Avaliação do efeito da modificação da ponta na capacidade de carga de estacas escavadas tipo trado mecanizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anderson Antonio Gervasio da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2FQJG
Resumo: Com o crescimento acentuado da construção civil nos últimos anos no país e principalmente no ramo imobiliário, as empresas do setor têm buscado cada vez mais por técnicas de engenharia e procedimentos que promovam obras seguras com a melhor racionalização de custo possível em seus empreendimentos. No que diz respeito ao ramo de fundações, existem no mercado algumas práticas utilizadas para aproveitamento máximo dos elementos de fundação em relação a sua capacidade de carga. A presente pesquisa visou a avaliação da capacidade de carga de ponta com modificação da mesma, em estacas escavadas tipo trado mecanizado com diâmetro de 40 cm sem uso de fluidos estabilizantes. Para tal, foram executadas oito estacas em cada um dos quatro canteiros de obras disponibilizados nesta pesquisa, sendo duas estacas executadas de forma convencional para servir de referência e seis estacas com modificação da ponta. Dentre estas seis estacas, duas foram executadas com o procedimento de apiloamento da ponta, duas com a adição e mistura de argamassa e duas com a adição e apiloamento de bucha de concreto, sendo os dois últimos procedimentos lançados ao solo solto proveniente do próprio processo de perfuração contido no fundo da cavidade das estacas. Também é apresentada a avaliação da capacidade de carga lateral em função do tempo de escavação versus concretagem. Para a avaliação da carga mobilizada na ponta e superfície lateral das estacas, foram executados ensaios de carregamento dinâmico em todas as estacas. Assim, com os resultados obtidos, foi possível avaliar o efeito gerado na capacidade de carga em relação aos procedimentos executivos aplicados, sendo que a técnica de adição de argamassa apresentou níveis superiores de capacidade de carga em relação aos demais métodos e com maior qualidade executiva.
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