O uso do celular na escola: a implementação de um projeto de letramento nos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana Machado Anastácio Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-A53K3G
Resumo: Diante da necessidade imperativa de ressignificar práticas pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa que resultam na produção de textos artificiais e que tendem a desmotivar os alunos , o presente trabalho propõe e investiga a implementação de um projeto de letramento (Kleiman, 2002), aqui concebido como um conjunto de atividades que preconizam a leitura e a escrita como práticas sociais. Desse modo, as ações desenvolvidas emergem de necessidades reais dos alunos, podendo contribuir para que se desenvolvam como protagonista do seu texto. Concebendo a linguagem como prática interacional, tomamos como base estudos de autores como Bakhtin (2006), Kleiman (2010) e Tinoco (2009). Este projeto é direcionado, especificamente, a alunos do 8º ano de uma escola municipal de Brumadinho, MG, os quais perceberam o surgimento de uma questão polêmica em torno do uso celular na escola, que deu origem ao projeto de letramento focalizado nesta pesquisa. Nossas análises do projeto em questão indicam que, embora tal perspectiva acarrete alguns desafios em sua implementação, como a dificuldade em ultrapassar barreiras impostas por um tradicionalismo escolar, ela se consolida como potencial ao ensino da escrita, uma vez que mobiliza os estudantes a escreverem, já que o fazem com finalidade especifica, abarcando interesses próprios, e favorece avanços em suas capacidades textuais. Assim, com este trabalho, espero contribuir para a ampliação das possibilidades de redirecionamento de práticas pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa, particularmente, no que diz respeito ao ensino de escrita.
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