Clássicos da literatura brasileira no formato de livroclip: (re)leitura e interatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Érica Costa da Silva, Suelen
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16690
Resumo: RESUMO: O objetivo desta comunicação é discutir como a produção de livroclip, interface interativa proveniente da computação gráfica, pode estimular o processo de (inter)ação dos aprendizes do Ensino Médio com obras clássicas da literatura brasileira, permitindo o ato de leitura e de (re)leitura como uma experiência de autonomia e liberdade leitora, que deveriam caracterizar o contato com toda e qualquer literatura, e como um processo interativo entre autor, texto e leitor, e também entre leitor e interface gráfica. Para tanto, serão utilizados os pressupostos teóricos defendidos por autores como Cosson, Barthes, Castro, Foucault, Genette, dentre outros. Acredita-se que, ao ler um clássico e (re)textualizá-lo para o formato de livroclip, o leitor irá (re)significar a obra, apresentá-la numa versão moderna, atualizada, construindo sentidos para o texto literário. A partir dos recursos oferecidos pela computação gráfica, são criadas possibilidades de o leitor ficcionalizar, ser um coprodutor, ativar sentidos, construir sentidos, interagir, experimentar o ato da leitura como (re)criação.PALAVRAS-CHAVE: Livroclip. Clássicos da Literatura. Releitura. ABSTRACT: The purpose of this communication is to discuss how the production of livroclip, interactive interface from the computer graphics, can stimulate the process of (inter) action of high school learners with classic works of Brazilian literature, that is, allow the act of reading and (re) reading as an experience of autonomy and freedom reader featuring contact with any literature, an interactive process – author, text-reader – but also between player and graphic interface. Therefore, the theoretical assumptions defended by authors like Cosson (2007) will be used (2007), Barthes (1992), Castro (2008), Foucault (1996), Genette (1982), among others. It is believed that to read a classic and turn it to the livroclip format, the reader will reframe the work, make it a modern, updated version, building senses to the literary text. From the resources offered by computer graphics, possibilities are created for the reader fictionalizing, be a co-producer, turn directions, construct meaning, interact, experience the act of reading as recreation.KEYWORDS: Livroclip. Classics of Literature. Rereading.
id UFMG-9_f176ea24ada5e95afb9ea50c18bbd66a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16690
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling Clássicos da literatura brasileira no formato de livroclip: (re)leitura e interatividadeLivroclip. Clássicos da Literatura. Releitura.RESUMO: O objetivo desta comunicação é discutir como a produção de livroclip, interface interativa proveniente da computação gráfica, pode estimular o processo de (inter)ação dos aprendizes do Ensino Médio com obras clássicas da literatura brasileira, permitindo o ato de leitura e de (re)leitura como uma experiência de autonomia e liberdade leitora, que deveriam caracterizar o contato com toda e qualquer literatura, e como um processo interativo entre autor, texto e leitor, e também entre leitor e interface gráfica. Para tanto, serão utilizados os pressupostos teóricos defendidos por autores como Cosson, Barthes, Castro, Foucault, Genette, dentre outros. Acredita-se que, ao ler um clássico e (re)textualizá-lo para o formato de livroclip, o leitor irá (re)significar a obra, apresentá-la numa versão moderna, atualizada, construindo sentidos para o texto literário. A partir dos recursos oferecidos pela computação gráfica, são criadas possibilidades de o leitor ficcionalizar, ser um coprodutor, ativar sentidos, construir sentidos, interagir, experimentar o ato da leitura como (re)criação.PALAVRAS-CHAVE: Livroclip. Clássicos da Literatura. Releitura. ABSTRACT: The purpose of this communication is to discuss how the production of livroclip, interactive interface from the computer graphics, can stimulate the process of (inter) action of high school learners with classic works of Brazilian literature, that is, allow the act of reading and (re) reading as an experience of autonomy and freedom reader featuring contact with any literature, an interactive process – author, text-reader – but also between player and graphic interface. Therefore, the theoretical assumptions defended by authors like Cosson (2007) will be used (2007), Barthes (1992), Castro (2008), Foucault (1996), Genette (1982), among others. It is believed that to read a classic and turn it to the livroclip format, the reader will reframe the work, make it a modern, updated version, building senses to the literary text. From the resources offered by computer graphics, possibilities are created for the reader fictionalizing, be a co-producer, turn directions, construct meaning, interact, experience the act of reading as recreation.KEYWORDS: Livroclip. Classics of Literature. Rereading.Universidade Federal de Minas Gerais2015-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1669010.17851/1983-3652.8.1.98-111Texto Livre; Vol. 8 No. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 98-111Texto Livre; Vol. 8 Núm. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 98-111Texto Livre; Vol. 8 No 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 98-111Texto Livre; v. 8 n. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 98-1111983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16690/13447Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessÉrica Costa da Silva, Suelen2020-07-18T18:20:30Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16690Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:20:30Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Clássicos da literatura brasileira no formato de livroclip: (re)leitura e interatividade
title Clássicos da literatura brasileira no formato de livroclip: (re)leitura e interatividade
spellingShingle Clássicos da literatura brasileira no formato de livroclip: (re)leitura e interatividade
Érica Costa da Silva, Suelen
Livroclip. Clássicos da Literatura. Releitura.
