Gestão da informação e do conhecimento nas organizações: análise de casos relatados em organizações públicas e privadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rivadavia Correa Drumond de Alvarenga Neto
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VALA-5G8MM7
Resumo: This research work analyses 20 case studies founded in the literature and aims at gaining a better understanding about the real meaning of the term Knowledge Management to these firms in the cases. Another goals involve the understanding about how these organizations have been using information and knowledge towards reaching its organizational goals and improved competitiveness. It was also desirable to answer if Knowledge Management was the theory thatarose in order to fulfill the lack observed in the administration theories of the information era. It was also analyzed the performance indicators, best practices and a frame was created based on the model of information and knowledge use as proposed by CHOO (1998).
id UFMG_02273699078a0bb5a431c74d35ff8e9c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VALA-5G8MM7
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Gestão da informação e do conhecimento nas organizações: análise de casos relatados em organizações públicas e privadasGestão do conhecimentoInformação gerencialCiência da informaçãoGestão do conhecimentoThis research work analyses 20 case studies founded in the literature and aims at gaining a better understanding about the real meaning of the term Knowledge Management to these firms in the cases. Another goals involve the understanding about how these organizations have been using information and knowledge towards reaching its organizational goals and improved competitiveness. It was also desirable to answer if Knowledge Management was the theory thatarose in order to fulfill the lack observed in the administration theories of the information era. It was also analyzed the performance indicators, best practices and a frame was created based on the model of information and knowledge use as proposed by CHOO (1998).Este trabalho de pesquisa analisa 20 casos de gestão do conhecimento relatados na literatura e objetiva uma compreensão mais clara do significado do termo Gestão do Conhecimento para as organizações em questão, além de buscar um melhor entendimento sobre como essas organizações vêm utilizando a informação e o conhecimento com vistas à maximização da competitividade e alcance dos objetivos organizacionais. Buscou-se também responder, com base nesses entendimentos e a partir da perspectiva da evolução das estruturas organizacionais, se a Gestão do Conhecimento surge ou não para preencher a lacuna das Teorias de Gestão na Era Informacional. Foram analisados ainda os indicadores de desempenho relatados,realizou-se o agrupamento das melhores práticas de gestão do conhecimento relatadas e, com base no modelo proposto por CHOO (1998), fez-se um enquadramento de cada caso relatado a partir dos três usos da informação e do conhecimento propostos por esse autor.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGJorge Tadeu de Ramos NevesAnna da Soledade VieiraMarta Araujo Tavares FerreiraRicardo Rodrigues BarbosaRivadavia Correa Drumond de Alvarenga Neto2019-08-12T16:58:57Z2019-08-12T16:58:57Z2002-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/VALA-5G8MM7info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T21:51:31Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/VALA-5G8MM7Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T21:51:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da informação e do conhecimento nas organizações: análise de casos relatados em organizações públicas e privadas
title Gestão da informação e do conhecimento nas organizações: análise de casos relatados em organizações públicas e privadas
spellingShingle Gestão da informação e do conhecimento nas organizações: análise de casos relatados em organizações públicas e privadas
Rivadavia Correa Drumond de Alvarenga Neto
Gestão do conhecimento
Informação gerencial
Ciência da informação
Gestão do conhecimento
title_short Gestão da informação e do conhecimento nas organizações: análise de casos relatados em organizações públicas e privadas
title_full Gestão da informação e do conhecimento nas organizações: análise de casos relatados em organizações públicas e privadas
title_fullStr Gestão da informação e do conhecimento nas organizações: análise de casos relatados em organizações públicas e privadas
title_full_unstemmed Gestão da informação e do conhecimento nas organizações: análise de casos relatados em organizações públicas e privadas
title_sort Gestão da informação e do conhecimento nas organizações: análise de casos relatados em organizações públicas e privadas
author Rivadavia Correa Drumond de Alvarenga Neto
author_facet Rivadavia Correa Drumond de Alvarenga Neto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jorge Tadeu de Ramos Neves
Anna da Soledade Vieira
Marta Araujo Tavares Ferreira
Ricardo Rodrigues Barbosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rivadavia Correa Drumond de Alvarenga Neto
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Informação gerencial
Ciência da informação
Gestão do conhecimento
topic Gestão do conhecimento
Informação gerencial
Ciência da informação
Gestão do conhecimento
description This research work analyses 20 case studies founded in the literature and aims at gaining a better understanding about the real meaning of the term Knowledge Management to these firms in the cases. Another goals involve the understanding about how these organizations have been using information and knowledge towards reaching its organizational goals and improved competitiveness. It was also desirable to answer if Knowledge Management was the theory thatarose in order to fulfill the lack observed in the administration theories of the information era. It was also analyzed the performance indicators, best practices and a frame was created based on the model of information and knowledge use as proposed by CHOO (1998).
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-11-22
2019-08-12T16:58:57Z
2019-08-12T16:58:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VALA-5G8MM7
url http://hdl.handle.net/1843/VALA-5G8MM7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829662436786176