Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Thais Nivia de Lima e FonsecaMaria Amalia de Almeida CunhaLuciano Mendes de Faria FilhoMonica Yumi JinzenjiSilvia Maria Amâncio Rachi VartuliÁlvaro de Araujo AntunesFabricio Vinhas Manini2019-08-12T11:21:13Z2019-08-12T11:21:13Z2017-12-12http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AW9P26O objetivo deste trabalho é traçar uma análise sobre as práticas educativas das famílias dos termos da vila de Sabará e da vila de Ouro Preto entre 1721 e 1780. Para tanto, optou-se pela pesquisa bibliográfica e documental de modo que foi posto em exame o conjunto de testamentos registrados nessas vilas ao longo do século XVIII. Neste trabalho, primeiramente busca-se apresentar as fontes principais com que se trabalhou, os testamentos, e os sentidos que eles assumem no naquele período. Neste momento é importante informação que foram analisados por meio do estabelecimento de uma amostra dos quase 3000 testamentos disponíveis para o período pesquisado. No primeiro capítulo, apresenta-se o perfil sociocultural dos testadores e de suas famílias. A análise é sempre feita a partir do debate teórico no qual o trabalho se insere e, por consequência, entende-se os significados que a família assume para os agentes históricos e como as relações familiares eram estabelecidas no século XVIII mineiro. No segundo capítulo, a partir de um debate com a bibliografia e com aquilo que é possível encontrar nas fontes aqui pesquisadas, busca-se tratar dos sentidos que a educação assume no século XVIII luso-brasileiro. No terceiro capítulo, verticaliza-se a análise em estudos de casos que emergem da massa documental. De maneira geral, a partir de ensaios sobre as estratégias educativas empreendidas por estas famílias busca-se compreender o papel que a família assume na trajetória educacional das futuras gerações, isto é, busca-se compreender as estratégias educativas das famílias em relação à sua descendência. O foco neste capítulo é aplicar o arcabouço teórico-metodológico cunhado por Pierre Bourdieu em outro contexto histórico. Claro que isto não é possível sem que se estabelece um diálogo crítico com o sociólogo francês. Por fim, no quarto capítulo, é apresentado o núcleo da tese e para isso busca-se compreender como esta família lida com a educação, no sentido mais amplo do termo, que pretendia legar a seu herdeiro. A partir de um cruzamento nominativo entre os testamentos e inventários post-mortem é possível perceber o que as estratégias permitiram às famílias educarem seus herdeiros. Neste caso, um estudo de trajetória com uma forte abordagem qualitativa e microanalítica apresenta toda a sua potencialidade na compreensão da documentação. A pesquisa em História da Educação para América portuguesa é bastante rarefeita, e, por isso, urge um trabalho que busque compreender o papel da família do século XVIII na transmissão da educação como herança. Ao concluir este trabalho buscou-se enfatizar é a limitação que as revisões historiográficas apresentam diante das famílias efetivamente existentes, das relações tecidas, dos sentimentos forjados e da complexidade que emergem das fontes. Além disso, naquele momento e região, havia uma forte mescla de tradições culturais e sociais. A longevidade educacional pode estar relacionada com o capital cultural compartilhado por aquelas famílias, apesar de parece haver sempre uma diferenciação entre os filhos (renda/profissão) e as filhas (sobretudo casamento ou estado de religiosa). Outra conclusão que se coloca neste quadro de reprodução é o sentido que ela alcança numa sociedade marcada pela grande presença de imigrantes e profunda mestiçagem. Defende-se aqui, como Bourdieu apontou para a França da segunda metade do século XX, que aqui está em jogo um processo de esterese, isto é, a continuação da ação de habitus mesmo quando as condições socioculturais que o fizeram surgir desapareceram. Para finalizar, é necessário apontar algumas lacunas deste trabalho, neste sentido ainda ficam algumas perguntas. Será que todos os grupos sociais se comportavam de maneira similar? Será que escravos ou pobres se comportavam da mesma maneira? Em que fontes é possível encontrar estes grupos sociais? Será que haveriam cortes de outra natureza como de gênero, étnico racial e até religioso? Neste caso uma abordagem quantitativa seria bastante interessante? Será que dentro de um mesmo grupo social todos os indivíduos se comportavam da mesma maneira em relação à educação ou existiam cortes profissionais ou educativos?The objective of this work is to analyze of the educational practices of families from Sabará and Ouro Preto between 1721 and 1780. For this, we opted for a research in bibliography and wills registered in these villages throughout the eighteenth century. In this work, we first seek to present the main sources with which we worked, the wills, and the meanings they assume in that period. At this