Auditoria de enfermagem: um instrumento para a educação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafaela Chagas Abreu
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2NY9
Resumo: A auditoria é um sistema de revisão e controle para manter a administração informada em relação à eficiência e a eficácia dos programas em desenvolvimento. O processo de auditoria consiste em uma avaliação formal e sistemática de determinada atividade com o objetivo de verificar a conformidade de seus componentes administrativos, bem como o cumprimento das normas e requisitos estabelecidos para o desenvolvimento desta atividade. O enfermeiroexecuta a auditoria como atividade privativa, cabendo- lhe organizar, dirigir, coordenar, avaliar, prestar consultoria e emitir parecer sobre os serviços de enfermagem, sendo regulamentada pela Resolução 266/2001. A auditoria de enfermagem contribui para a organização hospitalar no sentido de analisar a qualidade dos serviços ofertados pelas instituições de saúde a fim de assegurar um melhor desempenho e resolutividade, além de fornecer sugestões e orientações que subsidiarão as ações educativas transformadoras a serem adotadas. Neste sentido, o objetivo do trabalho foi analisar a produção científica sobre a influência da auditoria no processo de educação continuada da equipe de enfermagem. Tratase de uma revisão integrativa da literatura. Foram utilizadas as seguintes bases de dados: LILACS, MEDLINE e BDENF. O resultado do trabalho permite afirmar que a auditoria deenfermagem fornece subsídios para as ações de educação à medida que conhece a qualidade dos cuidados oferecidos nas instituições e identifica ações passíveis de aprimoramento. Deste modo, o trabalho desenvolvido pela auditoria de enfermagem é importante à medida quesubsidia ações voltadas ao planejamento da assistência, bem como o gerenciamento das atividades e sua execução.
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spelling Celia Maria de OliveiraAmanda Marcia dos Santos ReinaldoRafaela Chagas Abreu2019-08-12T05:53:08Z2019-08-12T05:53:08Z2014-02-15http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2NY9A auditoria é um sistema de revisão e controle para manter a administração informada em relação à eficiência e a eficácia dos programas em desenvolvimento. O processo de auditoria consiste em uma avaliação formal e sistemática de determinada atividade com o objetivo de verificar a conformidade de seus componentes administrativos, bem como o cumprimento das normas e requisitos estabelecidos para o desenvolvimento desta atividade. O enfermeiroexecuta a auditoria como atividade privativa, cabendo- lhe organizar, dirigir, coordenar, avaliar, prestar consultoria e emitir parecer sobre os serviços de enfermagem, sendo regulamentada pela Resolução 266/2001. A auditoria de enfermagem contribui para a organização hospitalar no sentido de analisar a qualidade dos serviços ofertados pelas instituições de saúde a fim de assegurar um melhor desempenho e resolutividade, além de fornecer sugestões e orientações que subsidiarão as ações educativas transformadoras a serem adotadas. Neste sentido, o objetivo do trabalho foi analisar a produção científica sobre a influência da auditoria no processo de educação continuada da equipe de enfermagem. Tratase de uma revisão integrativa da literatura. Foram utilizadas as seguintes bases de dados: LILACS, MEDLINE e BDENF. O resultado do trabalho permite afirmar que a auditoria deenfermagem fornece subsídios para as ações de educação à medida que conhece a qualidade dos cuidados oferecidos nas instituições e identifica ações passíveis de aprimoramento. Deste modo, o trabalho desenvolvido pela auditoria de enfermagem é importante à medida quesubsidia ações voltadas ao planejamento da assistência, bem como o gerenciamento das atividades e sua execução.The nursing audit is a system of review and control to keep the hospital administration informed regarding the efficiency and effectiveness of development programs. The auditing process consists of a formal and systematic evaluation of a certain activity in order to check the conformity of its administrative components, as well as their compliance with thestandards and requirements for the development of this activity. The nurse performs auditing as a private activity, and must organize, direct, coordinate, evaluate, advise and opinion on services of nursing , being regulated by Resolution 266/2001 . Nursing audit contributes to thehospital organization in order to analyze the quality of services offered by the health institutions to ensure better performance and resolution, as well as providing suggestions and guidelines that will subsidize the transformative educational initiatives to be adopted. In this sense, the objective of this study was to analyze the scientific literature on the influence of auditing the process of continuing education of the nursing staff. This is an integrative literature review. The following databases were used: LILACS, MEDLINE and BDENF. The result of this work allows us to state that auditing provides grants for nursing education activities as they know the quality of care provided in institutions and improvements actions that could improve. Thus the work of the nursing audit is important as actions as it subsidizes care planning and management of activities and their implementation.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalEducação em enfermagemEducação continuada em enfermagemCapacitação em serviçoAuditoria de enfermagemAvaliação em saúdeAuditoria de enfermagem: um instrumento para a educação continuadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALrafaela_chagas_abreu.pdfapplication/pdf127264https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9L2NY9/1/rafaela_chagas_abreu.pdff6c4ef28b845fda4b58fedcf79d14002MD51TEXTrafaela_chagas_abreu.pdf.txtrafaela_chagas_abreu.pdf.txtExtracted texttext/plain43563https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9L2NY9/2/rafaela_chagas_abreu.pdf.txt0d8c24aea52294597bd5bde8c8983a08MD521843/BUOS-9L2NY92019-11-14 09:01:48.303oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9L2NY9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:01:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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