Considerations about deaf education and technologies by the teaching strategies analysis of a deaf professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Aryane
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cabello, Janaina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16756
Resumo: RESUMO:Pretendemos neste trabalho tecer algumas considerações acerca das possibilidades das tecnologias para a educação de surdos a partir da análise de registros gerados por meio de gravação em vídeo e observação de situações em que um professor surdo promove a construção de conhecimentos na Língua Portuguesa escrita por parte de um grupo de crianças surdas, entre 7 e 11 anos de idade e em processo de apropriação do português escrito. As observações foram realizadas durante aulas ministradas em Libras, oferecidas em uma instituição no interior do estado de São Paulo. Trata-se de um trabalho de cunho qualitativo, norteado pela perspectiva bilíngue na educação de surdos e os estudos nas perspectivas interlocutiva e histórico-cultural. Ao destacar algumas formas pelas quais o professor estabeleceu relações com um material digital e propôs o andamento de sua aula, buscamos evidenciar a complexidade dessas relações e problematizar o fato de que, na situação de ensino observada, tal como relatado em outros estudos, as tecnologias em si mesmas não instituíram novas formas de fazer ou pensar a partir apenas de sua presença, no mesmo sentido em que somente a apresentação de determinados recursos linguísticos ou semióticos não oportunizaram o aprendizado automático pelos surdos.   ABSTRACT:We intend in this work to make some considerations about the possibilities of technologies for deaf education by the analysis of records generated by video recording and observing situations in which a deaf professor promotes the construction of knowledge about the written Portuguese language within a group of deaf children, with ages between seven and eleven years old, and in process of appropriation of written Portuguese. The observations were made during lectures given in Brazilian Sign Language, offered at an institution in the interior of the state of São Paulo. This qualitative work is guided by the bilingual perspective in deaf education and the studies in the interlocutory, historical and cultural perspectives. In detaching some of the ways in which the teacher established relationships with a digital material and proposed the course of his class, we sought to highlight the complexity of these relationships and to problematize the fact that in the observed teaching situation, as reported in other studies, the technologies themselves did not instituted new ways of making or thinking only by their presence, in the same sense that the simple presentation of certain linguistic or semiotic resources did not allow automatic learning by deaf students.
id UFMG-9_fd6ccfdf2653b03ff997fd221144e2da
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16756
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling Considerations about deaf education and technologies by the teaching strategies analysis of a deaf professorConsiderações sobre educação de surdos e tecnologias a partir da análise das estratégias de ensino de um professor surdo educação de surdostecnologiaspráticas de letramentorecursos multissemióticos.RESUMO:Pretendemos neste trabalho tecer algumas considerações acerca das possibilidades das tecnologias para a educação de surdos a partir da análise de registros gerados por meio de gravação em vídeo e observação de situações em que um professor surdo promove a construção de conhecimentos na Língua Portuguesa escrita por parte de um grupo de crianças surdas, entre 7 e 11 anos de idade e em processo de apropriação do português escrito. As observações foram realizadas durante aulas ministradas em Libras, oferecidas em uma instituição no interior do estado de São Paulo. Trata-se de um trabalho de cunho qualitativo, norteado pela perspectiva bilíngue na educação de surdos e os estudos nas perspectivas interlocutiva e histórico-cultural. Ao destacar algumas formas pelas quais o professor estabeleceu relações com um material digital e propôs o andamento de sua aula, buscamos evidenciar a complexidade dessas relações e problematizar o fato de que, na situação de ensino observada, tal como relatado em outros estudos, as tecnologias em si mesmas não instituíram novas formas de fazer ou pensar a partir apenas de sua presença, no mesmo sentido em que somente a apresentação de determinados recursos linguísticos ou semióticos não oportunizaram o aprendizado automático pelos surdos.   ABSTRACT:We intend in this work to make some considerations about the possibilities of technologies for deaf education by the analysis of records generated by video recording and observing situations in which a deaf professor promotes the construction of knowledge about the written Portuguese language within a group of deaf children, with ages between seven and eleven years old, and in process of appropriation of written Portuguese. The observations were made during lectures given in Brazilian Sign Language, offered at an institution in the interior of the state of São Paulo. This qualitative work is guided by the bilingual perspective in deaf education and the studies in the interlocutory, historical and cultural perspectives. In detaching some of the ways in which the teacher established relationships with a digital material and proposed the course of his class, we sought to highlight the complexity of these relationships and to problematize the fact that in the observed teaching situation, as reported in other studies, the technologies themselves did not instituted new ways of making or thinking only by their presence, in the same sense that the simple presentation of certain linguistic or semiotic resources did not allow automatic learning by deaf students.Universidade Federal de Minas Gerais2017-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1675610.17851/1983-3652.10.1.242-256Texto Livre; Vol. 10 No. 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 242-256Texto Livre; Vol. 10 Núm. 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 242-256Texto Livre; Vol. 10 No 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 242-256Texto Livre; v. 10 n. 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 242-2561983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16756/13513Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, AryaneCabello, Janaina2020-07-22T22:13:15Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16756Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-22T22:13:15Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerations about deaf education and technologies by the teaching strategies analysis of a deaf professor
Considerações sobre educação de surdos e tecnologias a partir da análise das estratégias de ensino de um professor surdo
title Considerations about deaf education and technologies by the teaching strategies analysis of a deaf professor
spellingShingle Considerations about deaf education and technologies by the teaching strategies analysis of a deaf professor
Nogueira, Aryane
educação de surdos
tecnologias
práticas de letramento
recursos multissemióticos.
