Capacitação pedagógica na ETSUS Vitória: uma proposta de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Denise Mara Ramaldes Pedrosa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GRKR6
Resumo: A Escola Técnica do Sistema Único de Saúde de Vitória ETSUS tem como objetivo a promoção da formação profissional e técnica em saúde, prioritariamente para trabalhadores do SUS, considerando valores como democracia, humanização e inclusão. Foram levantadas questões referentes à necessidade do fortalecimento dos processos pedagógicos de trabalho da escola e a construção de diretrizes para as capacitações pedagógicas dos docentes. As diretrizes atuais são desenvolvidasde forma pontual e individual, sem uma orientação institucional, gerando fragilidades e diferenças no desenvolvimento dos diversos cursos ofertados pela escola. Este estudo tem como objetivo propor uma estratégia de intervenção que apresente diretrizes norteadoras para as capacitações pedagógicas dos docentes da ETSUS Vitória considerando o perfil profissional, competências gerais e específicas,objetivos educacionais, eixos temáticos, organização curricular, estratégias educacionais, avaliação da aprendizagem e infra-estrutura de suporte. Propôs-se como metodologia a realização de oficinas de trabalho para elaboração das diretrizes e conteúdos a serem desenvolvidos nas capacitações pedagógicas da ETSUS Vitória, numa construção coletiva e participativa, de uma proposta didáticometodológica baseada nos princípios pedagógicos adotados pela escola. Pretendese alcançar como resultado, que a ETSUS Vitória obtenha as diretrizes que norteiem as capacitações pedagógicas dos docentes, de forma ampliada e integrada aos processos de trabalho.
id UFMG_2d2888729ec4dbeb505076e5965dfbd9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GRKR6
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Solange Cervinho Bicalho GodoyMarilia Rezende da SilveiraDenise Mara Ramaldes Pedrosa2019-08-12T15:41:06Z2019-08-12T15:41:06Z2013-06-07http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GRKR6A Escola Técnica do Sistema Único de Saúde de Vitória ETSUS tem como objetivo a promoção da formação profissional e técnica em saúde, prioritariamente para trabalhadores do SUS, considerando valores como democracia, humanização e inclusão. Foram levantadas questões referentes à necessidade do fortalecimento dos processos pedagógicos de trabalho da escola e a construção de diretrizes para as capacitações pedagógicas dos docentes. As diretrizes atuais são desenvolvidasde forma pontual e individual, sem uma orientação institucional, gerando fragilidades e diferenças no desenvolvimento dos diversos cursos ofertados pela escola. Este estudo tem como objetivo propor uma estratégia de intervenção que apresente diretrizes norteadoras para as capacitações pedagógicas dos docentes da ETSUS Vitória considerando o perfil profissional, competências gerais e específicas,objetivos educacionais, eixos temáticos, organização curricular, estratégias educacionais, avaliação da aprendizagem e infra-estrutura de suporte. Propôs-se como metodologia a realização de oficinas de trabalho para elaboração das diretrizes e conteúdos a serem desenvolvidos nas capacitações pedagógicas da ETSUS Vitória, numa construção coletiva e participativa, de uma proposta didáticometodológica baseada nos princípios pedagógicos adotados pela escola. Pretendese alcançar como resultado, que a ETSUS Vitória obtenha as diretrizes que norteiem as capacitações pedagógicas dos docentes, de forma ampliada e integrada aos processos de trabalho.Escola Técnica do Sistema Único de Saúde de Vitória - ETSUS aims to promote vocational and technical formation in health, primarily for workers of Sistema Único de Saúde - SUS, considering values such as democracy, humanization and inclusion. Questions were raised regarding the need to strengthen the pedagogical processes of school work and building guidelines for pedagogical training of teachers. The current guide lines are developed in a timely and individual way,without institutional guidance, generating weaknesses and differences in the development of the various courses offered by the school. this project aims to propose an intervention strategy to the present guidelines for pedagogical guiding training of teachers from Vitoria's ETSUS considering the professional profile, general and specific skills, educational goals, themes, curriculum organization, educational strategies, assessment of learning e supportive structure. To get to goalit was proposed as methodology the realization of workshops for the preparation of the guidelines content to be developed in the pedagogical training of Vitoria's ETSUS, a collective construction and participatory of a methodological educational proposal based on pedagogical principles adopted by the school. The results we are looking for are that, Vitoria's ETSUS, gets guidelines to guide the pedagogical training of teachers, as a broad and integrated work processes.