Proposta de Capacitação Pedagógica na Escola de Formação em Saúde: uma construção significativa com os docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maristela Castro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9SHQ3X
Resumo: As capacitações pedagógicas permanentes são importantes, pois elas preparam o profissional par a docência, exigindo conhecimentos, habilidades para a arte de ensinar, para saber refletir, questionar, criar e formar pessoas. Os docentes das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde precisam compreender a importância, o valor e a necessidade das capacitações pedagógicas permanentes no seu processo de trabalho. Este estudo irá propor um plano de intervenção para promover a realização de capacitações pedagógicas permanentes na Escolade Formação em Saúde, em São José/ Santa Catarina, Brasil. Trata-se de um projeto de intervenção sobre capacitação pedagógica permanente na Escola de Formação em Saúde de São José, relatando seu nó crítico, ação a ser realizada, objetivo da proposta, cronograma para execução, população alvo, meta, recursos, local, população beneficiada e os responsáveis pela execução. Espera-se com o plano de intervenção torne os docentes mais reflexivos, críticos e criativos e consequentemente com grande repercussão em nossos alunos, além de possibilitar a troca de experiências e de formar alunos para que possam prestar uma assistência mais qualificada.
id UFMG_08263666e358b72ec90ab302881a5faa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9SHQ3X
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Tacia Maria Pereira FlischMercia Heloisa Ferreira CunhaMaristela Castro2019-08-10T00:18:37Z2019-08-10T00:18:37Z2014-01-20http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9SHQ3XAs capacitações pedagógicas permanentes são importantes, pois elas preparam o profissional par a docência, exigindo conhecimentos, habilidades para a arte de ensinar, para saber refletir, questionar, criar e formar pessoas. Os docentes das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde precisam compreender a importância, o valor e a necessidade das capacitações pedagógicas permanentes no seu processo de trabalho. Este estudo irá propor um plano de intervenção para promover a realização de capacitações pedagógicas permanentes na Escolade Formação em Saúde, em São José/ Santa Catarina, Brasil. Trata-se de um projeto de intervenção sobre capacitação pedagógica permanente na Escola de Formação em Saúde de São José, relatando seu nó crítico, ação a ser realizada, objetivo da proposta, cronograma para execução, população alvo, meta, recursos, local, população beneficiada e os responsáveis pela execução. Espera-se com o plano de intervenção torne os docentes mais reflexivos, críticos e criativos e consequentemente com grande repercussão em nossos alunos, além de possibilitar a troca de experiências e de formar alunos para que possam prestar uma assistência mais qualificada.The permanent pedagogical training are important because they prepare the professional couple teaching, requiring knowledge, skills to the art of teaching, to learn to reflect, question, create and educate people. Teachers in Technical Schools of the Heath System mustunderstand the importance, the value and necessity of permanent pedagogical training in their work process. This study will propose an action plan to promote the achievement of permanent pedagogical training at the Scholl of Heath Training in São José/ Santa Catarina,Brasil. This is an intervention project on permanent pedagogical training in the Scholl of Education at São José, reporting its critical node, action, goal of the proposal, timeline for implementation, target population, goal, resources, location, population to be held benefited and those responsible for implementation. It is hoped that the intervention plan makes them more reflective, critical and creative and therefore with great impact on our students teachers, and enable the exchange of experiences and trains students so that they can provide more quality care.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Técnica em EnfermagemEnsinoDocentesCapacitação ProfissionalProposta de Capacitação Pedagógica na Escola de Formação em Saúde: uma construção significativa com os docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmaristela_castro__1___1_.pdfapplication/pdf354902https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9SHQ3X/1/maristela_castro__1___1_.pdf5d7f94b9a1a6497ae09c3e9eed9ab35fMD51TEXTmaristela_castro__1___1_.pdf.txtmaristela_castro__1___1_.pdf.txtExtracted texttext/plain54385https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9SHQ3X/2/maristela_castro__1___1_.pdf.txt86111a47f1e21a620d2df8fcc2155352MD521843/VRNS-9SHQ3X2019-11-14 06:31:56.717oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9SHQ3XRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:31:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de Capacitação Pedagógica na Escola de Formação em Saúde: uma construção significativa com os docentes
title Proposta de Capacitação Pedagógica na Escola de Formação em Saúde: uma construção significativa com os docentes
spellingShingle Proposta de Capacitação Pedagógica na Escola de Formação em Saúde: uma construção significativa com os docentes
Maristela Castro
Ensino
Docentes
Capacitação Profissional
Educação Técnica em Enfermagem
title_short Proposta de Capacitação Pedagógica na Escola de Formação em Saúde: uma construção significativa com os docentes
title_full Proposta de Capacitação Pedagógica na Escola de Formação em Saúde: uma construção significativa com os docentes
title_fullStr Proposta de Capacitação Pedagógica na Escola de Formação em Saúde: uma construção significativa com os docentes
title_full_unstemmed Proposta de Capacitação Pedagógica na Escola de Formação em Saúde: uma construção significativa com os docentes
title_sort Proposta de Capacitação Pedagógica na Escola de Formação em Saúde: uma construção significativa com os docentes
author Maristela Castro
author_facet Maristela Castro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tacia Maria Pereira Flisch
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mercia Heloisa Ferreira Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Maristela Castro
contributor_str_mv Tacia Maria Pereira Flisch
Mercia Heloisa Ferreira Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Docentes
Capacitação Profissional
topic Ensino
Docentes
Capacitação Profissional
Educação Técnica em Enfermagem
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação Técnica em Enfermagem
description As capacitações pedagógicas permanentes são importantes, pois elas preparam o profissional par a docência, exigindo conhecimentos, habilidades para a arte de ensinar, para saber refletir, questionar, criar e formar pessoas. Os docentes das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde precisam compreender a importância, o valor e a necessidade das capacitações pedagógicas permanentes no seu processo de trabalho. Este estudo irá propor um plano de intervenção para promover a realização de capacitações pedagógicas permanentes na Escolade Formação em Saúde, em São José/ Santa Catarina, Brasil. Trata-se de um projeto de intervenção sobre capacitação pedagógica permanente na Escola de Formação em Saúde de São José, relatando seu nó crítico, ação a ser realizada, objetivo da proposta, cronograma para execução, população alvo, meta, recursos, local, população beneficiada e os responsáveis pela execução. Espera-se com o plano de intervenção torne os docentes mais reflexivos, críticos e criativos e consequentemente com grande repercussão em nossos alunos, além de possibilitar a troca de experiências e de formar alunos para que possam prestar uma assistência mais qualificada.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-01-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T00:18:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T00:18:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9SHQ3X
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9SHQ3X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9SHQ3X/1/maristela_castro__1___1_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9SHQ3X/2/maristela_castro__1___1_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d7f94b9a1a6497ae09c3e9eed9ab35f
86111a47f1e21a620d2df8fcc2155352
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589481468526592