QUALIDADE NA APRECIAÇÃO MUSICAL: escuta ativa direcionadaDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2577
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2577 |
Resumo: | Este trabalho relata as experiências e identificação de materiais pedagógicos, ferramentas, elementos musicais, procedimentos, dinâmicas e informações que viabilizem uma Escuta Ativa Direcionada de nível Moral e posteriormente, através do processo de ensino-aprendizagem, estimule e oriente os alunos a realizarem esta prática sozinhos, independente do gênero musical, objetivando assim a pluralidade cultural. Através de repertório selecionado por pesquisa em sala de aula e critérios didáticos foram realizados situações e procedimentos através de vivências musicais que ativassem nos alunos a paixão pela música, assim ocasionando a apreciação e musicalização com qualidade. O presente artigo relata a importância da escuta ativa para alunos que tenham aulas de educação musical e os benefícios que essa escuta proporciona através de resultados. O mesmo é direcionado não somente à profissionais de ensino de música, mas também aos que se interessarem pela temática por proporcionar meios de captação de recursos pedagógicos musicais e organização deles. |
id |
UVRV-2_93e181f3b9056819d41e7621f68cd22c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/2577 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
QUALIDADE NA APRECIAÇÃO MUSICAL: escuta ativa direcionadaDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2577Apreciação Musical; Escuta AtivaApreciação Musical. Educação Musical. Música na Escola. Platéia Musical. História da Música. Estilos Musicais.Escuta Ativa DirecionadaEste trabalho relata as experiências e identificação de materiais pedagógicos, ferramentas, elementos musicais, procedimentos, dinâmicas e informações que viabilizem uma Escuta Ativa Direcionada de nível Moral e posteriormente, através do processo de ensino-aprendizagem, estimule e oriente os alunos a realizarem esta prática sozinhos, independente do gênero musical, objetivando assim a pluralidade cultural. Através de repertório selecionado por pesquisa em sala de aula e critérios didáticos foram realizados situações e procedimentos através de vivências musicais que ativassem nos alunos a paixão pela música, assim ocasionando a apreciação e musicalização com qualidade. O presente artigo relata a importância da escuta ativa para alunos que tenham aulas de educação musical e os benefícios que essa escuta proporciona através de resultados. O mesmo é direcionado não somente à profissionais de ensino de música, mas também aos que se interessarem pela temática por proporcionar meios de captação de recursos pedagógicos musicais e organização deles.ABECFREITAS, Alexandre Luís Sampaio deOLIVEIRA, Ivan CostaBARRA, Cloércio AugustoOLIVEIRA, Ana Paula Guimarães2016-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodoapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/257710.5892/ruvrd.v14i1.2577Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 1088-10972236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2577/pdf_50010.5892/ruvrd.v14i1.2577.g2481Pesquisa de CampoDireitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T21:42:35ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
QUALIDADE NA APRECIAÇÃO MUSICAL: escuta ativa direcionadaDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2577 |
title |
QUALIDADE NA APRECIAÇÃO MUSICAL: escuta ativa direcionadaDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2577 |
spellingShingle |
QUALIDADE NA APRECIAÇÃO MUSICAL: escuta ativa direcionadaDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2577 FREITAS, Alexandre Luís Sampaio de Apreciação Musical; Escuta Ativa Apreciação Musical. Educação Musical. Música na Escola. Platéia Musical. História da Música. Estilos Musicais. Escuta Ativa Direcionada |
title_short |
QUALIDADE NA APRECIAÇÃO MUSICAL: escuta ativa direcionadaDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2577 |
title_full |
QUALIDADE NA APRECIAÇÃO MUSICAL: escuta ativa direcionadaDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2577 |
title_fullStr |
QUALIDADE NA APRECIAÇÃO MUSICAL: escuta ativa direcionadaDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2577 |
title_full_unstemmed |
QUALIDADE NA APRECIAÇÃO MUSICAL: escuta ativa direcionadaDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2577 |
title_sort |
QUALIDADE NA APRECIAÇÃO MUSICAL: escuta ativa direcionadaDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2577 |
author |
FREITAS, Alexandre Luís Sampaio de |
author_facet |
FREITAS, Alexandre Luís Sampaio de OLIVEIRA, Ivan Costa BARRA, Cloércio Augusto OLIVEIRA, Ana Paula Guimarães |
author_role |
author |
author2 |
OLIVEIRA, Ivan Costa BARRA, Cloércio Augusto OLIVEIRA, Ana Paula Guimarães |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FREITAS, Alexandre Luís Sampaio de OLIVEIRA, Ivan Costa BARRA, Cloércio Augusto OLIVEIRA, Ana Paula Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Apreciação Musical; Escuta Ativa Apreciação Musical. Educação Musical. Música na Escola. Platéia Musical. História da Música. Estilos Musicais. Escuta Ativa Direcionada |
topic |
Apreciação Musical; Escuta Ativa Apreciação Musical. Educação Musical. Música na Escola. Platéia Musical. História da Música. Estilos Musicais. Escuta Ativa Direcionada |
description |
Este trabalho relata as experiências e identificação de materiais pedagógicos, ferramentas, elementos musicais, procedimentos, dinâmicas e informações que viabilizem uma Escuta Ativa Direcionada de nível Moral e posteriormente, através do processo de ensino-aprendizagem, estimule e oriente os alunos a realizarem esta prática sozinhos, independente do gênero musical, objetivando assim a pluralidade cultural. Através de repertório selecionado por pesquisa em sala de aula e critérios didáticos foram realizados situações e procedimentos através de vivências musicais que ativassem nos alunos a paixão pela música, assim ocasionando a apreciação e musicalização com qualidade. O presente artigo relata a importância da escuta ativa para alunos que tenham aulas de educação musical e os benefícios que essa escuta proporciona através de resultados. O mesmo é direcionado não somente à profissionais de ensino de música, mas também aos que se interessarem pela temática por proporcionar meios de captação de recursos pedagógicos musicais e organização deles. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Método |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2577 10.5892/ruvrd.v14i1.2577 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2577 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v14i1.2577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2577/pdf_500 10.5892/ruvrd.v14i1.2577.g2481 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Pesquisa de Campo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 1088-1097 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v14i1 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1734454435533291520 |