Ações pedagógicas do professor de piano popular: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Carolina Nunes do Couto
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XPHH6
Resumo: Este trabalho aborda a pedagogia da música popular num contexto muito específico: a aula de piano popular. As práticas de aprendizagem informal de música são consideradas por estudiosos como essenciais para que a aprendizagem deste repertório seja autêntica. A partir deste pressuposto, buscou-se investigar como a aula de um instrumento tradicionalmente ligado à música clássica poderia ensinar um tipo de repertório que permaneceu durante tanto tempo às margens do ensino formal. Para a realização da pesquisa, foi feita uma entrevista com sete professores que trabalham com a música popular, bem como uma observação de suas aulas, visando a reunir dados passíveis de análise que pudessem apontar significados para atitudes e pensamentos desses professores. O estudo permitiu verificar que, embora os professores demonstrem ter conhecimento sobre a importância das práticas de aprendizagem informal para o desenvolvimento do trabalho com o repertório popular, nem todas são utilizadas em suas aulas, por diversos motivos, tais como a restrição imposta pelo tempo de cada aula, a expectativa do aluno em receber informações de seus professores e, no caso de alguns professores, um pensamento ainda atrelado aos moldes de uma aula tradicional de piano. O estudo aponta ainda para a importância que desempenha a Universidade, na promoção do desenvolvimento de pesquisas nessa área, para que os profissionais que trabalham com o piano popular possam adquirir fundamentação para legitimar determinadas práticas de aprendizagem que ainda permanecem às margens do ensino formal de música.
id UFMG_03d3f4a36544c316f7088e219b285542
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/GMMA-7XPHH6
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Heloisa Faria Braga FeichasPatricia Furst SantiagoAntônio Rafael Carvalho dos SantosAna Carolina Nunes do Couto2019-08-10T07:30:26Z2019-08-10T07:30:26Z2008-09-26http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XPHH6Este trabalho aborda a pedagogia da música popular num contexto muito específico: a aula de piano popular. As práticas de aprendizagem informal de música são consideradas por estudiosos como essenciais para que a aprendizagem deste repertório seja autêntica. A partir deste pressuposto, buscou-se investigar como a aula de um instrumento tradicionalmente ligado à música clássica poderia ensinar um tipo de repertório que permaneceu durante tanto tempo às margens do ensino formal. Para a realização da pesquisa, foi feita uma entrevista com sete professores que trabalham com a música popular, bem como uma observação de suas aulas, visando a reunir dados passíveis de análise que pudessem apontar significados para atitudes e pensamentos desses professores. O estudo permitiu verificar que, embora os professores demonstrem ter conhecimento sobre a importância das práticas de aprendizagem informal para o desenvolvimento do trabalho com o repertório popular, nem todas são utilizadas em suas aulas, por diversos motivos, tais como a restrição imposta pelo tempo de cada aula, a expectativa do aluno em receber informações de seus professores e, no caso de alguns professores, um pensamento ainda atrelado aos moldes de uma aula tradicional de piano. O estudo aponta ainda para a importância que desempenha a Universidade, na promoção do desenvolvimento de pesquisas nessa área, para que os profissionais que trabalham com o piano popular possam adquirir fundamentação para legitimar determinadas práticas de aprendizagem que ainda permanecem às margens do ensino formal de música.This work approaches the pedagogy of popular music in a very specific context:popular piano lessons. The main objective was the investigation of existing approaches of informal music learning in popular piano lessons. The informal learning practices of music are considered by experts as essential to make the repertoire learning authentic. Based on this assumption, an investigation of how the lessons of an instrument traditionally linked to classical music can teach one type of repertoire that has remained for such a long time at the fringes of formal study. To realize this research, seven popular music teachers were interviewed and also their classes were observed, with the objective of collecting passive data for analysis that could signify the attitudes and thoughts of these teachers. This study permitted the verification that, the teachers demonstrated knowledge of the importance to the practice of informal learning for the development of the work with the popular repertoire. Not all practices are used in their lessons, for various reasons, such as limited time in each class, the expectation of the student to receive information from their teachers and in the case of some teachers, thinking still linked to a more traditional lesson model. The study points to the importance that the University has in the promotion and development of research in this area, so that professionals that work with popular piano can justify the usage of certain learning practices, which thus far remain at the fringes of formal music teaching.