A extensão universitária como caminho para a construção de serviço de gerenciamento da terapia medicamentosa na atenção primária à saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Danielle Fernandes Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Beatriz Leal Meireles, Simone de Araújo Medina Mendonça, Djenane Ramalho de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/40104
Resumo: O objetivo deste artigo é descrever e analisar as potencialidades e as limitações de uma experiência de extensão universitária no planejamento e oferta de serviço de Gerenciamento da Terapia Medicamentosa (GTM) na Atenção Primária à Saúde (APS). Foi utilizada a pesquisa qualitativa com análise de documentos gerados ao longo da experiência de construção e oferta do serviço de GTM na APS. Os dados foram analisados por meio da análise narrativa. Durante as atividades de campo 20 usuários tiveram suas necessidades farmacoterapêuticas avaliadas, para cada problema relacionado ao uso de medicamento identificado, foram planejadas intervenções, as quais foram pactuadas com os usuários e equipe de saúde. Essa iniciativa foi expandida para outras unidades de saúde do município, com o envolvimento de farmacêuticas do serviço. Na integração ensino-serviço o trabalho entre estudantes, docentes, profissionais do serviço e gestores deve ocorrer de forma integrada e colaborativa. O Plano Nacional de Extensão Universitária reafirma o compromisso da universidade se voltar para a geração de conhecimentos que possam atender as necessidades da população. Elaborar estratégias de educação permanente, envolver profissionais de saúde, docentes e estudantes é fundamental para promover a integração ensino-serviço, melhorar a formação de estudantes e profissionais, e principalmente aprimorar o cuidado prestado e fortalecimento do SUS. O GTM é uma importante ferramenta para sistematizar a prática clínica do farmacêutico. A parceria universidade-serviço de saúde e os projetos de extensão universitária geram conhecimentos e inovações para a unidade de saúde. Espera-se que a integração de extensão, ensino e pesquisa contribua para a formação de profissionais capazes de influenciar a reorganização do currículo em Farmácia na instituição onde a experiência foi desenvolvida e em outras que se tornarão cenário profissional daqueles que a vivenciaram.
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spelling 2022-03-15T16:58:58Z2022-03-15T16:58:58Z20167215212179-5924http://hdl.handle.net/1843/40104O objetivo deste artigo é descrever e analisar as potencialidades e as limitações de uma experiência de extensão universitária no planejamento e oferta de serviço de Gerenciamento da Terapia Medicamentosa (GTM) na Atenção Primária à Saúde (APS). Foi utilizada a pesquisa qualitativa com análise de documentos gerados ao longo da experiência de construção e oferta do serviço de GTM na APS. Os dados foram analisados por meio da análise narrativa. Durante as atividades de campo 20 usuários tiveram suas necessidades farmacoterapêuticas avaliadas, para cada problema relacionado ao uso de medicamento identificado, foram planejadas intervenções, as quais foram pactuadas com os usuários e equipe de saúde. Essa iniciativa foi expandida para outras unidades de saúde do município, com o envolvimento de farmacêuticas do serviço. Na integração ensino-serviço o trabalho entre estudantes, docentes, profissionais do serviço e gestores deve ocorrer de forma integrada e colaborativa. O Plano Nacional de Extensão Universitária reafirma o compromisso da universidade se voltar para a geração de conhecimentos que possam atender as necessidades da população. Elaborar estratégias de educação permanente, envolver profissionais de saúde, docentes e estudantes é fundamental para promover a integração ensino-serviço, melhorar a formação de estudantes e profissionais, e principalmente aprimorar o cuidado prestado e fortalecimento do SUS. O GTM é uma importante ferramenta para sistematizar a prática clínica do farmacêutico. A parceria universidade-serviço de saúde e os projetos de extensão universitária geram conhecimentos e inovações para a unidade de saúde. Espera-se que a integração de extensão, ensino e pesquisa contribua para a formação de profissionais capazes de influenciar a reorganização do currículo em Farmácia na instituição onde a experiência foi desenvolvida e em outras que se tornarão cenário profissional daqueles que a vivenciaram.The objective of this article is to describe and analyze the strengths and limitations of a university extension of experience in the planning and provision of management services of Medication Therapy Management (GTM) in Primary Health Care (PHC). Qualitative research with analysis of documents generated during construction experience and offering the GTM service at APS was used. Data were analyzed through narrative analysis. During field activities 20 users had their assessed pharmacotherapeutic needs, for every problem related to the use of identified drug interventions were planned, which were agreed with the users and health professionals. This initiative was expanded to other health units in the city, with the involvement of pharmaceutical service. In the teaching-service integration work between students, teachers, professionals and service managers must take place in an integrated and collaborative way. The National Plan for University Extension reaffirms the university’s commitment to turn to the generation of knowledge that can meet people’s needs. Develop lifelong learning strategies, involving health professionals, teachers and students is key to promoting integration between teaching and service, improve the training of students and professionals, and especially to improve the care provided and strengthening the SUS. The GTM is an important tool to systematize clinical pharmaceutical practice. The partnership of health-service university and the university extension projects generate knowledge and innovations to the health unit. It is expected that the extent of integration, education and research contribute to the training of professionals able to influence the reorganization of curriculum in Pharmacy at the institution where the experiment was developed and others that will become professional scenario of those who experience it.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFAR - DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA SOCIALRevista Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de SaúdeTerapia medicamentosa - GerenciamentoAtenção farmacêuticaAtenção primária à saúdeExtensão universitáriaGerenciamento da terapia medicamentosaAtenção farmacêuticaAtenção primária à saúdeExtensão universitáriaA extensão universitária como caminho para a construção de serviço de gerenciamento da terapia medicamentosa na atenção primária à saúdeLa extensión universitaria como una manera de construir los servicios de gestión de la farmacoterapia en la atención primaria de saludinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://rbfhss.org.br/sbrafh/article/view/249Danielle Fernandes SilvaBeatriz Leal MeirelesSimone de Araújo Medina MendonçaDjenane Ramalho de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40104/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALRev. 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