title_short Considerations about deaf education and technologies by the teaching strategies analysis of a deaf professor
title_full Considerations about deaf education and technologies by the teaching strategies analysis of a deaf professor
title_fullStr Considerations about deaf education and technologies by the teaching strategies analysis of a deaf professor
title_full_unstemmed Considerations about deaf education and technologies by the teaching strategies analysis of a deaf professor
title_sort Considerations about deaf education and technologies by the teaching strategies analysis of a deaf professor
author Nogueira, Aryane
author_facet Nogueira, Aryane
Cabello, Janaina
author_role author
author2 Cabello, Janaina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Aryane
Cabello, Janaina
dc.subject.por.fl_str_mv educação de surdos
tecnologias
práticas de letramento
recursos multissemióticos.
topic educação de surdos
tecnologias
práticas de letramento
recursos multissemióticos.
description RESUMO:Pretendemos neste trabalho tecer algumas considerações acerca das possibilidades das tecnologias para a educação de surdos a partir da análise de registros gerados por meio de gravação em vídeo e observação de situações em que um professor surdo promove a construção de conhecimentos na Língua Portuguesa escrita por parte de um grupo de crianças surdas, entre 7 e 11 anos de idade e em processo de apropriação do português escrito. As observações foram realizadas durante aulas ministradas em Libras, oferecidas em uma instituição no interior do estado de São Paulo. Trata-se de um trabalho de cunho qualitativo, norteado pela perspectiva bilíngue na educação de surdos e os estudos nas perspectivas interlocutiva e histórico-cultural. Ao destacar algumas formas pelas quais o professor estabeleceu relações com um material digital e propôs o andamento de sua aula, buscamos evidenciar a complexidade dessas relações e problematizar o fato de que, na situação de ensino observada, tal como relatado em outros estudos, as tecnologias em si mesmas não instituíram novas formas de fazer ou pensar a partir apenas de sua presença, no mesmo sentido em que somente a apresentação de determinados recursos linguísticos ou semióticos não oportunizaram o aprendizado automático pelos surdos.   ABSTRACT:We intend in this work to make some considerations about the possibilities of technologies for deaf education by the analysis of records generated by video recording and observing situations in which a deaf professor promotes the construction of knowledge about the written Portuguese language within a group of deaf children, with ages between seven and eleven years old, and in process of appropriation of written Portuguese. The observations were made during lectures given in Brazilian Sign Language, offered at an institution in the interior of the state of São Paulo. This qualitative work is guided by the bilingual perspective in deaf education and the studies in the interlocutory, historical and cultural perspectives. In detaching some of the ways in which the teacher established relationships with a digital material and proposed the course of his class, we sought to highlight the complexity of these relationships and to problematize the fact that in the observed teaching situation, as reported in other studies, the technologies themselves did not instituted new ways of making or thinking only by their presence, in the same sense that the simple presentation of certain linguistic or semiotic resources did not allow automatic learning by deaf students.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16756
10.17851/1983-3652.10.1.242-256
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16756
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.10.1.242-256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16756/13513
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 10 No. 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 242-256
Texto Livre; Vol. 10 Núm. 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 242-256
Texto Livre; Vol. 10 No 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 242-256
Texto Livre; v. 10 n. 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 242-256
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711142308741120