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPiano Instrução e ensinoMusica popular Instrucao e ensinoMusicaEnsino formal de músicaPiano popularPráticas MusicaisAções pedagógicas do professor de piano popular: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALacoes_pedagogicas_do_professor_de_piano_popular_um_estudo_de_caso.pdfapplication/pdf437296https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XPHH6/1/acoes_pedagogicas_do_professor_de_piano_popular_um_estudo_de_caso.pdf989043f4707358d51acb6050f40d7713MD51TEXTacoes_pedagogicas_do_professor_de_piano_popular_um_estudo_de_caso.pdf.txtacoes_pedagogicas_do_professor_de_piano_popular_um_estudo_de_caso.pdf.txtExtracted texttext/plain193449https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XPHH6/2/acoes_pedagogicas_do_professor_de_piano_popular_um_estudo_de_caso.pdf.txtda35736067c784ec0abffa41b12786abMD521843/GMMA-7XPHH62019-11-14 06:48:52.118oai:repositorio.ufmg.br:1843/GMMA-7XPHH6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:48:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ações pedagógicas do professor de piano popular: um estudo de caso
title Ações pedagógicas do professor de piano popular: um estudo de caso
spellingShingle Ações pedagógicas do professor de piano popular: um estudo de caso
Ana Carolina Nunes do Couto
Ensino formal de música
Piano popular
Práticas Musicais
Piano Instrução e ensino
Musica popular Instrucao e ensino
Musica
title_short Ações pedagógicas do professor de piano popular: um estudo de caso
title_full Ações pedagógicas do professor de piano popular: um estudo de caso
title_fullStr Ações pedagógicas do professor de piano popular: um estudo de caso
title_full_unstemmed Ações pedagógicas do professor de piano popular: um estudo de caso
title_sort Ações pedagógicas do professor de piano popular: um estudo de caso
author Ana Carolina Nunes do Couto
author_facet Ana Carolina Nunes do Couto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Heloisa Faria Braga Feichas
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Patricia Furst Santiago
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Antônio Rafael Carvalho dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Carolina Nunes do Couto
contributor_str_mv Heloisa Faria Braga Feichas
Patricia Furst Santiago
Antônio Rafael Carvalho dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino formal de música
Piano popular
Práticas Musicais
topic Ensino formal de música
Piano popular
Práticas Musicais
Piano Instrução e ensino
Musica popular Instrucao e ensino
Musica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Piano Instrução e ensino
Musica popular Instrucao e ensino
Musica
description Este trabalho aborda a pedagogia da música popular num contexto muito específico: a aula de piano popular. As práticas de aprendizagem informal de música são consideradas por estudiosos como essenciais para que a aprendizagem deste repertório seja autêntica. A partir deste pressuposto, buscou-se investigar como a aula de um instrumento tradicionalmente ligado à música clássica poderia ensinar um tipo de repertório que permaneceu durante tanto tempo às margens do ensino formal. Para a realização da pesquisa, foi feita uma entrevista com sete professores que trabalham com a música popular, bem como uma observação de suas aulas, visando a reunir dados passíveis de análise que pudessem apontar significados para atitudes e pensamentos desses professores. O estudo permitiu verificar que, embora os professores demonstrem ter conhecimento sobre a importância das práticas de aprendizagem informal para o desenvolvimento do trabalho com o repertório popular, nem todas são utilizadas em suas aulas, por diversos motivos, tais como a restrição imposta pelo tempo de cada aula, a expectativa do aluno em receber informações de seus professores e, no caso de alguns professores, um pensamento ainda atrelado aos moldes de uma aula tradicional de piano. O estudo aponta ainda para a importância que desempenha a Universidade, na promoção do desenvolvimento de pesquisas nessa área, para que os profissionais que trabalham com o piano popular possam adquirir fundamentação para legitimar determinadas práticas de aprendizagem que ainda permanecem às margens do ensino formal de música.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-09-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T07:30:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T07:30:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XPHH6
url http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XPHH6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XPHH6/1/acoes_pedagogicas_do_professor_de_piano_popular_um_estudo_de_caso.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XPHH6/2/acoes_pedagogicas_do_professor_de_piano_popular_um_estudo_de_caso.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 989043f4707358d51acb6050f40d7713
da35736067c784ec0abffa41b12786ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676631418339328