Formação continuada de Professores e Projeto Político Pedagógico: uma articulação necessária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Glauci Fonseca Ovidio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNNQ4
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o Projeto Político Pedagógico(PPP) da Escola Municipal Deraldo José de Sousa do município de Ribeirão das Neves/MG, identificando os aspectos relacionados à contextualização e a formação continuada de professores, com a presunção de criar um novo formato para a formação continuada de professores e tecer uma crítica ao formato atual. O desafio de construir a sua identidade profissional e suas limitadas contribuições ao processo formativo do professor remete à importância do espaço escolar comolocal privilegiado de formação no sentido de desempenhar a verdadeira função da escola e do conhecimento. O texto faz referência ao que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional, apoiando as demais discussões nos pontos de vista de teóricos que buscam situar às políticas públicas dirigidas à educação. As atividades de formação que constituem a proposta estão firmadas em dois objetivos básicos: a ampliação do universo de conhecimento dos professores e areflexão da concepção histórico-crítica norteando o trabalho educativo, pautadas em reflexões e operacionalizadas no Projeto Político Pedagógico.
id UFMG_0409e553041c2964d6e24f5d62a3d254
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LNNQ4
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Andrea de Souza BoyFrancisco Angelo CoutinhoGlauci Fonseca Ovidio2019-08-13T06:14:59Z2019-08-13T06:14:59Z2013-07-19http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNNQ4Este trabalho tem como objetivo analisar o Projeto Político Pedagógico(PPP) da Escola Municipal Deraldo José de Sousa do município de Ribeirão das Neves/MG, identificando os aspectos relacionados à contextualização e a formação continuada de professores, com a presunção de criar um novo formato para a formação continuada de professores e tecer uma crítica ao formato atual. O desafio de construir a sua identidade profissional e suas limitadas contribuições ao processo formativo do professor remete à importância do espaço escolar comolocal privilegiado de formação no sentido de desempenhar a verdadeira função da escola e do conhecimento. O texto faz referência ao que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional, apoiando as demais discussões nos pontos de vista de teóricos que buscam situar às políticas públicas dirigidas à educação. As atividades de formação que constituem a proposta estão firmadas em dois objetivos básicos: a ampliação do universo de conhecimento dos professores e areflexão da concepção histórico-crítica norteando o trabalho educativo, pautadas em reflexões e operacionalizadas no Projeto Político Pedagógico.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoProfessores  FormaçãoEscolas  Organização e administraçãoProfessorExigências sociaisMudançaIdentidade profissionalTransformaçãoFormação continuada de Professores e Projeto Político Pedagógico: uma articulação necessáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_glauci_fonseca_ovidio.pdfapplication/pdf227841https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LNNQ4/1/tcc_glauci_fonseca_ovidio.pdf568219b39d346bd466ae61ec86327477MD51TEXTtcc_glauci_fonseca_ovidio.pdf.txttcc_glauci_fonseca_ovidio.pdf.txtExtracted texttext/plain80148https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LNNQ4/2/tcc_glauci_fonseca_ovidio.pdf.txt207689e9eb470cce287e37a46fddc18bMD521843/BUOS-9LNNQ42019-11-14 21:35:25.671oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LNNQ4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:35:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação continuada de Professores e Projeto Político Pedagógico: uma articulação necessária
title Formação continuada de Professores e Projeto Político Pedagógico: uma articulação necessária
spellingShingle Formação continuada de Professores e Projeto Político Pedagógico: uma articulação necessária
Glauci Fonseca Ovidio
Professor
Exigências sociais
Mudança
Identidade profissional
Transformação
Educação
Professores  Formação
Escolas  Organização e administração
title_short Formação continuada de Professores e Projeto Político Pedagógico: uma articulação necessária
title_full Formação continuada de Professores e Projeto Político Pedagógico: uma articulação necessária
title_fullStr Formação continuada de Professores e Projeto Político Pedagógico: uma articulação necessária
title_full_unstemmed Formação continuada de Professores e Projeto Político Pedagógico: uma articulação necessária
title_sort Formação continuada de Professores e Projeto Político Pedagógico: uma articulação necessária
author Glauci Fonseca Ovidio
author_facet Glauci Fonseca Ovidio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrea de Souza Boy
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Francisco Angelo Coutinho
dc.contributor.author.fl_str_mv Glauci Fonseca Ovidio
contributor_str_mv Andrea de Souza Boy
Francisco Angelo Coutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Exigências sociais
Mudança
Identidade profissional
Transformação
topic Professor
Exigências sociais
Mudança
Identidade profissional
Transformação
Educação
Professores  Formação
Escolas  Organização e administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Professores  Formação
Escolas  Organização e administração
description Este trabalho tem como objetivo analisar o Projeto Político Pedagógico(PPP) da Escola Municipal Deraldo José de Sousa do município de Ribeirão das Neves/MG, identificando os aspectos relacionados à contextualização e a formação continuada de professores, com a presunção de criar um novo formato para a formação continuada de professores e tecer uma crítica ao formato atual. O desafio de construir a sua identidade profissional e suas limitadas contribuições ao processo formativo do professor remete à importância do espaço escolar comolocal privilegiado de formação no sentido de desempenhar a verdadeira função da escola e do conhecimento. O texto faz referência ao que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional, apoiando as demais discussões nos pontos de vista de teóricos que buscam situar às políticas públicas dirigidas à educação. As atividades de formação que constituem a proposta estão firmadas em dois objetivos básicos: a ampliação do universo de conhecimento dos professores e areflexão da concepção histórico-crítica norteando o trabalho educativo, pautadas em reflexões e operacionalizadas no Projeto Político Pedagógico.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T06:14:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T06:14:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNNQ4
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNNQ4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LNNQ4/1/tcc_glauci_fonseca_ovidio.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LNNQ4/2/tcc_glauci_fonseca_ovidio.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 568219b39d346bd466ae61ec86327477
207689e9eb470cce287e37a46fddc18b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589430263414784