Formação continuada de Professores e Projeto Político Pedagógico: uma articulação necessária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNNQ4 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar o Projeto Político Pedagógico(PPP) da Escola Municipal Deraldo José de Sousa do município de Ribeirão das Neves/MG, identificando os aspectos relacionados à contextualização e a formação continuada de professores, com a presunção de criar um novo formato para a formação continuada de professores e tecer uma crítica ao formato atual. O desafio de construir a sua identidade profissional e suas limitadas contribuições ao processo formativo do professor remete à importância do espaço escolar comolocal privilegiado de formação no sentido de desempenhar a verdadeira função da escola e do conhecimento. O texto faz referência ao que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional, apoiando as demais discussões nos pontos de vista de teóricos que buscam situar às políticas públicas dirigidas à educação. As atividades de formação que constituem a proposta estão firmadas em dois objetivos básicos: a ampliação do universo de conhecimento dos professores e areflexão da concepção histórico-crítica norteando o trabalho educativo, pautadas em reflexões e operacionalizadas no Projeto Político Pedagógico. |
id |
UFMG_0409e553041c2964d6e24f5d62a3d254 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LNNQ4 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Andrea de Souza BoyFrancisco Angelo CoutinhoGlauci Fonseca Ovidio2019-08-13T06:14:59Z2019-08-13T06:14:59Z2013-07-19http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNNQ4Este trabalho tem como objetivo analisar o Projeto Político Pedagógico(PPP) da Escola Municipal Deraldo José de Sousa do município de Ribeirão das Neves/MG, identificando os aspectos relacionados à contextualização e a formação continuada de professores, com a presunção de criar um novo formato para a formação continuada de professores e tecer uma crítica ao formato atual. O desafio de construir a sua identidade profissional e suas limitadas contribuições ao processo formativo do professor remete à importância do espaço escolar comolocal privilegiado de formação no sentido de desempenhar a verdadeira função da escola e do conhecimento. O texto faz referência ao que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional, apoiando as demais discussões nos pontos de vista de teóricos que buscam situar às políticas públicas dirigidas à educação. As atividades de formação que constituem a proposta estão firmadas em dois objetivos básicos: a ampliação do universo de conhecimento dos professores e areflexão da concepção histórico-crítica norteando o trabalho educativo, pautadas em reflexões e operacionalizadas no Projeto Político Pedagógico.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoProfessores FormaçãoEscolas Organização e administraçãoProfessorExigências sociaisMudançaIdentidade profissionalTransformaçãoFormação continuada de Professores e Projeto Político Pedagógico: uma articulação necessáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_glauci_fonseca_ovidio.pdfapplication/pdf227841https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LNNQ4/1/tcc_glauci_fonseca_ovidio.pdf568219b39d346bd466ae61ec86327477MD51TEXTtcc_glauci_fonseca_ovidio.pdf.txttcc_glauci_fonseca_ovidio.pdf.txtExtracted texttext/plain80148https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LNNQ4/2/tcc_glauci_fonseca_ovidio.pdf.txt207689e9eb470cce287e37a46fddc18bMD521843/BUOS-9LNNQ42019-11-14 21:35:25.671oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LNNQ4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:35:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação continuada de Professores e Projeto Político Pedagógico: uma articulação necessária |
title |
Formação continuada de Professores e Projeto Político Pedagógico: uma articulação necessária |
spellingShingle |
Formação continuada de Professores e Projeto Político Pedagógico: uma articulação necessária Glauci Fonseca Ovidio Professor Exigências sociais Mudança Identidade profissional Transformação Educação Professores Formação Escolas Organização e administração |
title_short |
Formação continuada de Professores e Projeto Político Pedagógico: uma articulação necessária |
title_full |
Formação continuada de Professores e Projeto Político Pedagógico: uma articulação necessária |
title_fullStr |
Formação continuada de Professores e Projeto Político Pedagógico: uma articulação necessária |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de Professores e Projeto Político Pedagógico: uma articulação necessária |
title_sort |
Formação continuada de Professores e Projeto Político Pedagógico: uma articulação necessária |
author |
Glauci Fonseca Ovidio |
author_facet |
Glauci Fonseca Ovidio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Andrea de Souza Boy |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Francisco Angelo Coutinho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Glauci Fonseca Ovidio |
contributor_str_mv |
Andrea de Souza Boy Francisco Angelo Coutinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Exigências sociais Mudança Identidade profissional Transformação |
topic |
Professor Exigências sociais Mudança Identidade profissional Transformação Educação Professores Formação Escolas Organização e administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Professores Formação Escolas Organização e administração |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar o Projeto Político Pedagógico(PPP) da Escola Municipal Deraldo José de Sousa do município de Ribeirão das Neves/MG, identificando os aspectos relacionados à contextualização e a formação continuada de professores, com a presunção de criar um novo formato para a formação continuada de professores e tecer uma crítica ao formato atual. O desafio de construir a sua identidade profissional e suas limitadas contribuições ao processo formativo do professor remete à importância do espaço escolar comolocal privilegiado de formação no sentido de desempenhar a verdadeira função da escola e do conhecimento. O texto faz referência ao que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional, apoiando as demais discussões nos pontos de vista de teóricos que buscam situar às políticas públicas dirigidas à educação. As atividades de formação que constituem a proposta estão firmadas em dois objetivos básicos: a ampliação do universo de conhecimento dos professores e areflexão da concepção histórico-crítica norteando o trabalho educativo, pautadas em reflexões e operacionalizadas no Projeto Político Pedagógico. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T06:14:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T06:14:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNNQ4 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNNQ4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LNNQ4/1/tcc_glauci_fonseca_ovidio.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LNNQ4/2/tcc_glauci_fonseca_ovidio.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
568219b39d346bd466ae61ec86327477 207689e9eb470cce287e37a46fddc18b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589430263414784 |