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemCapacitação PedagógicaDocentesDiretrizesCapacitação pedagógica na ETSUS Vitória: uma proposta de intervençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdenise_mara_ramaldes_pedrosa_1_.pdfapplication/pdf220474https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GRKR6/1/denise_mara_ramaldes_pedrosa_1_.pdf8db70a52b5d18a7e283c5d3891119658MD51TEXTdenise_mara_ramaldes_pedrosa_1_.pdf.txtdenise_mara_ramaldes_pedrosa_1_.pdf.txtExtracted texttext/plain45001https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GRKR6/2/denise_mara_ramaldes_pedrosa_1_.pdf.txt06577c623d0caf280fdc5fcfd6e64352MD521843/BUBD-9GRKR62019-11-14 18:26:25.777oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GRKR6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:26:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Capacitação pedagógica na ETSUS Vitória: uma proposta de intervenção
title Capacitação pedagógica na ETSUS Vitória: uma proposta de intervenção
spellingShingle Capacitação pedagógica na ETSUS Vitória: uma proposta de intervenção
Denise Mara Ramaldes Pedrosa
Capacitação Pedagógica
Docentes
Diretrizes
Educação em Enfermagem
title_short Capacitação pedagógica na ETSUS Vitória: uma proposta de intervenção
title_full Capacitação pedagógica na ETSUS Vitória: uma proposta de intervenção
title_fullStr Capacitação pedagógica na ETSUS Vitória: uma proposta de intervenção
title_full_unstemmed Capacitação pedagógica na ETSUS Vitória: uma proposta de intervenção
title_sort Capacitação pedagógica na ETSUS Vitória: uma proposta de intervenção
author Denise Mara Ramaldes Pedrosa
author_facet Denise Mara Ramaldes Pedrosa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Solange Cervinho Bicalho Godoy
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marilia Rezende da Silveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Denise Mara Ramaldes Pedrosa
contributor_str_mv Solange Cervinho Bicalho Godoy
Marilia Rezende da Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Capacitação Pedagógica
Docentes
Diretrizes
topic Capacitação Pedagógica
Docentes
Diretrizes
Educação em Enfermagem
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em Enfermagem
description A Escola Técnica do Sistema Único de Saúde de Vitória ETSUS tem como objetivo a promoção da formação profissional e técnica em saúde, prioritariamente para trabalhadores do SUS, considerando valores como democracia, humanização e inclusão. Foram levantadas questões referentes à necessidade do fortalecimento dos processos pedagógicos de trabalho da escola e a construção de diretrizes para as capacitações pedagógicas dos docentes. As diretrizes atuais são desenvolvidasde forma pontual e individual, sem uma orientação institucional, gerando fragilidades e diferenças no desenvolvimento dos diversos cursos ofertados pela escola. Este estudo tem como objetivo propor uma estratégia de intervenção que apresente diretrizes norteadoras para as capacitações pedagógicas dos docentes da ETSUS Vitória considerando o perfil profissional, competências gerais e específicas,objetivos educacionais, eixos temáticos, organização curricular, estratégias educacionais, avaliação da aprendizagem e infra-estrutura de suporte. Propôs-se como metodologia a realização de oficinas de trabalho para elaboração das diretrizes e conteúdos a serem desenvolvidos nas capacitações pedagógicas da ETSUS Vitória, numa construção coletiva e participativa, de uma proposta didáticometodológica baseada nos princípios pedagógicos adotados pela escola. Pretendese alcançar como resultado, que a ETSUS Vitória obtenha as diretrizes que norteiem as capacitações pedagógicas dos docentes, de forma ampliada e integrada aos processos de trabalho.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T15:41:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T15:41:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GRKR6
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GRKR6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GRKR6/1/denise_mara_ramaldes_pedrosa_1_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GRKR6/2/denise_mara_ramaldes_pedrosa_1_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8db70a52b5d18a7e283c5d3891119658
06577c623d0caf280fdc5fcfd6e64352
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676895516884992