A importância da utilização da linguagem e do letramento escolar como instrumento para a construção da cidadania
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYKAZ |
Resumo: | Este estudo teve por finalidade investigar a importância da utilização da linguagem e do letramento escolar como instrumento para a construção da cidadania, devido ao panorama emergente e crescente situação na qual vivemos onde a linguagem, o letramento escolar e a inclusão digital na escola interferem, assim como sempre interferiram, como instrumento para a construção de cidadãos críticos e participantes da sociedade. Buscou-se retratar a relação do letramento com a inclusão social, o espaço dedicado à diversidade textual na sala de aula e como essa diversidade é necessária para uma formação mais crítica do aluno; verificar a visão dos alunos com relação à importância do letramento, da cidadania e da inclusão social e também o uso e a importância da tecnologia como ferramenta de ensino para formação dos alunos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que apropriou de técnicas de coleta de dados como a pesquisa bibliográfica, a observação e o questionário, utilizando-se para isso, observação em sala de aula de uma turma de 1º ano do Ensino Médio, assim como a atuação de uma professora nesta turma. Os questionários foram dirigidos a vinte e sete alunos e à professora de Língua Portuguesa desta turma. Esse estudo fundamentou-se em autores como Freire, Soares, Ferreiro, Levy dentre outros, que há muito vem contribuindo com discussões inerentes ao letramento escolar, a alfabetização, à linguagem e a utilização de tecnologias como ferramenta pedagógica em contextos escolares. Através da análise e discussão dos dados foi possível perceber que o letramento escolar e a utilização de tecnologias interferem muito na formação dos alunos como cidadãos críticos e participantes da sociedade e que sem essa formação eficiente os alunos saem sem preparação crítica para a vida assídua na sociedade. O principal desafio interposto a essa prática eficiente relaciona-se com a dificuldade encontrada pelo profissional da educação no sentido de falta de equipamentos, e principalmente do desinteresse dos alunos com a leitura. |
id |
UFMG_05e1f4d87c47157a9303b42078fe9587 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GYKAZ |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Antonieta PereiraWanilza Soares Fofano de Almeida2019-08-12T08:05:32Z2019-08-12T08:05:32Z2012-10-04http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYKAZEste estudo teve por finalidade investigar a importância da utilização da linguagem e do letramento escolar como instrumento para a construção da cidadania, devido ao panorama emergente e crescente situação na qual vivemos onde a linguagem, o letramento escolar e a inclusão digital na escola interferem, assim como sempre interferiram, como instrumento para a construção de cidadãos críticos e participantes da sociedade. Buscou-se retratar a relação do letramento com a inclusão social, o espaço dedicado à diversidade textual na sala de aula e como essa diversidade é necessária para uma formação mais crítica do aluno; verificar a visão dos alunos com relação à importância do letramento, da cidadania e da inclusão social e também o uso e a importância da tecnologia como ferramenta de ensino para formação dos alunos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que apropriou de técnicas de coleta de dados como a pesquisa bibliográfica, a observação e o questionário, utilizando-se para isso, observação em sala de aula de uma turma de 1º ano do Ensino Médio, assim como a atuação de uma professora nesta turma. Os questionários foram dirigidos a vinte e sete alunos e à professora de Língua Portuguesa desta turma. Esse estudo fundamentou-se em autores como Freire, Soares, Ferreiro, Levy dentre outros, que há muito vem contribuindo com discussões inerentes ao letramento escolar, a alfabetização, à linguagem e a utilização de tecnologias como ferramenta pedagógica em contextos escolares. Através da análise e discussão dos dados foi possível perceber que o letramento escolar e a utilização de tecnologias interferem muito na formação dos alunos como cidadãos críticos e participantes da sociedade e que sem essa formação eficiente os alunos saem sem preparação crítica para a vida assídua na sociedade. O principal desafio interposto a essa prática eficiente relaciona-se com a dificuldade encontrada pelo profissional da educação no sentido de falta de equipamentos, e principalmente do desinteresse dos alunos com a leitura.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua portuguesa Estudo e ensinoAlfabetizaçãoTecnologiaLetramentoLinguagemFormação de cidadãosA importância da utilização da linguagem e do letramento escolar como instrumento para a construção da cidadaniainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALwanilza_soares_fofano_de_almeida.pdfapplication/pdf398803https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GYKAZ/1/wanilza_soares_fofano_de_almeida.pdf5d1b1dd2bfdb270135aa5f4e75c9ca90MD51TEXTwanilza_soares_fofano_de_almeida.pdf.txtwanilza_soares_fofano_de_almeida.pdf.txtExtracted texttext/plain50823https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GYKAZ/2/wanilza_soares_fofano_de_almeida.pdf.txt1d2d5634e65b96c722c57cd8f7330fc8MD521843/BUBD-9GYKAZ2019-11-14 13:56:19.506oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GYKAZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:56:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância da utilização da linguagem e do letramento escolar como instrumento para a construção da cidadania |