title_short Clássicos da literatura brasileira no formato de livroclip: (re)leitura e interatividade
title_full Clássicos da literatura brasileira no formato de livroclip: (re)leitura e interatividade
title_fullStr Clássicos da literatura brasileira no formato de livroclip: (re)leitura e interatividade
title_full_unstemmed Clássicos da literatura brasileira no formato de livroclip: (re)leitura e interatividade
title_sort Clássicos da literatura brasileira no formato de livroclip: (re)leitura e interatividade
author Érica Costa da Silva, Suelen
author_facet Érica Costa da Silva, Suelen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Érica Costa da Silva, Suelen
dc.subject.por.fl_str_mv Livroclip. Clássicos da Literatura. Releitura.
topic Livroclip. Clássicos da Literatura. Releitura.
description RESUMO: O objetivo desta comunicação é discutir como a produção de livroclip, interface interativa proveniente da computação gráfica, pode estimular o processo de (inter)ação dos aprendizes do Ensino Médio com obras clássicas da literatura brasileira, permitindo o ato de leitura e de (re)leitura como uma experiência de autonomia e liberdade leitora, que deveriam caracterizar o contato com toda e qualquer literatura, e como um processo interativo entre autor, texto e leitor, e também entre leitor e interface gráfica. Para tanto, serão utilizados os pressupostos teóricos defendidos por autores como Cosson, Barthes, Castro, Foucault, Genette, dentre outros. Acredita-se que, ao ler um clássico e (re)textualizá-lo para o formato de livroclip, o leitor irá (re)significar a obra, apresentá-la numa versão moderna, atualizada, construindo sentidos para o texto literário. A partir dos recursos oferecidos pela computação gráfica, são criadas possibilidades de o leitor ficcionalizar, ser um coprodutor, ativar sentidos, construir sentidos, interagir, experimentar o ato da leitura como (re)criação.PALAVRAS-CHAVE: Livroclip. Clássicos da Literatura. Releitura. ABSTRACT: The purpose of this communication is to discuss how the production of livroclip, interactive interface from the computer graphics, can stimulate the process of (inter) action of high school learners with classic works of Brazilian literature, that is, allow the act of reading and (re) reading as an experience of autonomy and freedom reader featuring contact with any literature, an interactive process – author, text-reader – but also between player and graphic interface. Therefore, the theoretical assumptions defended by authors like Cosson (2007) will be used (2007), Barthes (1992), Castro (2008), Foucault (1996), Genette (1982), among others. It is believed that to read a classic and turn it to the livroclip format, the reader will reframe the work, make it a modern, updated version, building senses to the literary text. From the resources offered by computer graphics, possibilities are created for the reader fictionalizing, be a co-producer, turn directions, construct meaning, interact, experience the act of reading as recreation.KEYWORDS: Livroclip. Classics of Literature. Rereading.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16690
10.17851/1983-3652.8.1.98-111
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16690
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.8.1.98-111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16690/13447
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 8 No. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 98-111
Texto Livre; Vol. 8 Núm. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 98-111
Texto Livre; Vol. 8 No 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 98-111
Texto Livre; v. 8 n. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 98-111
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711141749850112