The incorporation of digital information and communication technologies by portuguese language teachers of high school in the state schools of Linhares – ES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16795 |
Resumo: | RESUMO: Este artigo objetiva investigar como está ocorrendo a incorporação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), em especial o computador e a internet, na prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio da rede estadual de Linhares – ES. Para tal fim, realizou-se pesquisa de campo, utilizando o questionário como instrumento de coleta de dados. O público-alvo foram os alunos concluintes do Ensino Médio das escolas estaduais de Linhares – ES. Esta pesquisa é descritiva, de abordagem qualitativa. Os dados indicam que os professores de Língua Portuguesa, em sua maioria, não integram esses recursos em sua prática pedagógica. A principal finalidade dos que levam os alunos ao laboratório de informática é a realização de pesquisas, seguida, em menor proporção, pela preparação de slides para apresentação de trabalhos, digitação de textos, realização de leitura de obras literárias, envio de e-mail e exibição de vídeos relacionados ao conteúdo da disciplina. Espera-se que essa pesquisa possa ser usada como subsídio para nortear ações que visem ao melhor aproveitamento dos recursos disponibilizados pelas tecnologias digitais de informação e comunicação no espaço escolar, contribuindo também no direcionamento de políticas de formação inicial e continuada para o uso pedagógico dessas tecnologias. PALAVRAS-CHAVE: incorporação; língua portuguesa; tecnologias digitais de informação e comunicação. ABSTRACT: This article aims at investigating how the incorporation of digital information and communication technologies (TDIC), in particular the computer and the internet, is taking place in the pedagogic practice of Portuguese language teachers of Linhares-ES state network. For this purpose, a field research was performed using the questionnaire as a data collection instrument. The target audience was the high school graduating students from Linhares state schools-ES. This research is descriptive, of qualitative approach. The data indicate that most Portuguese language teachers do not integrate these resources into their pedagogical practice. Of those who take the students to the computer lab, the main use is for conducting some research, followed, in smaller numbers, to prepare slides for presentation of works, typing texts, reading literary works, sending an e-mail and display of videos related to the content of the course. It is hoped that this research can be used as a subsidy to guide actions aimed at making better uses of the resources available through the digital information and communication technologies in the school space, also contributing in the direction of initial and continued training policies for the pedagogical use of these technologies. KEYWORDS: incorporation; Portuguese language; digital information and communication technologies. |
id |
UFMG-9_d5b45536596f60833bdf17e40d91937d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16795 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
The incorporation of digital information and communication technologies by portuguese language teachers of high school in the state schools of Linhares – ESA incorporação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) pelos professores de língua portuguesa das escolas estaduais de ensino médio de Linhares – ES incorporaçãolíngua portuguesatecnologias digitais de informação e comunicaçãoRESUMO: Este artigo objetiva investigar como está ocorrendo a incorporação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), em especial o computador e a internet, na prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio da rede estadual de Linhares – ES. Para tal fim, realizou-se pesquisa de campo, utilizando o questionário como instrumento de coleta de dados. O público-alvo foram os alunos concluintes do Ensino Médio das escolas estaduais de Linhares – ES. Esta pesquisa é descritiva, de abordagem qualitativa. Os dados indicam que os professores de Língua Portuguesa, em sua maioria, não integram esses recursos em sua prática pedagógica. A principal finalidade dos que levam os alunos ao laboratório de informática é a realização de pesquisas, seguida, em menor proporção, pela preparação de slides para apresentação de trabalhos, digitação de textos, realização de leitura de obras literárias, envio de e-mail e exibição de vídeos relacionados ao conteúdo da disciplina. Espera-se que essa pesquisa possa ser usada como subsídio para nortear ações que visem ao melhor aproveitamento dos recursos disponibilizados pelas tecnologias digitais de informação e comunicação no espaço escolar, contribuindo também no direcionamento de políticas de formação inicial e continuada para o uso pedagógico dessas tecnologias. PALAVRAS-CHAVE: incorporação; língua portuguesa; tecnologias digitais de informação e comunicação. ABSTRACT: This article aims at investigating how the incorporation of digital information and communication technologies (TDIC), in particular the computer and the internet, is taking place in the pedagogic practice of Portuguese language teachers of Linhares-ES state network. For this purpose, a field research was performed using the questionnaire as a data collection instrument. The target audience was the high school graduating students from Linhares state schools-ES. This research is descriptive, of qualitative approach. The data indicate that most Portuguese language teachers do not integrate these resources into their pedagogical practice. Of those who take the students to the computer lab, the main use is for conducting some research, followed, in smaller numbers, to prepare slides for presentation of works, typing texts, reading literary works, sending an e-mail and display of videos related to the content of the course. It is hoped that this research can be used as a subsidy to guide actions aimed at making better uses of the resources available through the digital information and communication technologies in the school space, also contributing in the direction of initial and continued training policies for the pedagogical use of these technologies. KEYWORDS: incorporation; Portuguese language; digital information and communication technologies.Universidade Federal de Minas Gerais2018-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1679510.17851/1983-3652.11.2.105-120Texto Livre; Vol. 11 No. