A representação da vilã em Once upon a time: uma análise de estereótipos de bem e mal a partir da Abordagem Multimodal e da Semiótica Social
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/31251 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma análise da personagem Rainha Má representada por Regina Mills na série Once Upon a Time (Era Uma Vez), lançada em 2012 no Brasil. A análise centraliza-se nas três primeiras temporadas da série e busca investigar as representações de estereótipos de bem e mal fundamentada pela Abordagem Multimodal (JEWITT, BEZEMER, O’HALLORAN, 2016; KRESS; VAN LEEUWEN, 2001) e Semiótica Social (HODGE; KRESS, 1988; VAN LEEUWEN, 2005). Adicionalmente, esta pesquisa se fundamenta nas contribuições sobre as relações de poder, bem e mal por Foucault (1975; 1999) e Nietzsche (1887; 2009), ancora-se nos procedimentos metodológicos inspirados na Teoria Multimodal da Imagem em Movimento de Burn (2013) e se baseia na metodologia de Pimenta (2006). Dessa forma, enfatizamos como essas representações podem ser observadas na (des)construção da vilã por meio dos modos e recursos semióticos e comparamos com alguns exemplos de estereótipos visuais na animação clássica de Branca de Neve da Disney, lançada no Brasil em 1938. Os resultados indicam que determinadas estratégias utilizadas pelos produtores possuem uma forma de tentativa de persuasão para que o espectador se envolva com a personagem, isto é, suas representações oscilam entre o bem e o mal reafirmando uma identidade mais real e menos ilusória como as representações dos contos tradicionais. |
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Adicionalmente, esta pesquisa se fundamenta nas contribuições sobre as relações de poder, bem e mal por Foucault (1975; 1999) e Nietzsche (1887; 2009), ancora-se nos procedimentos metodológicos inspirados na Teoria Multimodal da Imagem em Movimento de Burn (2013) e se baseia na metodologia de Pimenta (2006). Dessa forma, enfatizamos como essas representações podem ser observadas na (des)construção da vilã por meio dos modos e recursos semióticos e comparamos com alguns exemplos de estereótipos visuais na animação clássica de Branca de Neve da Disney, lançada no Brasil em 1938. Os resultados indicam que determinadas estratégias utilizadas pelos produtores possuem uma forma de tentativa de persuasão para que o espectador se envolva com a personagem, isto é, suas representações oscilam entre o bem e o mal reafirmando uma identidade mais real e menos ilusória como as representações dos contos tradicionais.This thesis presents an analysis of the character Evil Queen represented by Regina Mills in the series Once Upon a Time, premiered in 2012 in Brazil. The analysis focuses on the first three seasons of the series and seeks to investigate the representations of stereotypes of good and evil based on the Multimodal Approach (JEWITT, BEZEMER, O'HALLORAN, 2016, KRESS, VAN LEEUWEN, 2001) and Social Semiotics (HODGE; KRESS, 1988; VAN LEEUWEN, 2005). Additionally, this research is underpinned by studies of Foucault (1975, 1999) and Nietzsche (1887; 2009) specially by their concepts of power, good and evil. Our methodological procedures bring together contributions from Multimodal Theory of the Moving Image including Burn (2013) and Pimenta (2006) as well. Through such perspectives, we emphasize the interplay between semiotic modes involved in the representation of the villain. To achieve such purpose, we compare some examples of visual stereotypes in the classic animation of Snow White from Disney, premiered in Brazil in 1938. The results indicate that certain strategies used by the producers have attempted to persuade the spectator to engage with the character, that is, their representations oscillated between good and evil, which underlie a more realistic instead of delusional identity as representations of fictional characters.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LinguísticosUFMGBrasilOnce Upon a Time (Série)SemióticaMultimodalidadeAnálise do discursoSemiótica socialMultimodalidadeSérieVilãOnce Upon a TimeA representação da vilã em Once upon a time: uma análise de estereótipos de bem e mal a partir da Abordagem Multimodal e da Semiótica Socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALJacyaraMartins_A Representação da Vilã em OUAT.pdfJacyaraMartins_A Representação da Vilã em OUAT.pdfapplication/pdf2037680https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31251/1/JacyaraMartins_A%20Representa%c3%a7%c3%a3o%20da%20Vil%c3%a3%20em%20OUAT.pdfdbedd7c1e20036ecfcae52e6499fa12aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31251/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTJacyaraMartins_A Representação da Vilã em OUAT.pdf.txtJacyaraMartins_A Representação da Vilã em OUAT.pdf.txtExtracted texttext/plain156703https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31251/3/JacyaraMartins_A%20Representa%c3%a7%c3%a3o%20da%20Vil%c3%a3%20em%20OUAT.pdf.txt5274dc76c5fa01eef59d260660c20ebfMD531843/312512019-11-26 03:33:43.519oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-26T06:33:43Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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