QUALIDADE NA APRECIAÇÃO MUSICAL: escuta ativa direcionadaDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2577

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, Alexandre Luís Sampaio de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: OLIVEIRA, Ivan Costa, BARRA, Cloércio Augusto, OLIVEIRA, Ana Paula Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2577
Resumo: Este trabalho relata as experiências e identificação de materiais pedagógicos, ferramentas, elementos musicais, procedimentos, dinâmicas e informações que viabilizem uma Escuta Ativa Direcionada de nível Moral e posteriormente, através do processo de ensino-aprendizagem, estimule e oriente os alunos a realizarem esta prática sozinhos, independente do gênero musical, objetivando assim a pluralidade cultural. Através de repertório selecionado por pesquisa em sala de aula e critérios didáticos foram realizados situações e procedimentos através de vivências musicais que ativassem nos alunos a paixão pela música, assim ocasionando a apreciação e musicalização com qualidade. O presente artigo relata a importância da escuta ativa para alunos que tenham aulas de educação musical e os benefícios que essa escuta proporciona através de resultados. O mesmo é direcionado não somente à profissionais de ensino de música, mas também aos que se interessarem pela temática por proporcionar meios de captação de recursos pedagógicos musicais e organização deles.
id UVRV-2_0fe8004f629fbdfcefe4eec6a6f3700c
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/2577
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling QUALIDADE NA APRECIAÇÃO MUSICAL: escuta ativa direcionadaDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2577Apreciação Musical; Escuta AtivaApreciação Musical. Educação Musical. Música na Escola. Platéia Musical. História da Música. Estilos Musicais.Escuta Ativa DirecionadaEste trabalho relata as experiências e identificação de materiais pedagógicos, ferramentas, elementos musicais, procedimentos, dinâmicas e informações que viabilizem uma Escuta Ativa Direcionada de nível Moral e posteriormente, através do processo de ensino-aprendizagem, estimule e oriente os alunos a realizarem esta prática sozinhos, independente do gênero musical, objetivando assim a pluralidade cultural. Através de repertório selecionado por pesquisa em sala de aula e critérios didáticos foram realizados situações e procedimentos através de vivências musicais que ativassem nos alunos a paixão pela música, assim ocasionando a apreciação e musicalização com qualidade. O presente artigo relata a importância da escuta ativa para alunos que tenham aulas de educação musical e os benefícios que essa escuta proporciona através de resultados. O mesmo é direcionado não somente à profissionais de ensino de música, mas também aos que se interessarem pela temática por proporcionar meios de captação de recursos pedagógicos musicais e organização deles.ABECFREITAS, Alexandre Luís Sampaio deOLIVEIRA, Ivan CostaBARRA, Cloércio AugustoOLIVEIRA, Ana Paula Guimarães2016-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodoapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/257710.5892/ruvrd.v14i1.2577Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 1088-10972236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2577/pdf_50010.5892/ruvrd.v14i1.2577.g2481Pesquisa de CampoDireitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T21:42:35Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/2577Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:21.833147Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv QUALIDADE NA APRECIAÇÃO MUSICAL: escuta ativa direcionadaDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2577
title QUALIDADE NA APRECIAÇÃO MUSICAL: escuta ativa direcionadaDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2577
spellingShingle QUALIDADE NA APRECIAÇÃO MUSICAL: escuta ativa direcionadaDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2577
FREITAS, Alexandre Luís Sampaio de
Apreciação Musical; Escuta Ativa
Apreciação Musical. Educação Musical. Música na Escola. Platéia Musical. História da Música. Estilos Musicais.
Escuta Ativa Direcionada
title_short QUALIDADE NA APRECIAÇÃO MUSICAL: escuta ativa direcionadaDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2577
title_full QUALIDADE NA APRECIAÇÃO MUSICAL: escuta ativa direcionadaDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2577
title_fullStr QUALIDADE NA APRECIAÇÃO MUSICAL: escuta ativa direcionadaDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2577
title_full_unstemmed QUALIDADE NA APRECIAÇÃO MUSICAL: escuta ativa direcionadaDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2577
title_sort QUALIDADE NA APRECIAÇÃO MUSICAL: escuta ativa direcionadaDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2577
author FREITAS, Alexandre Luís Sampaio de
author_facet FREITAS, Alexandre Luís Sampaio de
OLIVEIRA, Ivan Costa
BARRA, Cloércio Augusto
OLIVEIRA, Ana Paula Guimarães
author_role author
author2 OLIVEIRA, Ivan Costa
BARRA, Cloércio Augusto
OLIVEIRA, Ana Paula Guimarães
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv FREITAS, Alexandre Luís Sampaio de
OLIVEIRA, Ivan Costa
BARRA, Cloércio Augusto
OLIVEIRA, Ana Paula Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Apreciação Musical; Escuta Ativa
Apreciação Musical. Educação Musical. Música na Escola. Platéia Musical. História da Música. Estilos Musicais.
Escuta Ativa Direcionada
topic Apreciação Musical; Escuta Ativa
Apreciação Musical. Educação Musical. Música na Escola. Platéia Musical. História da Música. Estilos Musicais.
Escuta Ativa Direcionada
description Este trabalho relata as experiências e identificação de materiais pedagógicos, ferramentas, elementos musicais, procedimentos, dinâmicas e informações que viabilizem uma Escuta Ativa Direcionada de nível Moral e posteriormente, através do processo de ensino-aprendizagem, estimule e oriente os alunos a realizarem esta prática sozinhos, independente do gênero musical, objetivando assim a pluralidade cultural. Através de repertório selecionado por pesquisa em sala de aula e critérios didáticos foram realizados situações e procedimentos através de vivências musicais que ativassem nos alunos a paixão pela música, assim ocasionando a apreciação e musicalização com qualidade. O presente artigo relata a importância da escuta ativa para alunos que tenham aulas de educação musical e os benefícios que essa escuta proporciona através de resultados. O mesmo é direcionado não somente à profissionais de ensino de música, mas também aos que se interessarem pela temática por proporcionar meios de captação de recursos pedagógicos musicais e organização deles.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Método
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2577
10.5892/ruvrd.v14i1.2577
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2577
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v14i1.2577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2577/pdf_500
10.5892/ruvrd.v14i1.2577.g2481
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv

Pesquisa de Campo
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 1088-1097
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v14i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051200336560128