos recursos disponibilizados pelas tecnologias digitais de informação e comunicação no espaço escolar, contribuindo também no direcionamento de políticas de formação inicial e continuada para o uso pedagógico dessas tecnologias. PALAVRAS-CHAVE: incorporação; língua portuguesa; tecnologias digitais de informação e comunicação.   ABSTRACT: This article aims at investigating how the incorporation of digital information and communication technologies (TDIC), in particular the computer and the internet, is taking place in the pedagogic practice of Portuguese language teachers of Linhares-ES state network. For this purpose, a field research was performed using the questionnaire as a data collection instrument. The target audience was the high school graduating students from Linhares state schools-ES. This research is descriptive, of qualitative approach. The data indicate that most Portuguese language teachers do not integrate these resources into their pedagogical practice. Of those who take the students to the computer lab, the main use is for conducting some research, followed, in smaller numbers, to prepare slides for presentation of works, typing texts, reading literary works, sending an e-mail and display of videos related to the content of the course. It is hoped that this research can be used as a subsidy to guide actions aimed at making better uses of the resources available through the digital information and communication technologies in the school space, also contributing in the direction of initial and continued training policies for the pedagogical use of these technologies. KEYWORDS: incorporation; Portuguese language; digital information and communication technologies.Universidade Federal de Minas Gerais2018-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1679510.17851/1983-3652.11.2.105-120Texto Livre; Vol. 11 No. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 105-120Texto Livre; Vol. 11 Núm. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 105-120Texto Livre; Vol. 11 No 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 105-120Texto Livre; v. 11 n. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 105-1201983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16795/13556Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVergna, Márcia AparecidaSilva, Antônio César Machado2021-05-03T20:02:30Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16795Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2021-05-03T20:02:30Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv The incorporation of digital information and communication technologies by portuguese language teachers of high school in the state schools of Linhares – ES
A incorporação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) pelos professores de língua portuguesa das escolas estaduais de ensino médio de Linhares – ES
title The incorporation of digital information and communication technologies by portuguese language teachers of high school in the state schools of Linhares – ES
spellingShingle The incorporation of digital information and communication technologies by portuguese language teachers of high school in the state schools of Linhares – ES
Vergna, Márcia Aparecida
incorporação
língua portuguesa
tecnologias digitais de informação e comunicação
title_short The incorporation of digital information and communication technologies by portuguese language teachers of high school in the state schools of Linhares – ES
title_full The incorporation of digital information and communication technologies by portuguese language teachers of high school in the state schools of Linhares – ES
title_fullStr The incorporation of digital information and communication technologies by portuguese language teachers of high school in the state schools of Linhares – ES
title_full_unstemmed The incorporation of digital information and communication technologies by portuguese language teachers of high school in the state schools of Linhares – ES
title_sort The incorporation of digital information and communication technologies by portuguese language teachers of high school in the state schools of Linhares – ES
author Vergna, Márcia Aparecida
author_facet Vergna, Márcia Aparecida
Silva, Antônio César Machado
author_role author
author2 Silva, Antônio César Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vergna, Márcia Aparecida
Silva, Antônio César Machado
dc.subject.por.fl_str_mv incorporação
língua portuguesa
tecnologias digitais de informação e comunicação
topic incorporação
língua portuguesa
tecnologias digitais de informação e comunicação
description RESUMO: Este artigo objetiva investigar como está ocorrendo a incorporação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), em especial o computador e a internet, na prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio da rede estadual de Linhares – ES. Para tal fim, realizou-se pesquisa de campo, utilizando o questionário como instrumento de coleta de dados. O público-alvo foram os alunos concluintes do Ensino Médio das escolas estaduais de Linhares – ES. Esta pesquisa é descritiva, de abordagem qualitativa. Os dados indicam que os professores de Língua Portuguesa, em sua maioria, não integram esses recursos em sua prática pedagógica. A principal finalidade dos que levam os alunos ao laboratório de informática é a realização de pesquisas, seguida, em menor proporção, pela preparação de slides para apresentação de trabalhos, digitação de textos, realização de leitura de obras literárias, envio de e-mail e exibição de vídeos relacionados ao conteúdo da disciplina. Espera-se que essa pesquisa possa ser usada como subsídio para nortear ações que visem ao melhor aproveitamento dos recursos disponibilizados pelas tecnologias digitais de informação e comunicação no espaço escolar, contribuindo também no direcionamento de políticas de formação inicial e continuada para o uso pedagógico dessas tecnologias. PALAVRAS-CHAVE: incorporação; língua portuguesa; tecnologias digitais de informação e comunicação.   ABSTRACT: This article aims at investigating how the incorporation of digital information and communication technologies (TDIC), in particular the computer and the internet, is taking place in the pedagogic practice of Portuguese language teachers of Linhares-ES state network. For this purpose, a field research was performed using the questionnaire as a data collection instrument. The target audience was the high school graduating students from Linhares state schools-ES. This research is descriptive, of qualitative approach. The data indicate that most Portuguese language teachers do not integrate these resources into their pedagogical practice. Of those who take the students to the computer lab, the main use is for conducting some research, followed, in smaller numbers, to prepare slides for presentation of works, typing texts, reading literary works, sending an e-mail and display of videos related to the content of the course. It is hoped that this research can be used as a subsidy to guide actions aimed at making better uses of the resources available through the digital information and communication technologies in the school space, also contributing in the direction of initial and continued training policies for the pedagogical use of these technologies. KEYWORDS: incorporation; Portuguese language; digital information and communication technologies.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16795
10.17851/1983-3652.11.2.105-120
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16795
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.11.2.105-120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16795/13556
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 11 No. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 105-120
Texto Livre; Vol. 11 Núm. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 105-120
Texto Livre; Vol. 11 No 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 105-120
Texto Livre; v. 11 n. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 105-120
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711142409404416