Proposta de Capacitação Pedagógica na Escola de Formação em Saúde: uma construção significativa com os docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9SHQ3X |
Resumo: | As capacitações pedagógicas permanentes são importantes, pois elas preparam o profissional par a docência, exigindo conhecimentos, habilidades para a arte de ensinar, para saber refletir, questionar, criar e formar pessoas. Os docentes das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde precisam compreender a importância, o valor e a necessidade das capacitações pedagógicas permanentes no seu processo de trabalho. Este estudo irá propor um plano de intervenção para promover a realização de capacitações pedagógicas permanentes na Escolade Formação em Saúde, em São José/ Santa Catarina, Brasil. Trata-se de um projeto de intervenção sobre capacitação pedagógica permanente na Escola de Formação em Saúde de São José, relatando seu nó crítico, ação a ser realizada, objetivo da proposta, cronograma para execução, população alvo, meta, recursos, local, população beneficiada e os responsáveis pela execução. Espera-se com o plano de intervenção torne os docentes mais reflexivos, críticos e criativos e consequentemente com grande repercussão em nossos alunos, além de possibilitar a troca de experiências e de formar alunos para que possam prestar uma assistência mais qualificada. |
id |
UFMG_08263666e358b72ec90ab302881a5faa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9SHQ3X |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Tacia Maria Pereira FlischMercia Heloisa Ferreira CunhaMaristela Castro2019-08-10T00:18:37Z2019-08-10T00:18:37Z2014-01-20http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9SHQ3XAs capacitações pedagógicas permanentes são importantes, pois elas preparam o profissional par a docência, exigindo conhecimentos, habilidades para a arte de ensinar, para saber refletir, questionar, criar e formar pessoas. Os docentes das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde precisam compreender a importância, o valor e a necessidade das capacitações pedagógicas permanentes no seu processo de trabalho. Este estudo irá propor um plano de intervenção para promover a realização de capacitações pedagógicas permanentes na Escolade Formação em Saúde, em São José/ Santa Catarina, Brasil. Trata-se de um projeto de intervenção sobre capacitação pedagógica permanente na Escola de Formação em Saúde de São José, relatando seu nó crítico, ação a ser realizada, objetivo da proposta, cronograma para execução, população alvo, meta, recursos, local, população beneficiada e os responsáveis pela execução. Espera-se com o plano de intervenção torne os docentes mais reflexivos, críticos e criativos e consequentemente com grande repercussão em nossos alunos, além de possibilitar a troca de experiências e de formar alunos para que possam prestar uma assistência mais qualificada.The permanent pedagogical training are important because they prepare the professional couple teaching, requiring knowledge, skills to the art of teaching, to learn to reflect, question, create and educate people. Teachers in Technical Schools of the Heath System mustunderstand the importance, the value and necessity of permanent pedagogical training in their work process. This study will propose an action plan to promote the achievement of permanent pedagogical training at the Scholl of Heath Training in São José/ Santa Catarina,Brasil. This is an intervention project on permanent pedagogical training in the Scholl of Education at São José, reporting its critical node, action, goal of the proposal, timeline for implementation, target population, goal, resources, location, population to be held benefited and those responsible for implementation. It is hoped that the intervention plan makes them more reflective, critical and creative and therefore with great impact on our students teachers, and enable the exchange of experiences and trains students so that they can provide more quality care.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Técnica em EnfermagemEnsinoDocentesCapacitação ProfissionalProposta de Capacitação Pedagógica na Escola de Formação em Saúde: uma construção significativa com os docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmaristela_castro__1___1_.pdfapplication/pdf354902https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9SHQ3X/1/maristela_castro__1___1_.pdf5d7f94b9a1a6497ae09c3e9eed9ab35fMD51TEXTmaristela_castro__1___1_.pdf.txtmaristela_castro__1___1_.pdf.txtExtracted texttext/plain54385https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9SHQ3X/2/maristela_castro__1___1_.pdf.txt86111a47f1e21a620d2df8fcc2155352MD521843/VRNS-9SHQ3X2019-11-14 06:31:56.717oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9SHQ3XRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:31:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta de Capacitação Pedagógica na Escola de Formação em Saúde: uma construção significativa com os docentes |
title |
Proposta de Capacitação Pedagógica na Escola de Formação em Saúde: uma construção significativa com os docentes |
spellingShingle |
Proposta de Capacitação Pedagógica na Escola de Formação em Saúde: uma construção significativa com os docentes Maristela Castro Ensino Docentes Capacitação Profissional Educação Técnica em Enfermagem |
title_short |
Proposta de Capacitação Pedagógica na Escola de Formação em Saúde: uma construção significativa com os docentes |
title_full |
Proposta de Capacitação Pedagógica na Escola de Formação em Saúde: uma construção significativa com os docentes |
title_fullStr |
Proposta de Capacitação Pedagógica na Escola de Formação em Saúde: uma construção significativa com os docentes |
title_full_unstemmed |
Proposta de Capacitação Pedagógica na Escola de Formação em Saúde: uma construção significativa com os docentes |
title_sort |
Proposta de Capacitação Pedagógica na Escola de Formação em Saúde: uma construção significativa com os docentes |
author |
Maristela Castro |
author_facet |
Maristela Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tacia Maria Pereira Flisch |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Mercia Heloisa Ferreira Cunha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maristela Castro |
contributor_str_mv |
Tacia Maria Pereira Flisch Mercia Heloisa Ferreira Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Docentes Capacitação Profissional |
topic |
Ensino Docentes Capacitação Profissional Educação Técnica em Enfermagem |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Técnica em Enfermagem |
description |
As capacitações pedagógicas permanentes são importantes, pois elas preparam o profissional par a docência, exigindo conhecimentos, habilidades para a arte de ensinar, para saber refletir, questionar, criar e formar pessoas. Os docentes das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde precisam compreender a importância, o valor e a necessidade das capacitações pedagógicas permanentes no seu processo de trabalho. Este estudo irá propor um plano de intervenção para promover a realização de capacitações pedagógicas permanentes na Escolade Formação em Saúde, em São José/ Santa Catarina, Brasil. Trata-se de um projeto de intervenção sobre capacitação pedagógica permanente na Escola de Formação em Saúde de São José, relatando seu nó crítico, ação a ser realizada, objetivo da proposta, cronograma para execução, população alvo, meta, recursos, local, população beneficiada e os responsáveis pela execução. Espera-se com o plano de intervenção torne os docentes mais reflexivos, críticos e criativos e consequentemente com grande repercussão em nossos alunos, além de possibilitar a troca de experiências e de formar alunos para que possam prestar uma assistência mais qualificada. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-01-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T00:18:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T00:18:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9SHQ3X |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9SHQ3X |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9SHQ3X/1/maristela_castro__1___1_.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9SHQ3X/2/maristela_castro__1___1_.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5d7f94b9a1a6497ae09c3e9eed9ab35f 86111a47f1e21a620d2df8fcc2155352 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589481468526592 |