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 105-120Texto Livre; Vol. 11 Núm. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 105-120Texto Livre; Vol. 11 No 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 105-120Texto Livre; v. 11 n. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 105-1201983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16795/13556Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVergna, Márcia AparecidaSilva, Antônio César Machado2021-05-03T20:02:30Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16795Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2021-05-03T20:02:30Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The incorporation of digital information and communication technologies by portuguese language teachers of high school in the state schools of Linhares – ES A incorporação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) pelos professores de língua portuguesa das escolas estaduais de ensino médio de Linhares – ES |
title |
The incorporation of digital information and communication technologies by portuguese language teachers of high school in the state schools of Linhares – ES |
spellingShingle |
The incorporation of digital information and communication technologies by portuguese language teachers of high school in the state schools of Linhares – ES Vergna, Márcia Aparecida incorporação língua portuguesa tecnologias digitais de informação e comunicação |
title_short |
The incorporation of digital information and communication technologies by portuguese language teachers of high school in the state schools of Linhares – ES |
title_full |
The incorporation of digital information and communication technologies by portuguese language teachers of high school in the state schools of Linhares – ES |
title_fullStr |
The incorporation of digital information and communication technologies by portuguese language teachers of high school in the state schools of Linhares – ES |
title_full_unstemmed |
The incorporation of digital information and communication technologies by portuguese language teachers of high school in the state schools of Linhares – ES |
title_sort |
The incorporation of digital information and communication technologies by portuguese language teachers of high school in the state schools of Linhares – ES |
author |
Vergna, Márcia Aparecida |
author_facet |
Vergna, Márcia Aparecida Silva, Antônio César Machado |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Antônio César Machado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vergna, Márcia Aparecida Silva, Antônio César Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
incorporação língua portuguesa tecnologias digitais de informação e comunicação |
topic |
incorporação língua portuguesa tecnologias digitais de informação e comunicação |
description |
RESUMO: Este artigo objetiva investigar como está ocorrendo a incorporação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), em especial o computador e a internet, na prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio da rede estadual de Linhares – ES. Para tal fim, realizou-se pesquisa de campo, utilizando o questionário como instrumento de coleta de dados. O público-alvo foram os alunos concluintes do Ensino Médio das escolas estaduais de Linhares – ES. Esta pesquisa é descritiva, de abordagem qualitativa. Os dados indicam que os professores de Língua Portuguesa, em sua maioria, não integram esses recursos em sua prática pedagógica. A principal finalidade dos que levam os alunos ao laboratório de informática é a realização de pesquisas, seguida, em menor proporção, pela preparação de slides para apresentação de trabalhos, digitação de textos, realização de leitura de obras literárias, envio de e-mail e exibição de vídeos relacionados ao conteúdo da disciplina. Espera-se que essa pesquisa possa ser usada como subsídio para nortear ações que visem ao melhor aproveitamento dos recursos disponibilizados pelas tecnologias digitais de informação e comunicação no espaço escolar, contribuindo também no direcionamento de políticas de formação inicial e continuada para o uso pedagógico dessas tecnologias. PALAVRAS-CHAVE: incorporação; língua portuguesa; tecnologias digitais de informação e comunicação. ABSTRACT: This article aims at investigating how the incorporation of digital information and communication technologies (TDIC), in particular the computer and the internet, is taking place in the pedagogic practice of Portuguese language teachers of Linhares-ES state network. For this purpose, a field research was performed using the questionnaire as a data collection instrument. The target audience was the high school graduating students from Linhares state schools-ES. This research is descriptive, of qualitative approach. The data indicate that most Portuguese language teachers do not integrate these resources into their pedagogical practice. Of those who take the students to the computer lab, the main use is for conducting some research, followed, in smaller numbers, to prepare slides for presentation of works, typing texts, reading literary works, sending an e-mail and display of videos related to the content of the course. It is hoped that this research can be used as a subsidy to guide actions aimed at making better uses of the resources available through the digital information and communication technologies in the school space, also contributing in the direction of initial and continued training policies for the pedagogical use of these technologies. KEYWORDS: incorporation; Portuguese language; digital information and communication technologies. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16795 10.17851/1983-3652.11.2.105-120 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16795 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.11.2.105-120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16795/13556 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 11 No. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 105-120 Texto Livre; Vol. 11 Núm. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 105-120 Texto Livre; Vol. 11 No 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 105-120 Texto Livre; v. 11 n. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 105-120 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711142409404416 |