EAD no Tocantins: o egresso como agente de transformação social
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16632 |
Resumo: | O presente texto tem como tema central a apresentação dos resultados de uma pesquisa com os egressos do curso Normal Superior Telepresencial, modalidade de ensino a distância, como agentes de transformação social. O objeto de estudo foi a primeira turma de egressos do curso Normal Superior Telepresencial, no estado do Tocantins. O instrumento utilizado foi uma entrevista aplicada pelos acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Serviço Social. Procurou-se dissertar sobre os espaços de atuação, desafios e conquistas do profissional como um todo após a conclusão do curso e sobre os impactos sociais ocorridos no profissional e na comunidade da qual ele faz parte. Como resultado desse estudo, constatamos que o Curso Normal Superior Telepresencial - CNST representou um marco na história educacional, social e cultural do estado do Tocantins, sendo um “divisor de águas” na vida desses egressos e consequentemente na vida das pessoas dos municípios onde eles residem, possibilitando mudanças benéficas na vida pessoal e profissional dessas pessoas, bem como a oportunidade de exercerem a cidadania de forma consciente, em busca de uma sociedade mais justa, mais humana e igualitária. |
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EAD no Tocantins: o egresso como agente de transformação socialCurso de Pedagogia. Educação a distância. Egressos. Impactos sociais.O presente texto tem como tema central a apresentação dos resultados de uma pesquisa com os egressos do curso Normal Superior Telepresencial, modalidade de ensino a distância, como agentes de transformação social. O objeto de estudo foi a primeira turma de egressos do curso Normal Superior Telepresencial, no estado do Tocantins. O instrumento utilizado foi uma entrevista aplicada pelos acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Serviço Social. Procurou-se dissertar sobre os espaços de atuação, desafios e conquistas do profissional como um todo após a conclusão do curso e sobre os impactos sociais ocorridos no profissional e na comunidade da qual ele faz parte. Como resultado desse estudo, constatamos que o Curso Normal Superior Telepresencial - CNST representou um marco na história educacional, social e cultural do estado do Tocantins, sendo um “divisor de águas” na vida desses egressos e consequentemente na vida das pessoas dos municípios onde eles residem, possibilitando mudanças benéficas na vida pessoal e profissional dessas pessoas, bem como a oportunidade de exercerem a cidadania de forma consciente, em busca de uma sociedade mais justa, mais humana e igualitária.Universidade Federal de Minas Gerais2013-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1663210.17851/1983-3652.6.1.92-107Texto Livre; Vol. 6 No. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 92-107Texto Livre; Vol. 6 Núm. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 92-107Texto Livre; Vol. 6 No 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 92-107Texto Livre; v. 6 n. 1 (2013): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 92-1071983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16632/13391Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessToledo, Elizabeth Maria LopesBarbosa, Holda CoutinhoBrasileiro, Maria Fatima Viana2020-07-18T18:36:53Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16632Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:36:53Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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