title |
A importância da utilização da linguagem e do letramento escolar como instrumento para a construção da cidadania |
spellingShingle |
A importância da utilização da linguagem e do letramento escolar como instrumento para a construção da cidadania Wanilza Soares Fofano de Almeida Tecnologia Letramento Linguagem Formação de cidadãos Língua portuguesa Estudo e ensino Alfabetização |
title_short |
A importância da utilização da linguagem e do letramento escolar como instrumento para a construção da cidadania |
title_full |
A importância da utilização da linguagem e do letramento escolar como instrumento para a construção da cidadania |
title_fullStr |
A importância da utilização da linguagem e do letramento escolar como instrumento para a construção da cidadania |
title_full_unstemmed |
A importância da utilização da linguagem e do letramento escolar como instrumento para a construção da cidadania |
title_sort |
A importância da utilização da linguagem e do letramento escolar como instrumento para a construção da cidadania |
author |
Wanilza Soares Fofano de Almeida |
author_facet |
Wanilza Soares Fofano de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Antonieta Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wanilza Soares Fofano de Almeida |
contributor_str_mv |
Maria Antonieta Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Letramento Linguagem Formação de cidadãos |
topic |
Tecnologia Letramento Linguagem Formação de cidadãos Língua portuguesa Estudo e ensino Alfabetização |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Língua portuguesa Estudo e ensino Alfabetização |
description |
Este estudo teve por finalidade investigar a importância da utilização da linguagem e do letramento escolar como instrumento para a construção da cidadania, devido ao panorama emergente e crescente situação na qual vivemos onde a linguagem, o letramento escolar e a inclusão digital na escola interferem, assim como sempre interferiram, como instrumento para a construção de cidadãos críticos e participantes da sociedade. Buscou-se retratar a relação do letramento com a inclusão social, o espaço dedicado à diversidade textual na sala de aula e como essa diversidade é necessária para uma formação mais crítica do aluno; verificar a visão dos alunos com relação à importância do letramento, da cidadania e da inclusão social e também o uso e a importância da tecnologia como ferramenta de ensino para formação dos alunos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que apropriou de técnicas de coleta de dados como a pesquisa bibliográfica, a observação e o questionário, utilizando-se para isso, observação em sala de aula de uma turma de 1º ano do Ensino Médio, assim como a atuação de uma professora nesta turma. Os questionários foram dirigidos a vinte e sete alunos e à professora de Língua Portuguesa desta turma. Esse estudo fundamentou-se em autores como Freire, Soares, Ferreiro, Levy dentre outros, que há muito vem contribuindo com discussões inerentes ao letramento escolar, a alfabetização, à linguagem e a utilização de tecnologias como ferramenta pedagógica em contextos escolares. Através da análise e discussão dos dados foi possível perceber que o letramento escolar e a utilização de tecnologias interferem muito na formação dos alunos como cidadãos críticos e participantes da sociedade e que sem essa formação eficiente os alunos saem sem preparação crítica para a vida assídua na sociedade. O principal desafio interposto a essa prática eficiente relaciona-se com a dificuldade encontrada pelo profissional da educação no sentido de falta de equipamentos, e principalmente do desinteresse dos alunos com a leitura. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-10-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T08:05:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T08:05:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYKAZ |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYKAZ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GYKAZ/1/wanilza_soares_fofano_de_almeida.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GYKAZ/2/wanilza_soares_fofano_de_almeida.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5d1b1dd2bfdb270135aa5f4e75c9ca90 1d2d5634e65b96c722c57cd8f7330fc8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589464197431296 |