A representação da vilã em Once Upon a Time: uma análise de estereótipos de bem e mal a partir da abordagem multimodal e da semiótica social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-BCVP2R |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma análise da personagem Rainha Má representada por Regina Mills na série Once Upon a Time (Era Uma Vez), lançada em 2012 no Brasil. A análise centraliza-se nas três primeiras temporadas da série e busca investigar as representações de estereótipos de bem e mal fundamentada pela Abordagem Multimodal (JEWITT, BEZEMER, OHALLORAN, 2016; KRESS; VAN LEEUWEN, 2001) e Semiótica Social (HODGE; KRESS, 1988; VAN LEEUWEN, 2005). Adicionalmente, esta pesquisa se fundamenta nas contribuições sobre as relações de poder, bem e mal por Foucault (1975; 1999) e Nietzsche (1887; 2009), ancora-se nos procedimentos metodológicos inspirados na Teoria Multimodal da Imagem em Movimento de Burn (2013) e se baseia na metodologia de Pimenta (2006). Dessa forma, enfatizamos como essas representações podem ser observadas na (des)construção da vilã por meio dos modos e recursos semióticos e comparamos com alguns exemplos de estereótipos visuais na animação clássica de Branca de Neve da Disney, lançada no Brasil em 1938. Os resultados indicam que determinadas estratégias utilizadas pelos produtores possuem uma forma de tentativa de persuasão para que o espectador se envolva com a personagem, isto é, suas representações oscilam entre o bem e o mal reafirmando uma identidade mais real e menos ilusória como as representações dos contos tradicionais. |
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Sonia Maria de Oliveira PimentaClarice Lage GualbertoJoseli Ferreira LiraReinildes DiasJacyara Sheyla dos Santos Martins Xavier2019-08-11T09:32:00Z2019-08-11T09:32:00Z2019-03-15http://hdl.handle.net/1843/LETR-BCVP2RO presente trabalho apresenta uma análise da personagem Rainha Má representada por Regina Mills na série Once Upon a Time (Era Uma Vez), lançada em 2012 no Brasil. A análise centraliza-se nas três primeiras temporadas da série e busca investigar as representações de estereótipos de bem e mal fundamentada pela Abordagem Multimodal (JEWITT, BEZEMER, OHALLORAN, 2016; KRESS; VAN LEEUWEN, 2001) e Semiótica Social (HODGE; KRESS, 1988; VAN LEEUWEN, 2005). Adicionalmente, esta pesquisa se fundamenta nas contribuições sobre as relações de poder, bem e mal por Foucault (1975; 1999) e Nietzsche (1887; 2009), ancora-se nos procedimentos metodológicos inspirados na Teoria Multimodal da Imagem em Movimento de Burn (2013) e se baseia na metodologia de Pimenta (2006). Dessa forma, enfatizamos como essas representações podem ser observadas na (des)construção da vilã por meio dos modos e recursos semióticos e comparamos com alguns exemplos de estereótipos visuais na animação clássica de Branca de Neve da Disney, lançada no Brasil em 1938. Os resultados indicam que determinadas estratégias utilizadas pelos produtores possuem uma forma de tentativa de persuasão para que o espectador se envolva com a personagem, isto é, suas representações oscilam entre o bem e o mal reafirmando uma identidade mais real e menos ilusória como as representações dos contos tradicionais.This thesis presents an analysis of the character Evil Queen represented by Regina Mills in the series Once Upon a Time, premiered in 2012 in Brazil. The analysis focuses on the first three seasons of the series and seeks to investigate the representations of stereotypes of good and evil based on the Multimodal Approach (JEWITT, BEZEMER, O'HALLORAN, 2016, KRESS, VAN LEEUWEN, 2001) and Social Semiotics (HODGE; KRESS, 1988; VAN LEEUWEN, 2005). Additionally, this research is underpinned by studies of Foucault (1975, 1999) and Nietzsche (1887; 2009) specially by their concepts of power, good and evil. Our methodological procedures bring together contributions from Multimodal Theory of the Moving Image including Burn (2013) and Pimenta (2006) as well. Through such perspectives, we emphasize the interplay between semiotic modes involved in the representation of the villain. To achieve such purpose, we compare some examples of visual stereotypes in the classic animation of Snow White from Disney, premiered in Brazil in 1938. The results indicate that certain strategies used by the producers have attempted to persuade the spectator to engage with the character, that is, their representations oscillated between good and evil, which underlie a more realistic instead of delusional identity as representations of fictional characters.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAnálise do discursoMultimodalidadeSemióticaOnce Upon a Time (Séries)VilãSemiótica SocialSérieMultimodalidadeA representação da vilã em Once Upon a Time: uma análise de estereótipos de bem e mal a partir da abordagem multimodal e da semiótica socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1979m.pdfapplication/pdf2037680https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BCVP2R/1/1979m.pdfdbedd7c1e20036ecfcae52e6499fa12aMD51TEXT1979m.pdf.txt1979m.pdf.txtExtracted texttext/plain156703https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BCVP2R/2/1979m.pdf.txt5274dc76c5fa01eef59d260660c20ebfMD521843/LETR-BCVP2R2019-11-14 04:44:30.324oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-BCVP2RRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:44:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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