Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Lucio Flavio de Sousa VillarEcidineia Pinto SoaresCrysthian Purcino Bernardes AzevedoCristina de Hollanda Cavalcanti TsuhaAnderson Antonio Gervasio da Silva2019-08-12T15:55:12Z2019-08-12T15:55:12Z2014-12-09http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2FQJGCom o crescimento acentuado da construção civil nos últimos anos no país e principalmente no ramo imobiliário, as empresas do setor têm buscado cada vez mais por técnicas de engenharia e procedimentos que promovam obras seguras com a melhor racionalização de custo possível em seus empreendimentos. No que diz respeito ao ramo de fundações, existem no mercado algumas práticas utilizadas para aproveitamento máximo dos elementos de fundação em relação a sua capacidade de carga. A presente pesquisa visou a avaliação da capacidade de carga de ponta com modificação da mesma, em estacas escavadas tipo trado mecanizado com diâmetro de 40 cm sem uso de fluidos estabilizantes. Para tal, foram executadas oito estacas em cada um dos quatro canteiros de obras disponibilizados nesta pesquisa, sendo duas estacas executadas de forma convencional para servir de referência e seis estacas com modificação da ponta. Dentre estas seis estacas, duas foram executadas com o procedimento de apiloamento da ponta, duas com a adição e mistura de argamassa e duas com a adição e apiloamento de bucha de concreto, sendo os dois últimos procedimentos lançados ao solo solto proveniente do próprio processo de perfuração contido no fundo da cavidade das estacas. Também é apresentada a avaliação da capacidade de carga lateral em função do tempo de escavação versus concretagem. Para a avaliação da carga mobilizada na ponta e superfície lateral das estacas, foram executados ensaios de carregamento dinâmico em todas as estacas. Assim, com os resultados obtidos, foi possível avaliar o efeito gerado na capacidade de carga em relação aos procedimentos executivos aplicados, sendo que a técnica de adição de argamassa apresentou níveis superiores de capacidade de carga em relação aos demais métodos e com maior qualidade executiva.The civil construction industry is always searching for engineering techniques and procedures that ensure safe work with cost rationalization. In case of projects related to construction of foundations elements, they are usually idealized to obtain the maximum load capacity of them in order to diminish their quantity or size. The present research aimed to evaluate the load capacity of piles constructed by mechanized auger without the use of stabilizers fluids and with different modifications of their tips. In order to achieve this objective, eight piles with a diameter of 15,75 were executed in four different sites, each one with a different soil profile, totalizing 32 piles. Between these eight piles in each site, two were executed in the conventional manner to serve as reference and six piles were executed with some modification on their tips: two had the soil at the bottom compacted, two had an amount of mortar placed at the bottom and mixed with the soil existing there and, to the other two, the mortar placed at the bottom was also compacted The evaluation of the lateral load capacity as function of the time lag between excavation and concrete filling was also done. The mobilized load at the tip and by the lateral surface of the piles were evaluated by dynamic loading tests. Thus, with the results obtained, it was possible to evaluate the effect of type of tip modification at the load capacity, concluding that the technique of placing mortar at the bottom of the pile gives better results than the other methods.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEstacas de concretoMecânica do soloFundações (Engenharia)Capacidade de cargaPonta modificadaEstaca trado mecanizadoPonta argamassadaAvaliação do efeito da modificação da ponta na capacidade de carga de estacas escavadas tipo trado mecanizadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALgeotecniatransportes_andersonantoniogervasiosilva_dissertacaomestrado.pdfapplication/pdf4930704https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2FQJG/1/geotecniatransportes_andersonantoniogervasiosilva_dissertacaomestrado.pdf402609efd338a27e4bd34c2111a512b7MD51TEXTgeotecniatransportes_andersonantoniogervasiosilva_dissertacaomestrado.pdf.txtgeotecniatransportes_andersonantoniogervasiosilva_dissertacaomestrado.pdf.txtExtracted texttext/plain194690https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2FQJG/2/geotecniatransportes_andersonantoniogervasiosilva_dissertacaomestrado.pdf.txt1ee907b84d96b045dc5095dcfb9bfae1MD521843/BUBD-A2FQJG2020-01-30 14:11:41.26oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2FQJGRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-30T17:11:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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