Cantos e contos do reinado: o acesso ao texto literário por meio das memórias da cultura afro-brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-BALH9C |
Resumo: | Esta pesquisa parte da necessidade de propor um novo olhar para lidar com as diversidades socioculturais, de maneira a incluir as vivências, práticas e saberes que fazem parte da vida de nossos alunos, a fim de incentivá-los no processo de se reconhecerem como protagonistas do processo educacional e também da apropriação literária, fazendo com que os muros entre a escola e a comunidade sejam diminuídos. Assim, o projeto de ensino tem como ponto de partida o diálogo e o envolvimento dos alunos com o Reinado, um festejo popular da cidade de Cláudio - MG, com seus cantos e contos que revelam um lugar de resistência e permanência da memória, uma vez que os rituais, histórias, músicas e dramatizações são transmitidos através da tradição oral, desde a fundação dos Ternos. Busca-se, com essa experiência, criar novas práticas de ensino, objetivando o desenvolvimento da autonomia do aluno por estreitar os laços entre a experiência vivida e a aprendizagem em sala de aula, tornando o saber um meio de ler o mundo, promovendo valores de cidadania, memória e identidade, por meio de atividades que visam estimular a pesquisa, a interação, o compartilhamento de saberes e, acima de tudo, a inserção do aluno no universo da literatura afro-brasileira e toda a riqueza de elementos que a constituem. |
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Marcelo ChiarettoFrancis Arthuso PaivaIvanete Bernardino SoaresSarah Satsuki Oliveira Nakano2019-08-14T06:53:42Z2019-08-14T06:53:42Z2019-02-22http://hdl.handle.net/1843/LETR-BALH9CEsta pesquisa parte da necessidade de propor um novo olhar para lidar com as diversidades socioculturais, de maneira a incluir as vivências, práticas e saberes que fazem parte da vida de nossos alunos, a fim de incentivá-los no processo de se reconhecerem como protagonistas do processo educacional e também da apropriação literária, fazendo com que os muros entre a escola e a comunidade sejam diminuídos. Assim, o projeto de ensino tem como ponto de partida o diálogo e o envolvimento dos alunos com o Reinado, um festejo popular da cidade de Cláudio - MG, com seus cantos e contos que revelam um lugar de resistência e permanência da memória, uma vez que os rituais, histórias, músicas e dramatizações são transmitidos através da tradição oral, desde a fundação dos Ternos. Busca-se, com essa experiência, criar novas práticas de ensino, objetivando o desenvolvimento da autonomia do aluno por estreitar os laços entre a experiência vivida e a aprendizagem em sala de aula, tornando o saber um meio de ler o mundo, promovendo valores de cidadania, memória e identidade, por meio de atividades que visam estimular a pesquisa, a interação, o compartilhamento de saberes e, acima de tudo, a inserção do aluno no universo da literatura afro-brasileira e toda a riqueza de elementos que a constituem.This research is based on the need of a new way to deal with sociocultural diversity, including students' experiences, practices and knowledge, so they will be able to perceive themselves as the protagonists of their educational process and literary appropriation, then borders between community and school will be smaller. Thus, the educational project has as the starting points dialogue and students involvement with Reinado (reign), a popular celebration in Cláudio (a city located in the state of Minas Gerais), in which songs and tales reveal a place of resistance and permanence of memory, for the reason that rituals, histories, songs and dramatization are transmitted through oral tradition since the foundation of the Ternos (groups with specific functions). The aim of this experience is to create educational practices able to develop the students autonomy combining experiences they lived with learning from classes, making their knowledge an instrument to read the world and promoting values of citizenship, memory and identity through activities that stimulate researches, interaction, sharing of knowledge and, as the main point, the insertion of the student in the Afro-Brazilian literature and all richness that it has.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCláudio (MG) Cultura popularCompreensão na leituraLiteratura Estudo e ensinoLetramentoNegros na literaturaMediaçãoReinadoLiteratura afro-brasileiraLeitura literáriaLetramento literárioCantos e contos do reinado: o acesso ao texto literário por meio das memórias da cultura afro-brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcf___sarah___final_4.pdfapplication/pdf8598747https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BALH9C/1/tcf___sarah___final_4.pdf0bab9f2636cd3eeeb8873a393f76e4f4MD51TEXTtcf___sarah___final_4.pdf.txttcf___sarah___final_4.pdf.txtExtracted texttext/plain132551https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BALH9C/2/tcf___sarah___final_4.pdf.txta710222a21a0f2dbb66762656cc81dc0MD521843/LETR-BALH9C2019-11-14 12:22:09.348oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-BALH9CRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:22:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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