Gestão da informação e do conhecimento nas organizações e orientação de Marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Sueli Angélica do
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12990
Resumo: Comenta os aspectos da comunicação, da administração e da tecnologia da informação em relação aos processos de gestão da informação e gestão do conhecimento na ótica da Ciência da Informação, a partir da ênfase à importância da informação e do conhecimento no contexto da sociedade da informação e do conhecimento. Discute a necessidade de entender o negócio da informação na ótica de marketing e mostra de forma esquemática a oferta de produtos e serviços de informação no ambiente tradicional e na web no contexto do mercado da informação onde atuam os diversos atores sociais do negócio da informação. Apresenta os princípios de marketing a serem seguidos pela unidade de informação orientada para o marketing, como sugestão para a sobrevivência da biblioteca do futuro, em conformidade com os requisitos exigidos pelos novos consumidores da sociedade da informação e do conhecimento. ______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_1c05ad905158b5945540e7ed0fcc44ba
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12990
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Gestão da informação e do conhecimento nas organizações e orientação de MarketingInformation and knowledge management in organizations and the Marketing guidanceGestión de información y del conocimiento en las organizaciones y la orientación de MarketingGestão da informaçãoGestão do conhecimentoMarketing da informaçãoComenta os aspectos da comunicação, da administração e da tecnologia da informação em relação aos processos de gestão da informação e gestão do conhecimento na ótica da Ciência da Informação, a partir da ênfase à importância da informação e do conhecimento no contexto da sociedade da informação e do conhecimento. Discute a necessidade de entender o negócio da informação na ótica de marketing e mostra de forma esquemática a oferta de produtos e serviços de informação no ambiente tradicional e na web no contexto do mercado da informação onde atuam os diversos atores sociais do negócio da informação. Apresenta os princípios de marketing a serem seguidos pela unidade de informação orientada para o marketing, como sugestão para a sobrevivência da biblioteca do futuro, em conformidade com os requisitos exigidos pelos novos consumidores da sociedade da informação e do conhecimento. ______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe article presents some aspects of Communication, Administration and information technology related to information and knowledge management processes within the Information Science scope, emphasizing the information and knowledge importance for the information and knowledge society. It discusses the importance of understanding the information business in the marketing point of view and it shows in a schematic way the information products and services that are offered in both traditional and web environment, where several social actors of information business are involved. The marketing principles that are crucial to be follow by marketing orientated information units are presented, as a suggestion for the future library survival, being aware of new consumers’ requirements and expectations. _________________________________________________________________________________________________________________ RESUMENEl artículo comenta los aspectos de la comunicación, de la administración y de la tecnología de la información en relación a los procedimientos de gestión de información y de gestión del conocimiento, en visión de las Ciencias de la Información, enfatizando la importancia de la información y del conocimiento en el contexto de la sociedad de la información y del conocimiento. Discute la necesidad de entender el negocio de la información en visión del marketing y muestra un esquema para el suministro de productos y servicios de información en el medio ambiente tradicional y la web en el contexto del mercado de la información, donde actuan los diversos actores sociales del negocio de la información. Presenta los principios de marketing a seguir por la unidad de información orientada a la comercialización, como una sugerencia para la supervivencia de la biblioteca del futuro, de conformidad con los requisitos exigidos por los nuevos consumidores de la sociedad de la información y del conocimiento.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)2013-05-02T18:36:12Z2013-05-02T18:36:12Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfAMARAL, Sueli Angélica do. Gestão da informação e do conhecimento nas organizações e orientação de Marketing. Informação & Informação, Londrina, v. 13, 2008. Número Especial. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1841>. Acesso em: 26 abr. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12990Informação & Informação - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/index. Acesso em: 26 abr. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Sueli Angélica doporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-22T23:29:14Zoai:repositorio.unb.br:10482/12990Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-22T23:29:14Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da informação e do conhecimento nas organizações e orientação de Marketing
Information and knowledge management in organizations and the Marketing guidance
Gestión de información y del conocimiento en las organizaciones y la orientación de Marketing
title Gestão da informação e do conhecimento nas organizações e orientação de Marketing
spellingShingle Gestão da informação e do conhecimento nas organizações e orientação de Marketing
Amaral, Sueli Angélica do
Gestão da informação
Gestão do conhecimento
Marketing da informação
title_short Gestão da informação e do conhecimento nas organizações e orientação de Marketing
title_full Gestão da informação e do conhecimento nas organizações e orientação de Marketing
title_fullStr Gestão da informação e do conhecimento nas organizações e orientação de Marketing
title_full_unstemmed Gestão da informação e do conhecimento nas organizações e orientação de Marketing
title_sort Gestão da informação e do conhecimento nas organizações e orientação de Marketing
author Amaral, Sueli Angélica do
author_facet Amaral, Sueli Angélica do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Sueli Angélica do
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da informação
Gestão do conhecimento
Marketing da informação
topic Gestão da informação
Gestão do conhecimento
Marketing da informação
description Comenta os aspectos da comunicação, da administração e da tecnologia da informação em relação aos processos de gestão da informação e gestão do conhecimento na ótica da Ciência da Informação, a partir da ênfase à importância da informação e do conhecimento no contexto da sociedade da informação e do conhecimento. Discute a necessidade de entender o negócio da informação na ótica de marketing e mostra de forma esquemática a oferta de produtos e serviços de informação no ambiente tradicional e na web no contexto do mercado da informação onde atuam os diversos atores sociais do negócio da informação. Apresenta os princípios de marketing a serem seguidos pela unidade de informação orientada para o marketing, como sugestão para a sobrevivência da biblioteca do futuro, em conformidade com os requisitos exigidos pelos novos consumidores da sociedade da informação e do conhecimento. ______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2013-05-02T18:36:12Z
2013-05-02T18:36:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AMARAL, Sueli Angélica do. Gestão da informação e do conhecimento nas organizações e orientação de Marketing. Informação & Informação, Londrina, v. 13, 2008. Número Especial. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1841>. Acesso em: 26 abr. 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12990
identifier_str_mv AMARAL, Sueli Angélica do. Gestão da informação e do conhecimento nas organizações e orientação de Marketing. Informação & Informação, Londrina, v. 13, 2008. Número Especial. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1841>. Acesso em: 26 abr. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580695723016192