Conexões entre o desenvolvimento cognitivo e o musical: estudo comparativo entre apreciação musical direcionada e não direcionada de crianças de sete a dez anos em escola regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karla Jaber Barbosa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XNGCZ
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo o desenvolvimento cognitivo-musical, de crianças de sete a dez anos de idade, alunos de 2ª à 5ª séries do Ensino Fundamental, em escola regular. Como referencial teórico, adotou-se a teoria de desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, a Teoria Espiral de Desenvolvimento Musical de Keith Swanwick (1994) e as contribuições de Lev Vygotsky sobre o conceito de zona de desenvolvimento proximal. Esse estudo investigou conexões entre a visão de Jean Piaget (1964, 1966) sobre o período operacional concreto e os níveis Vernacular e Especulativo da Teoria Espiral de Desenvolvimento Musical proposta por Swanwick (1994), na modalidade apreciação musical. Embora a Teoria Espiral seja uma contribuição expressiva sobre o desenvolvimento musical, esta não explica os processos cognitivos que permeiam a transição entre níveis ou estágios de desenvolvimento. O estudo é de natureza comparativa entre duas condições: apreciação não direcionada (de maneira independente) e direcionada (com o objetivo de observar a compreensão da estrutura formal da música após interferência do professor). Com a observação do desempenho desses alunos, do estudo do desenvolvimento do período operacional concreto e do detalhamento dos processos cognitivos, os dados apontaram que a aquisição da conservação e da noção de reversibilidade promove a passagem do nível Vernacular para o Especulativo. Esses dados indicaram também que as crianças atingiram níveis mais elevados de compreensão musical após a interferência do professor.
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