point it is important information that was analyzed through the establishment of a sample of the almost 3000 wills available for the period studied. The first chapter presents the cultural and social profile of historical subjects and their families. The analysis is always made from the theoretical debate in which the work is inserted and, consequently, it is understood the meanings that the family assumes for the historical agents and how the relations in the family were established in the eighteenth century of Minas Gerais. In the second chapter, from a debate with the bibliography and with what can be found in the sources researched here, we try to deal with the meanings that education assumes in the Luso-Brazilian XVIII century. In the third chapter, are analyzed some case that emerge from the documentary mass. In general, from the essays on the educational strategies undertaken by these families, the family's role in the educational trajectory of the future generations is sought to understand the families' educational strategies in relation to their descendants. The focus in this chapter is to apply the theoretical-methodological framework coined by Pierre Bourdieu in another historical context. Of course this is not possible without establishing a critical dialogue with the French sociologist. Finally, in the fourth chapter, the nucleus of the thesis is presented and for this it is sought to understand how this family deals with the education, in the broadest sense of the term, that it intended to bequeath to its heir. From a nominative cross between wills and post-mortem inventories, it is possible to see what strategies have allowed families to educate their heirs. In this case, a trajectory study with a strong qualitative and microanalytical approach presents all its potential in the understanding of documentation. The research in History of Education for Portuguese America is very rarefied, and, therefore, it is urgent work to understand the role of the family of the eighteenth century in the transmission of education as an inheritance. At the conclusion of this work, it was sought to emphasize the limitation that historiography revisions present to the families that actually exist, the relationships woven, the forged feelings and the complexity that emerge from the sources. In addition, at that time and region, there was a strong mix of cultural and social traditions. Educational longevity may be related to the cultural capital shared by these families, although there seems to always be a differentiation between the children (income / profession) and daughters (especially marriage or religious status). Another conclusion that is placed in this framework of reproduction is the sense that it reaches in a society marked by the great presence of immigrants and deep miscegenation. It is argued here, as Bourdieu pointed out to France in the second half of the twentieth century, that here a esterese process is at play, that is, the continuation of the action of habitus even when the social and cultural conditions that made it appear have disappeared. Finally, it is necessary to point out some shortcomings of this work, in this sense still some questions remain. Did all social groups behave in a similar way? Did slaves or poor people behave in the same way? In what sources can these social groups be found? Would there be cuts of another kind, such as gender, ethnic racial and even religious? In this case a quantitative approach would be quite interesting? Did all individuals behave in the same social group in the same way in relation to education or did they have professional or educational courts?Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação História Sabará (MG) Séc XVIIIEducação História Vila Rica (MG) Séc XVIIIEducaçãoEducação Historia Minas GeraisBourdieu, Pierre, 1930-2002Educação História Minas Gerais Séc XVIIITestamentosEducação e hereditariedadePráticas educativasSéculo xviiiTestamentosPierre bourdieuHerdeiros: o papel da família na educação das futuras gerações nos termos de Sabará e de Ouro Preto (1721 1780)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtexto_tese_final_biblioteca___fabr_cio_vinhas.pdfapplication/pdf1307249https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AW9P26/1/texto_tese_final_biblioteca___fabr_cio_vinhas.pdfd5f93b91ff7db079fedc5a2d5939e6cbMD51TEXTtexto_tese_final_biblioteca___fabr_cio_vinhas.pdf.txttexto_tese_final_biblioteca___fabr_cio_vinhas.pdf.txtExtracted texttext/plain670563https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AW9P26/2/texto_tese_final_biblioteca___fabr_cio_vinhas.pdf.txt7cb861ae5b9c183103dd23256c230915MD521843/BUBD-AW9P262019-11-14 17:41:35.779oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AW9P26Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:41:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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